Skyr, um lácteo rico em proteínas e pobre em gordura

Skyr, um lácteo rico em proteínas e pobre em gorduraO que é exatamente o Skyr? Um iogurte? Um queijo cremoso? Que alimento é este rico em proteínas e baixo em calorias, aliado das dietas de emagrecimento e dos desportistas, mas também de todos aqueles que se preocupam em seguir uma dieta saudável. Fique a conhecer mais sobre este lácteo fermentado muito parecido ao iogurte.

O skyr é um produto lácteo tradicional da Islândia, que segundo reza a lenda, foi trazido a estas terras pelos Vikingos há 1.100 anos. Este lácteo é parecido ao iogurte, mas com uma textura cremosa e mais espessa, sendo baixo em calorias e de sabor menos ácido em comparação ao iogurte.

Skyr, alimento rico em proteínas e pobre em gordura

O Skyr é um produto islandês, mas atualmente já se encontra à venda na maioria dos supermercados. O skyr é considerado um alimento saudável, pois não contém praticamente gordura saturada, uma vez que é fabricado com leite magro; é muito rico em proteínas e cálcio. Ao ser um alimento fermentado, contém bactérias benéficas, como a Streptococcus thermophilus e a Lactobacillus bulgaricus, que melhoram a flora intestinal e a saúde, em termos de sabor é menos ácido do que o iogurte.

Por ser rico em proteínas e pobre em gordura, é um excelente aliado das dietas de emagrecimento, mas também para os atletas, que querem ganhar massa muscular, e para quem quer introduzir um novo alimento saudável e de pouco valor calórico, na sua dieta. Tem uma textura cremosa, mas é ligeiramente mais consistente do que o iogurte e não tão ácido quanto este.

Tal como o iogurte, existem skyrs, tanto na sua forma natural, para adoçar a gosto, ou de diferentes sabores a frutas: morango, framboesa, pêssego e maracujá, e mirtilos, em embalagens de 150 g e 350 g.

Valores nutricionais do Skyr

O Skyr é rico em proteínas e com teores baixos em gordura e hidratos de carbono.

Skyr natural 100 g

  • Calorias 57 kcal
  • Proteínas 11 g
  • Gordura 0,2 g
  • Hidratos de carbono 4,1 g

Os valores nutricionais podem variar conforme o sabor do skyr e os açúcares adicionados.

Skyr aroma de cereja:

  • Calorias 77 kcal
  • Proteínas  8,9 g
  • Gordura  0,2 g
  • Hidratos de carbono 9,8 g

Qual a diferença entre o iogurte e o skyr?

Tal como o iogurte, o skyr é também um lacticinio fermentado, mas embora sejam parecidos, o skyr tem mais semelhanças com um queijo cremoso. Por isso, é muito mais rico em proteínas, em comparação ao iogurte, já que para a sua produção se utiliza muito mais leite do que o iogurte. Cada 100 g de skyr fornece 11 g de proteínas frente às 4 g do iogurte. Outra diferença é que o skyr está praticamente isento de gordura, o que faz dele um produto baixo em calorias, ideal para uma alimentação saudável.

Outra vantagem do skyr sobre os iogurtes, é que estes, por vezes contêm muito açúcar (podendo ter mais de 12 gramas de açúcares adicionados). O sabor do skyr é parecido ao iogurte natural, mas não tão ácido, sendo ligeiramente mais suave. O skyr fornece um pouco mais de cálcio do que o iogurte, 100 gramas de skyr aportam 150 miligramas de calcio.

Informação nutricional do Skyr em comparação com o iogurte

Skyr Iogurte magro (0,3% gordura)
Gordura  (g/100g) 0,2 0,1
Proteínas (g/100g) 10,7 3,5
Hidratos de carbono (g/100g) 3,1 4,9
Calorias (kcal/KJ/ 100g) 57/242 37/157
Cálcio (mg/100g) 151 143

Como consumir Skyr

O skyr é um produto muito versátil e portanto admite muitas combinações. Pode ser, tal como o iogurte, uma opção de lanche saudável. Pode optar pelo skyr natural e adoçar segundo o gosto, ou então optar pelo skyr de sabores variados. Mas tenha cuidado, porque os skyrs com sabores, tendem a ter açúcares adicionados, o que não convém se deseja perder ou manter o peso. Prefira o skyr natural e, para aumentar o valor nutricional, pode adicionar fruta cortada, frutos secos, flocos de aveia e sementes, e desta forma até pode obter uma refeição rápida e leve. Na cozinha serve também para preparar molhos e sobremesas.

Durante muitos séculos, na Islândia, o Skyr tem sido e continua a ser, um alimento bastante consumido. Agora chegou até nós e já se encontra à venda em muitos supermercados do nosso pais, por isso é o momento de introduzir este novo alimento na sua alimentação.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Faça um comentário