Smoothies – verdadeiro coquetel de vitaminas

Smoothies – verdadeiro coquetel de vitaminasDe origem americana, smoothie é a bebida que está na moda, chegando a causar furor entre as famosas como Sarah Jessica Park, que se rendeu ao Blue Print (smoothie realizado com leite de coco, ovo e proteína em pó) e Gwyneth Paltrow grande admiradora do smoothie orgânico (de vegetais e sementes).

Saudáveis e nutritivos os smoothies, entre os quais se encontram os sumos verdes, têm a vantagem de não conter quaisquer aditivos ou conservantes. São 100% naturais, podendo ser consumidos tanto no verão e no inverno. Os sabores podem ser dos mais variados, doces ou salgados e podem ser feitos com todos os tipos de frutas misturadas com vegetais.

Graças à sua riqueza em vitaminas, proteínas, cálcio e minerais, os smoothies podem substituir uma refeição como o pequeno almoço ou um jantar, quando por exemplo o almoço foi abundante. É uma bebida saudável e deliciosa apreciada por todos os paladares, quer sejam pequenos ou grandes.

Como se faz?

Qualquer smoothie está composto de 3 partes:

  • A base, que é o liquido, que pode ser: leite, leite de soja, de aveia, de arroz.., sumo de fruta ou de verduras
  • Frutas e/ou vegetais
  • Gelo

Estes 3 tipos de ingredientes vão ao liquidificador por esta ordem: primeiro o liquido, depois as frutas ou vegetais e por ultimo o gelo. E, em poucos minutos obtêm-se um creme homogêneo e delicioso, podendo depois ser adicionado açúcar, sal, mel, canela ou qualquer outra especiaria, bem como gelado ou iogurte e sementes de linhaça ou de chia, ou alguns frutos secos, tudo consoante as preferências de cada um. É tudo uma questão de deixar voar a imaginação.

É importante que beba logo após a preparação, não deixando ultrapassar mais de 40 minutos, de modo a evitar a perda de vitaminas.

Textura cremosa

Para conseguir um delicioso e apetitoso smoothie o segredo está em conseguir uma textura cremosa, que por vezes surge como um problema quando se é inexperiente. Não devem ficar nem demasiados líquidos nem demasiados espessos. Quando, eventualmente, fiquem muito líquidos, podemos remediar se juntarmos: ou iogurte grego, ou banana ou aguacate para torná-los mais consistentes e cremosos.

Smoothies mais saudáveis

Além de uma boa fonte de vitaminas, antioxidantes e energia, ajudam a melhorar a circulação sanguínea e a reduzir a prisão de ventre. Veja aqui mais benefícios dos sumos verdes. Para torná-los mais saudáveis e nutritivos o ideal é usar a fruta sem retirar a casca, desta forma conservará mais fibras, vitaminas e outras substâncias importantes. Tenha o cuidado de lavar bem a fruta. Os smoothies que vão substituir uma refeição podem ser enriquecidos com proteína em pó.

Como tomá-los

O smoothie pode ser consumido em qualquer hora. Como substituto do pequeno-almoço ou quando há a intenção de fazer um jantar light, ou para o lanche, ou como sobremesa saudável, sobretudo depois de uma refeição pouco abundante, ou como complemento da alimentação das crianças ou pessoas idosas, com tendência a comer pouco.

Smoothies menos calóricos

Quando se trata de emagrecer a preocupação são as calorias, para tal algumas dicas são fundamentais para realizar smoothies pouco calóricos, mas saborosos e cheios de vitaminas.

  • Não acrescentar açúcar, substitua por mel ou frutose ou edulcorante
  • Utilize lácteos magros como iogurte ou leite magro
  • Substitua a banana ou parte da banana por outra fruta menos calórica
  • Substitua o gelado por gelo picado
  • Use e abuse dos smoothies à base de vegetais

Receitas de smoothies

Smoothie vitalizante

1 iogurte com bifidus

1 maçã

1 pitadinha de cardamomo

1 colher de sementes de linhaça, outra de gérmen de trigo

Meia chávena de gelo picado

Smoothie detox

Um copo (250 ml) de leite de soja

Um pedaço de alho francês (alho porro), a parte branca e tenra

150 g de melancia

Um pepino e uma cenoura de tamanho pequeno

Um pouco de manjericão

Uma chávena de gelo

Smoothie verde de Espinafre

150 g de espinafre

2 bananas

150 mililitros de sumo de laranja recém espremido

1 colher de sopa de amêndoas

Para quem gosta de gengibre: 1 pedaço de gengibre fresco

Smoothie para o pequeno almoço

Ingredientes (para 2 pessoas)

2 bananas pequenas ou uma grande

2 kiwis

1 laranja

Sumo de 2-3 limões

1 copo pequeno de sumo de ananás

2 colheres de chá de farinha de castanha

A farinha de castanha é adocicada e confere um ligeiro sabor a noz. A banana pode se substituída por 1 manga.

Smoothie de papaia

Este smothie pode substituir o pequeno almoço nas dietas de emagrecimento

¼ de banana

50 g de papaia

150 g de iogurte magro

5 colheres de sopa de leite

1 colher de sopa de açúcar

Uma pitada de sal

1 folha de couve branca

Smoothie infantil

250 ml de leite

1 chávena de morangos

3 colheres de chá de açúcar

Meia banana

1 iogurte natural gelado

3 nozes

Modo de preparação comum a todos

A preparação é sempre a mesma para todos os smoothies: colocar todos os ingredientes dentro do liquidificador até obter um líquido com textura cremosa. A consistência, com mais ou menos liquido, será ajustada consoante o seu próprio gosto. Desejamos-lhe uma deliciosa refeição!

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Faça um comentário