Benefícios dos sumos verdes

Benefícios dos sumos detoxOs sumos verdes ou sumos detox representam a forma mais saudável, rápida e fácil de comer frutas e legumes, sobretudo quando o ritmo de vida não nos permite, consumir legumes e verduras como seria de desejar, pelos seus indiscutíveis benefícios para a saúde.

Sendo assim, uma boa alternativa, para manter uma dieta saudável e como solução à falta de tempo, imposta pelo ritmo acelerado do nosso dia a dia, é tomar sumos detox ou smoothies. É o que nos revela no livro, dedicado aos sumos verdes «Verde que te quiero verde», a doutora Conchita Vidales Aznar, especialista em nutrição e medicina anti-envelhecimento e diretora médica de Nutrimedic (Espanha).

Sumos verdes – verdadeiras bombas vitamínicas

Compostos maioritariamente por verduras e frutas frescos, os sumos detox são verdadeiros cocktails de vitaminas, minerais, antioxidante, enzimas e fibras, razão mais que suficiente para entrarem a fazer parte da nossa dieta diária.

Além de verdadeiras bombas vitamínicas para a saúde, ajudam a perder peso, desintoxicam e purificam, dão energia e rejuvenescem.

Os sumos verdes, como o seu nome sugere, têm como ingredientes principais os vegetais verdes e as frutas, porque estes contêm certos nutrientes que não se encontram noutros vegetais como vitaminas, antioxidantes, água, minerais, fibras, antocianinas, flavonoides, clorofila, e, cujos benefícios são a oxigenação celular, a purificação do sangue, a perda de peso e a prevenção de doenças.

Benefícios dos sumos verdes

Os maus hábitos alimentares, caracterizados sobretudo pela falta de frutas e vegetais, dão origem à formação de substâncias tóxicas no organismo, que contribuem enormemente para o aparecimento de doenças. Para contrariar este mau hábito, a ingestão diária de sumos detox, constituem um verdadeiro plano de limpeza, que vão libertar o organismo de substâncias nocivas.

Segundo a Dr. Conchita Vidales Aznar, estes são os principais benefícios dos sumos verdes para o nosso corpo:

  • Fornecem muitas vitaminas e minerais necessários na nossa dieta diária
  • Têm efeito alcalinizante que atua contra a acidificação do corpo (causada por excesso proteínas e gorduras)
  • Purificam e oxigenam o sangue
  • Melhoram o funcionamento do intestino, graças às fibras e água presentes nas verduras e frutas
  • Retardam o envelhecimento celular, pois contêm antioxidantes e flavonoides
  • Fornecem energia através dos hidratos de carbono
  • Regulam os níveis de glicose no sangue
  • Constituem uma alternativa saudável para quem precisa perder peso ou incluir mais frutas e vegetais na sua dieta diária
  • Reduzem a ansiedade por doces e “fast food” devido ao efeito saciante proporcionado pelas frutas e legumes
  • Reforçam o sistema imunitário, prevenindo muitas doenças e aumentando as defesas naturais do corpo
  • Proporcionam muitos benefícios para a pele e outros órgãos do corpo (estômago, esôfago, vias respiratórias).

Quando tomar os sumos verdes?

A Dr. Conchita Vidales Aznar, recomenda tomá-los logo de manhã como um complemento do pequeno almoço, ou a meio da manhã, podendo também ser tomado como uma entrada para o almoço ou o jantar. Os desportistas podem tomá-los uma hora antes do exercício ou uma hora após o esforço, para repôr energias.

Sumo verde para começar o dia com energia

A Dr. Conchita recomenda o seu sumo verde estrela da manhã, o qual vai dar vitalidade para todo o dia: uma maçã verde ácida, um raminho de aipo, duas ou três folhas de alface romana, um punhado de espinafre fresco, meia banana e um kiwi.

Para cada caso, há um sumo. A especialista aponta que existem sumos que podem ajudar a combater alguns problemas de saúde comuns, tais como acne, alopecia, dermatite, ansiedade, prisão de ventre, obesidade e enxaqueca, entre muitos outros. Sendo que muitas doenças melhoram com a ingestão diária de sumos verdes, refere a especialista. Aqui ficam sete receitas do seu livro:

Sumo para a acne: um punhado de agrião, metade de uma cenoura, pêra de água, ¼ de abacate e media toranja

Ansiedade: uma maçã verde, duas fatias de abacaxi, metade de uma banana, leite de coco e baunilha

Depressão: sumo de alface (cozer as folhas de alface em água ou em caldo de legumes e beber vários copos ao longo do dia ).

Fadiga: espinafre (4 folhas), metade de uma banana, maçã verde e uma colher de chá de pó de maca.

Insónia: maçã verde, alface (2-4 folhas) e uma colher de chá de pó de cânhamo.

Retenção de líquidos: toranja, duas fatias de abacaxi, aipo, morangos (4-5) e duas romãs.

Varizes: uvas verdes e vermelhas (10-12 bagas), um punhado de espinafre, uma laranja e uma chávena de chá verde.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Faça um comentário