Dieta de verão

Dieta de verãoO sol é necessário mas o excesso é prejudicial. É importante para a síntese da vitamina D, para a produção de certas hormonas, para subir o ânimo. No entanto, nem tudo são vantagens. A exposição prolongada ao sol envelhece a pele e causa as inestéticas manchas. O sol está considerado o principal inimigo da pele, por ser entre os diversos factores externos, o que mais envelhece a pele.

Se bem que os cremes solares proporcionam uma excelente proteção à pele, não menos importante é também reforçar essa proteção do interior, preparando a pele para receber o sol, sem estragá-la. E para tal a dieta de verão rica em antioxidantes e vitaminas é o melhor aliado contra os raios de sol.

A exposição excessiva ao sol aumenta a produção de radicais livres, umas substâncias agressivas que aceleram o envelhecimento da pele. A radiação ultravioleta (UV) é um dos principais factores que mais causam oxidação à pele, produzindo fotoenvelhecimento e prejuízos no ADN. Apesar do nosso organismo produzir, substâncias que os neutralizam – antioxidantes naturais do organismo – contudo, estes tendem a diminuir com a idade, pelo que é fundamental recorrer aos alimentos que os contêm.

Proteção natural frente o sol

A maior fonte dos antioxidantes encontra-se sobretudo nas frutas e verduras. As principais substâncias com ação antioxidante são as vitaminas e os polifenóis.

Manter uma alimentação variada em frutas e verduras, é fundamental. Quanto mais colorida é a sua dieta, mais saudável é. A côr dos alimentos naturais é sinómino de saúde. Cinco porções de fruta e legumes por dia, garantem o fornecimento de substâncias antioxidantes e protetoras.

Os polifenóis, uns potentes oxidantes, estão presentes nas ameixas negras (com casca), laranjas, morangos, uvas pretas, cebola (crua), espinafres, tomate, cereja, orégões, feijão verde, peras, banana, ervilhas, maças (com casca), amêndoas, salsa, alecrim, amoras, arando, quivi, manga, framboesa, goiaba, pimentos, toranja, tangerina, papaia, vegetais folhos como rúcula, couve, repolho, espinafre, agrião e brócolos.

Alimentos que potenciam o bronzeado

Ganhar a tão desejada cor de verão, sem no entanto, expor a nossa pele horas intermináveis ao sol é possível através dos alimentos que contêm betacaroteno, substância rica em Vitamina A.  Esta vitamina, potencia a pigmentação natural da nossa pele. Os alimentos que contêm betacaroteno são: a cenoura, beterraba, batata-doce, abóbora, manga, alperce, pimentão, papaia, pêssego, meloa.

A dieta de Verão, para além de protegê-la dos radicais livres vai proporcionar um bonito bronzeado. Inclua diariamente alimentos ricos em antioxidantes e vitaminas na sua alimentação. Não se esqueça de beber muita água para manter a hidratação da pele.

Exemplo de um menu para o Verão

Pequeno-almoço

  • 1 copo de leite semi-gordo
  • 1 pão pequeno integral + 1 fatia de fiambre de peru
  • 200 ml de sumo de cenoura
  • 1 kiwi

Meio da manhã

  • 1 iogurte magro + 1 ameixa negra

Almoço

  • Salada de rúcula, tomate, beterraba e cenoura temperada com vinagre e azeite virgem
  • Peito de frango grelhado com pimentos vermelhos assados
  • 2 colheres de sopa de arroz integral
  • 1 laranja

Lanche

  • 1 maçã + 1 iogurte natural

Jantar

  • Puré de abóbora
  • Salmão com brócolos cozidos

 

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Faça um comentário