Massa Shirataki – o segredo das japonesas para emagrecer

A massa Shirataki, designada também massa de Konjac é o novo produto da dieta Dukan e promete ser o alimento do futuro nas dietas de emagrecimento que tendem a reduzir os hidratos de carbono e a beneficiar as proteínas.

Esta massa especial contribui para a perda de peso por ser muito baixa em calorias (apenas 10 Kcal por cada 100 g). É muito famosa nos países asiáticos, sobretudo no Japão, sendo durante milénios o segredo de emagrecimento das japonesas.

Massa konjac

A massa Shirataki encontrada sob a forma de esparguete fino tem uma consistência agradável ao paladar e é um pouco resistente ao mastigar, ou seja al dente. Muito fácil de preparar, o seu sabor neutro faz com que absorva rapidamente o sabor do molho ou a preparação que o acompanha. Além disso são saciantes.

O que é a massa Shirataki?

Shirataki significa “cascata branca” e é designado assim pela sua forma, textura e aparência. A massa shirataki é feita a partir da farinha do Konjac, uma planta de origem asiático que cresce principalmente no Japão e na China. Embora seja pouco conhecida no mundo ocidental, há mais de 2.000 anos que é utilizada na alimentação tradicional japonesa, gozando de tanta popularidade como o arroz.

A raiz konjac assemelha-se a uma grande beterraba, podendo pesar até 4 quilos. Na Coreia do Sul, por exemplo, o tubérculo konjac é consumido da mesma forma que o consumo da batata no ocidente e, no Japão prepara-se panquecas, bolos e o popular esparguete shirataki.

É o substituto perfeito da tradicional massa de trigo, mas com a vantagem de ser pobre em calorias, baixíssimo em hidratos de carbono, apenas 2,3 g por cada 100 g de peso, não contêm açúcar nem gordura e é muito rico em fibras, o que, o torna o alimento ideal nas dietas de emagrecimento.

Tudo isto faz desta massa, a alternativa saudável às tradicionais massas que gozam de má fama quando o objetivo é emagrecer. É ideal para os amantes da massa, porque a massa konjac fará emagrecer sem ter de renunciar às massas. Além disso, não contem glúten, ideal para quem deve seguir uma dieta sem glúten.

Benefícios da planta konjac ?

A raiz da planta konjac é extremamente rica em fibra solúvel – o glucomano –  podendo absorver até 100 vezes o seu peso em água – se comparado com o farelo de aveia, outro produto muito recomendado da dieta dukan, que só pode absorver 30 vezes o seu peso em água.

Quando ingerido com abundante água proporciona um efeito saciante, reduzindo o apetite, evitando assim a fome, o que contribui para a perda de peso. Outros benefícios do Konjac:

  • Adequado para diabéticos porque não altera os níveis de açúcar do sangue e pode prevenir a resistência a insulina (diminuição da resposta do organismo à insulina)
  • Diminui o colesterol mau e favorece o HDL, o chamado colesterol “bom” e reduz os triglicéridos (gorduras no sangue)
  • Melhora problemas digestivos
  • Composto de 70% de fibra, não irrita o intestino, ajuda a digestão e promove a eliminação de substâncias tóxicas
  • Evita também a prisão de ventre ao atuar como um laxante suave

Para além dos benefícios do Konjac para a saúde, é um dos alimentos que se pode comer “à vontade” desde a Fase de Ataque da dieta Dukan. O prato preparado durante a dieta Dukan é o esparguete à bolonhesa – molho feito com carne picada e molho de tomate caseiro, sem adição de açúcar e óleo. Pode também acompanhar toda a variedade de verduras e carnes.

Como consumir esparguete Shirataki na dieta Dukan

A massa Shirataki pode ser comida a partir da fase de Ataque, desde que se reduza a quantidade de molho de tomate e se respeite a quantidade recomendada de carne.

Na fase de cruzeiro, pode ir acompanhada com toda a variedade de legumes, como berinjela, courgete, pimentão e espinafre… Na fase de consolidação, pode adicionar queijo parmesão e na fase de estabilização, pode preparar a massa Shirataki da maneira que mais gosta

A massa konjac é fácil de preparar, basta juntar água quente e em 1 minuto está pronta, depois é só adicionar o molho que preparou de acordo com a receita ou a sua imaginação.

A massa Shirataki, para além de ser o novo produto da dieta Dukan, é ideal para todos aqueles que gostam de seguir dietas baixas em carboidratos. Pode ser encontrado nos Hipermercados e online.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Faça um comentário