Benefícios do óleo de coco

Cada vez surgem mais estudos que mostram que o óleo de coco tem muitos benefícios para a saúde. Apesar do seu elevado teor em gordura saturada, é uma gordura saudável e ajuda a emagrecer.

Primeiro é preciso distinguir entre a gordura saturada prejudicial e a gordura saturada benéfica, como a que contém o óleo de coco – os chamados ácidos gordos saturados de cadeia média (ácido láurico, ácido caprílico, ácido palmítico, esteárico e outros) –  que melhoram a saúde e o bem estar. Descubra mais sobre este óleo e o seu sabor delicioso.

Benefícios do óleo de coco

Benefícios do óleo de coco

Há milhares de anos que óleo de coco é utilizado por muitos povos principalmente na Ásia e zonas do Pacífico como parte integrante da alimentação e ainda como um remédio natural. Não só é eficaz contra certas doenças como também contribui para o bem estar em geral. Estes são os principais benefícios atribuídos ao óleo de coco:

  • Aumenta o rendimento físico e mental.
  • Reduz os níveis do chamado colesterol mau (HDL), auxiliando na prevenção das doenças cardiovasculares.
  • É uma boa fonte de energia rápida, tanto para atletas como para dietas de emagrecimento.
  • Os ácidos gordos presentes no óleo de coco têm demonstrado ser eficientes no combate à doença de  Alzheimer.
  • Óleo de coco ajuda a combater o cancro, quando é integrado na dieta destes doentes. Fornece calorias facilmente digeríveis, alivia o sistema imunológico graças aos seus efeitos anti-micróbios e anti-inflamatórios. Há uma dieta especifica chamada The Ketogenic Purification, que dura três a dez dias e que tem como objetivo privar as células cancerígenas das fontes de açúcar (que é o que as células cancerígenas precisam para viver), mas que as células do corpo saudáveis continuam a obter energia em foma de cetonas derivadas da gordura do óleo de coco.
  • Em questões de beleza, o óleo de coco ajuda a rejuvenescer quando aplicado sobre a pele e o cabelo.
  • O ácido láurico contido no óleo de coco ativa o sistema imunitário, e como tal ajuda a matar bactérias, vírus, fungos e parasitas, combatendo assim possíveis infecções.
  • Facilita a digestão e a absorção de nutrientes.

O óleo de coco ajuda a emagrecer

O óleo de coco reduz o apetite, aumenta o metabolismo e ajuda a queimar gordura. Muitos estudos revelaram que o óleo de coco reduz principalmente a gordura da barriga, a chamada gordura perigosa que está na origem das doenças metabólicas.

Um estudo entre homens obesos, que tomaram durante 4 semanas 30 gramas de óleo de coco (2 colheres) deu como resultado uma redução de 2, 86 cm na circunferência da cintura. A razão reside nos ácidos gordos de cadeia média que promovem o aumento do metabolismo, mas também a sensação de saciedade que provoca.

O óleo de coco ajuda a emagrecer porque os ácidos gordos de cadeia curta e média não contribuem para a formação de gordura no tecido adiposo, pois são convertidos diretamente em energia durante a digestão. Portanto, o óleo de coco é uma fonte de energia que é queimada imediatamente e não armazenada. Além disso não faz aumentar o nível de açúcar no sangue.

No entanto, se quer incluir o óleo de coco na sua dieta deve primeiro retirar outras gorduras, porque senão pode levar ao ganho de peso, em vez da perda de peso.

Neste sentido, o óleo de coco deve ser usado em substituição dos óleos convencionais, e não exagerar no seu consumo, 2 a 3 colheres de sopa de óleo de coco por dia são suficientes para beneficiar dos seus efeitos. Mas para poder notar todos estes benefícios é importante comprar um bom óleo.

A importância de um óleo de coco de qualidade

Para melhor usufruir de todos os benefícios do óleo de coco, é fundamental que compre um óleo de coco puro, também conhecido como “óleo de coco virgem”. Esta é a garantia de que está a comprar um produto de elevada qualidade, orgânico e extraído a frio, quer isto dizer que contém todas as gorduras essenciais do verdadeiro óleo de coco, não apresentando gordura trans ou hidrogenadas.

No mercado há óleos de coco refinados, cheios de aditivos que não são saudáveis, e obviamente, são mais baratos, mas a qualidade não é a mesma que a de um bom “óleo de coco virgem”.

Como usar o óleo de coco na cozinha

O óleo de coco é uma gordura sólida à temperatura ambiente de cor esbranquiçada que se torna líquido conforme é aquecido. Para cozinhar podemos usá-lo como se fosse manteiga, sendo uma das melhores gorduras para fritar, pois suporta as altas temperaturas, muito mais, que qualquer outro óleo, até mais que o azeite.

Pode também ser usado na confecção de bolos e ainda, para barrar o pão ou torradas em vez de manteiga, sendo uma alternativa muito mais saudável e bastante deliciosa, sobretudo para quem gosta do sabor inconfundível do coco. É ainda ideal para saltear legumes, conferindo-lhes mais sabor e suavizando o sabor amargo de certos vegetais.

Uma fonte de energia rápida

O óleo de coco é uma gordura ideal para os desportistas, por ser uma fonte de energia rápida, preservando o glicogénio muscular e, assim, evitar a fadiga antes do exercício físico. Os ácidos gordos de cadeia média abundantes no óleo de coco são facilmente digeridos, e são utilizados de forma diferente pelo organismo comparativamente com outras gorduras. Enquanto as outras gorduras são armazenados no corpo, os ácidos gordos do óleo de coco são enviados diretamente ao fígado onde são convertidos em energia imediata.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

One Response to “Benefícios do óleo de coco”

  1. Ana Carla diz:

    Adorei o post, esta super completo e da pra tirar todas as duvidas sobre o óleo de coco, Eu utilizo óleo de coco hoje em praticamente tudo, cabelo,pele e nas refeiçoes kkkk é maravilhoso.

Faça um comentário