10 Especiarias e ervas aromáticas que ajudam a perder peso

Certas ervas e especiarias, para além de tornar os pratos mais saborosos, torna-os também mais termogénicos. Isso significa que ajudam a perder peso, ao fazer aumentar de forma natural o metabolismo, que por sua vez acelera a queima de calorias.

Além disso, proporcionam benefícios à saúde porque contêm antioxidantes, minerais, vitaminas e propriedades medicinais únicas.

10 Especiarias e ervas aromáticas para emagrecer

Especiarias e ervas aromáticas que ajudam a emagrecer

Estas especiarias e ervas ajudam a emagrecer porque são termogénicas e promovem a queima de gordura e o aumento do metabolismo, ajudando a combater o apetite e a reduzir a absorção de gordura.

Algumas ajudam a estabilizar o açúcar no sangue. Isto quer dizer que regulam o açúcar no sangue e controlam a insulina. Quando o açúcar no sangue está sob controle, é muito mais fácil queimar gordura.

Ginseng

O Ginseng tem a capacidade de aumentar os níveis de energia e o metabolismo. O ginseg Panax, em particular, ajuda a perder de peso. Um estudo realizado com ratos obesos e com diabetes, deu como resultado que os extratos de ginseng Panax, melhoraram a sensibilidade à insulina, o que levou a uma significativa perda de peso após 12 dias.

Pimenta caiena

A pimenta caiena contém capsaicina, substância que ajuda a combater a obesidade ao fazer reduzir os níveis de gordura no sangue e, portanto a acumulação de gordura corporal. Alguns destes benefícios pode ser devido ao efeito termogénico da capsaicina, que aumenta a termogénese do corpo, levando-o a queimar mais gordura. Os investigadores sugerem que a ingestão de ingredientes termogénicos podem aumentar o metabolismo, o que leva o corpo a queimar mais gordura, contribuindo enormemente para a perda de peso.

Uma pitada de pimenta caiena fica bem em muitas receitas, como pratos de carne, mas também em preparações doces, como pudim de chocolate, ou numa chávena de cacau quente.

Canela

A canela ajuda a emagrecer porque faz aumentar o metabolismo e também a regular o açúcar no sangue, por isso é ideal para as pessoas com diabetes ou pré-diabetes. Ajuda também a manter o apetite sob controle. Estudos demonstraram que a canela reduz significativamente os níveis de açúcar no sangue, bem como os triglicéridos, o colesterol LDL (colesterol mau) e os níveis de colesterol total em pessoas com diabetes do tipo dois.

No entanto, a qualidade da canela é muito importante para a saúde. A canela do Ceilão (cinnamomum zeylanicum) é melhor que a canela “cássia” (cinnamomum cassia), conhecida como canela da China. A canela cassia contém cumarina, uma substância que pode ter efeitos tóxicos para o organismo, se o seu consumo for excessivo. A melhor canela a ser usada como remédio para perder peso é a canela do Ceilão.

Três gramas de canela por dia são cerca de uma colher de chá, esta é a quantidade recomendada. Adicione aos cereais do pequeno-almoço, panquecas, à fruta, aos smoothies ou iogurtes. Como é obvio, não coma mais doçarias, só pelo facto de poder adicionar canela, porque estaria a comer mais açúcar, gordura e, portanto, calorias. O truque é incluir a canela na sua alimentação normal.

Pimenta preta

A pimenta preta contém uma substância chamada piperina, que quando combinada com a capsaicina e outras substâncias, ajuda a queimar as mesmas calorias como caminhar 20 minutos. A pimenta negra também tem a capacidade de melhorar a digestão e aumentar a absorção dos nutrientes.

Dente de leão

O dente de leão tem muitos nutrientes, entre outros, vitaminas e minerais como o beta-caroteno, a vitamina K1 e propriedades antioxidantes. Contém compostos amargos com propriedades terapêuticas como a taracerin e taraxacin, bem como inulina e levulin.

Além disso, é rico em fibra que torna a digestão mais lenta, prolongando assim, a sensação de saciedade – importante para manter um peso saudável. O dente de leão ajuda a normalizar tanto o açúcar no sangue bem como o colesterol, para além de promover a desintoxicação do fígado. Prepare um chá com uma colher de chá de dente de leão e 200 ml de água quente, tome 2 vezes ao dia.

Mostarda

Adicionar mostarda picante à alimentação estimula o metabolismo e promove a queima de gordura. Os cientistas descobriram que apenas 1 colher de chá de mostarda picante pode acelerar a taxa metabólica em cerca de 25% por várias horas depois de comer.

Utilize a mostarda como tempero, fica excelente como molho de salada ao ser misturado com iogurte natural, ou como ingrediente dos molhos para peixes.

Cúrcuma

Se gosta de caril, também vai gostar da cúrcuma (também conhecido como açafrão da índia), uma espécie de cor amarelo-laranja que entra na composição do caril. A curcumina, um dos ingredientes ativos mais estudados, reduz a formação do tecido adiposo e, por conseguinte, faz reduzir a gordura corporal e combate o aumento da peso.

A cúrcuma tem imensos benefícios para a saúde, também pode ser útil para o tratamento e prevenção das doenças crónicas relacionadas com a obesidade, já que melhora a resistência à insulina e outros sintomas inflamatórios associados com a obesidade.

Para aumentar a absorção da curcumina (o ingrediente principal da cúrcuma), misture-a com pimenta preta. Use em pratos de carne, verduras… é ideal para temperar os ovos em vez de sal.

Gengibre

O Gengibre é um tempero com propriedades anti-inflamatórias e, segundo as investigações, pode ter propriedades termogénicas que ajudam a estimular o metabolismo e a reduzir o apetite, o que faz do gengibre uma especie potente no controle de peso.

Adicione gengibre fresco ralado às saladas e inclua-o em pratos de carne. Também pode ser tomado em chá: coloque numa caneca gengibre fresco ralado, junte água a ferver, deixe descansar 15 minutos e depois beba.

Cardamomo

O cardamomo, uma especiaria bastante aromática com um sabor picante-doce, tem também efeito termogénico o que ajuda a estimular o metabolismo, aumentando portanto, a capacidade do corpo para queimar gordura.

Cominho

O cominho é extremamente útil para a digestão e produção de energia. O cominho, tal como a canela, ajuda a manter o nível de açúcar no sangue estável, o que não só é importante para evitar a fome, como também ajuda a regular o controle glicémico em pessoas com diabetes tipo dois.

Esta especiaria ajuda ainda a desintoxicar o corpo e fortalece o sistema imunológico. Pode ser utilizada em muitas receitas em combinação com a pimenta.

Estas especiarias e ervas aromáticas podem ajudar a perder peso, por isso inclua-as na sua alimentação diária e aumente o consumo de legumes e verduras, não só a fome diminuirá como também os quilos.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Faça um comentário