Os sete magníficos alimentos verdes

Os sete magníficos alimentos verdesUma dieta colorida é sinal de que é saudável, pois isso significa que é abundante em frutas e hortaliças – os alimentos que enchem a alimentação de cores, em perfeita harmonia com a Natureza. Contudo, a cor que nunca deveria faltar é o verde. Adicione mais verde à sua dieta. Para tal, nada melhor que conhecer os sete magníficos alimentos verdes.

Sete magníficos alimentos verdes

1. Couve verde frisada (Kale): este tipo de couve, cada vez mais fácil de encontrar no mercado, apresenta benefícios para a saúde mais que qualquer outro vegetal verde. É considerado um “super alimento”, pois ajuda a reduzir os níveis de colesterol, contém grandes quantidades de magnésio, zinco, vitamina C e K. É também rico em cálcio (bom para prevenir a osteoporose), assim como vários antioxidantes, que combatem o envelhecimento das células e inibem a inflamação, fundamental para a prevenção das doenças cardiovasculares.

2. Espinafre: este clássico legume verde está entre os vegetais mais saudáveis do mundo. É rico em vitaminas C, A e K, e é também uma boa fonte de ferro e ácido fólico. O seu alto conteúdo em antioxidantes ajuda a manter a saúde do coração, bem como a combater o cancro. É ainda, um dos alimentos verdes com mais fibra, o que favorece o trânsito intestinal.

3. Couve de Bruxelas: nenhuma outra variedade de couves contém mais vitamina C do que as couves de Bruxelas. Em apenas cem gramas existe 115 miligramas de vitamina C, vitamina esta que ajuda a manter um sistema imunológico forte. Além disso, contém quantidades apreciáveis de vitaminas B, K, potássio e zinco. Estudos recentes sugerem que a couve de Bruxelas, à semelhança do brócolos e outras plantas crucíferas são extremamente úteis no combate ao cancro.

4. Brócolos: os brócolos constituem uma verdadeira bomba de nutrientes e por isso um dos legumes mais saudáveis. Não só é rico em fibras, vitaminas A, C e K, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio mas também tem propriedades anticancerígenas graças ao sulforafano um antioxidante que ajuda a reduzir o risco de cancro, desde que seja consumido regularmente.

5. Abacates: este fruto verde, geralmente utilizado como um legume, é delicioso e fácil de utilizar. Apesar do seu teor elevado em gordura, trata-se de gordura saudável – gorduras mono-insaturadas (tal como o azeite, embora menos abundante) -, contém ainda vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a reduzir a inflamação e os níveis de colesterol, o que contribui para manter uma boa saúde cardiovascular e proteger-nos contra o cancro. Além disso, as pessoas que consomem regularmente abacates, pesam menos e têm um índice de massa corporal menor que os não consumidores. É de referir ainda, que o abacate contém cerca de 690 gramas de potássio, o que se torna no alimento perfeito para aliviar a fadiga muscular após o exercício físico.

6. Maçãs verdes: a maça verde ajuda a reduzir a obesidade, o colesterol e o risco de acidente vascular cerebral, mas também contribui para a prevenção de alguns cancros. Estas propriedades benéficas também se encontram nas maçãs vermelhas e amarelas.

7. Azeite virgem extra: este óleo de cor esverdeado, é entre todos os óleos vegetais, o que mais benefícios apresenta para a saúde, constituindo um verdadeiro bálsamo para o corpo. Rico em gorduras monoinsaturados, fitoesteróis, vitamina E e polifenóis, tudo no seu conjunto contribui para diminuir o colesterol mau, subindo ligeiramente o bom e, consequentemente, impedir o desenvolvimento das doenças cardiovasculares. Pode ainda, segundo os últimos estudos, ajudar a prevenir doenças como o Alzheimer, bem como, ao contrário do que se pensa, ajudar a reduzir o peso corporal, quando se segue um estilo de dieta semelhante à dieta mediterrânea, já que a redução de peso estaria diretamente relacionada com a capacidade antioxidante do azeite virgem extra.

Os benefícios dos alimentos verdes

Os alimentos verdes são também conhecidos como os super alimentos, ou os super vegetais, pois nenhum outro alimento tem tanto para oferecer à saúde. As quantidades enormes de vitaminas e fitonutrientes destes alimentos são verdadeiros escudos de proteção frente às doenças

Os alimentos de folha verde promovem a desintoxicação do fígado, ajudando a limpar o corpo de toxinas, além disso os seus antioxidantes protege-nos contra os radicais livres, umas substâncias que aceleram o envelhecimento do corpo.

Os sete magníficos alimentos verdes são ainda, baixos em calorias, ricos em fibras e por isso bastante saciantes, fator muito importante nas dietas de emagrecimento, pois uma dieta abundante em alimentos verdes deixa pouco lugar aos alimentos refinados e açucarados, o que contribui para a perda de peso. A beleza também se vê beneficiada, sobretudo o aspecto da pele, que melhora significativamente e o sistema imunológico torna-se mais forte.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Faça um comentário