Benefícios dos sumos verdes

Os sumos verdes têm muitos benefícios para a saúde. Chamados também de sumos detox, representam a forma mais saudável, rápida e fácil de comer frutas e legumes, sobretudo quando o ritmo de vida não nos permite consumir legumes e verduras como seria de desejar, pelos seus indiscutíveis benefícios.

Sendo assim, uma boa alternativa, para manter uma dieta saudável e como solução à falta de tempo imposta pelo ritmo acelerado do nosso dia a dia, é tomar sumos detox ou smoothies.

É o que nos revela a doutora Conchita Vidales Aznar, especialista em nutrição e medicina anti-envelhecimento e diretora médica de Nutrimedic (Espanha), no seu livro dedicado aos sumos verdes, cujo titulo é «Verde que te quiero verde».

Benefícios dos sumos detox

Sumos verdes – verdadeiras bombas vitamínicas

Compostos maioritariamente por verduras e frutas frescos, os sumos detox são verdadeiros cocktails de vitaminas, minerais, antioxidante, enzimas e fibras, razão mais que suficiente para inclui-los nossa dieta diária.

Além de verdadeiras bombas vitamínicas para a saúde, os sumos verdes ajudam a perder peso, desintoxicam e purificam, dão energia e rejuvenescem.

Estes smoothies verdes, como o seu nome sugere, têm como ingredientes principais os vegetais verdes e as frutas, porque estes contêm certos nutrientes que não se encontram em nenhum outro vegetal, como vitaminas, antioxidantes, água, minerais, fibras, antocianinas, flavonoides, clorofila, e, cujos benefícios são a oxigenação celular, a purificação do sangue, a perda de peso e a prevenção de doenças.

Benefícios dos sumos verdes

Os maus hábitos alimentares, caracterizados sobretudo pela falta de frutas e vegetais, dão origem à formação de substâncias tóxicas no organismo, que contribuem enormemente para o aparecimento de doenças. Para contrariar este mau hábito, a ingestão diária de sumos detox, constituem um verdadeiro plano de limpeza que liberta o organismo de substâncias nocivas.

Segundo a Drª. Conchita Vidales Aznar, estes são os principais benefícios dos sumos verdes para o nosso corpo:

  • Fornecem muitas vitaminas e minerais necessários na nossa dieta diária
  • Têm efeito alcalinizante, contrariando a acidificação do corpo (causada por excesso proteínas e gorduras)
  • Purificam e oxigenam o sangue
  • Melhoram o funcionamento do intestino, graças às fibras e água presentes nas verduras e frutas
  • Retardam o envelhecimento celular, pois contêm antioxidantes e flavonoides
  • Fornecem energia através dos hidratos de carbono
  • Regulam os níveis de glicose no sangue
  • Constituem uma alternativa saudável para quem precisa perder peso ou incluir mais frutas e vegetais na sua dieta diária
  • Reduzem a ansiedade por doces e “fast food” devido ao efeito saciante proporcionado pelas frutas e legumes
  • Reforçam o sistema imunitário, prevenindo muitas doenças e aumentando as defesas naturais do corpo
  • Proporcionam muitos benefícios para a pele e outros órgãos do corpo (estômago, esôfago, vias respiratórias)

Quando tomar os sumos verdes?

A Dr. Conchita Vidales Aznar, recomenda tomá-los logo de manhã como um complemento do pequeno almoço, ou a meio da manhã, podendo também ser tomado como uma entrada para o almoço ou o jantar.

Os desportistas podem tomá-los uma hora antes do treino para ter mais energia, ou também, uma hora após o esforço físico, para repôr energias.

Os smoothies verdes servem também para emagrecer, devido ao seu alto teor em nutrientes (frutas e vegetais) que podem constituir refeições completas e um nível de saciedade durante muito tempo. A maioria das pessoas que substituíram uma refeição por um smoothie verde conseguiram perder peso.

É uma redução de peso saudável, porque o corpo recebe todas as substâncias essenciais, e se forem enriquecidos com um pouco de gordura saudável e proteína de alto valor biológico, o efeito é ainda mais equilibrado e completo. Aqui encontra mais receitas de smoothies saudáveis para emagrecer.

Receita básica do smoothie verde

Estes são os ingredientes básicos para preparar a receita simples de qualquer sumo detox verde:

  • vegetais de folhas verdes, como espinafre, acelga, alfaces, agriões…
  • frutas (a fruta deve estar bem madura)
  • água

No liquidificador deitar 200 mililitros de água e 150 gramas de vegetais de folha verde à sua escolha. Misture tudo de 1 a 2 minutos. Depois, adicione 150 gramas de frutas cortadas e misture novamente até ficar um batido homogêneo. Se a consistência ficar muito dura, juntar um pouco de água.

Para dar mais sabor, é recomendável acrescentar à receita básica acima referida ingredientes deliciosos e saudáveis. Aqui estão algumas dicas:

  • Sumo de laranja recém-espremido em vez de água
  • Um pouco de gordura, azeite virgem, óleo de coco, óleo de linhaça etc
  • Casca de limão ralada ou sumo de limão recém-espremido
  • Especiarias como, pimenta, canela, cardamomo, baunilha…
  • Ervas aromáticas frescas (salsa, menta, aneto, orégões, manjericão…)
  • Para quem gosta de gengibre fresco: 1 pedaço pequeno de gengibre fresco
  • Plantas verdes como urtiga ou dente-de-leão, também podem ser usadas em vez de vegetais verdes escuros, como espinafre, acelga ou alfaces

Não está permitido a adição de vegetais com amido, como cenouras, nabos e outros tubérculos na produção de um smoothie verde saudável.

Receita de sumo verde para começar o dia com energia

A Drª. Conchita recomenda o seu sumo verde estrela da manhã. É um sumo detox para o pequeno almoço que vai dar força e energia para todo o dia:

Ingredientes:

  • uma maçã verde ácida
  • um raminho de aipo
  • duas ou três folhas de alface romana
  • um punhado de espinafre fresco
  • meia banana
  • um kiwi

Preparação: basta misturar tudo numa liquidificadora e obtemos um sumo para começar bem o dia! Não só proporciona energia, este sumo verde é bom para emagrecer e também excelente para os ossos e músculos.

Sumos verdes para tratar problemas de saúde

Para cada caso, há um sumo. A especialista aponta que existem sumos que podem ajudar a combater alguns problemas de saúde comuns, tais como acne, alopecia, dermatite, ansiedade, prisão de ventre, obesidade e enxaqueca, entre muitos outros. Sendo que muitas doenças melhoram com a ingestão diária de sumos verdes, refere a especialista.

Aqui ficam sete receitas do seu livro:

Sumo para a acne: um punhado de agrião, metade de uma cenoura, pêra de água, ¼ de abacate e media toranja

Ansiedade: uma maçã verde, duas fatias de abacaxi, metade de uma banana, leite de coco e baunilha

Depressão: sumo de alface (cozer as folhas de alface em água ou em caldo de legumes e beber vários copos ao longo do dia).

Fadiga: espinafre (4 folhas), metade de uma banana, maçã verde e uma colher de chá de pó de maca

Insónia: maçã verde, alface (2-4 folhas) e uma colher de chá de pó de cânhamo

Retenção de líquidos: toranja, duas fatias de abacaxi, aipo, morangos (4-5) e duas romãs

Varizes: uvas verdes e vermelhas (10-12 bagas silvestres), um punhado de espinafre, uma laranja e uma chávena de chá verde

Os benefícios dos smoothies verdes são infinitos, por isso inclua-os na sua alimentação. São também uma oportunidade excelente para comer alimentos crus, que tornam o seu conteúdo nutritivo muito mais elevado. A sua saúde agradece!

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Faça um comentário