Dieta Montignac (Fase II)

A dieta Montignac começa com a fase I, fase de emagrecimento rápido, para depois passar à fase II. Para quem não pretende emagrecer mas apenas manter o seu peso atual pode saltar a Fase I e passar diretamente à fase II, ou fase de manutenção de peso

Na fase II é preciso continuar a evitar os hidratos de carbono “maus”, isto é os que tem um índice glicémico superior a 50. Estes alimentos, segundo o método Montignac são os que fazem engordar, porque provocam a subida do açúcar no sangue e leva o pâncreas a segregar muita insulina. A insulina é a responsável de acumular gordura no corpo.

Segundo Montignac ter peso a mais não está provocado por comer demais, mas por consumir os alimentos incorretos. Sendo assim os carboidratos devem obedecer a estas regras:

  • Alimentos com um IG de 35 e inferior – para emagrecer
  • Alimentos com IG de 36-50 – manter o peso
  • Alimentos com um IG de 51- 65 – risco de engordar
  • Alimentos com IG superior a 65 – alto risco de engordar

Para ficar a saber o IG dos alimentos e quais os mais adequados para fazer esta dieta, deve ver nesta tabela o índice glicémico dos alimentos.

Fase II (dieta de manutenção)

Manter as mesmas opções para o pequeno almoço que na Fase I:

  • O pequeno almoço de proteínas-carboidratos (opção mais saudável)
  • Pequeno-almoço proteínas-gorduras (só ao fim de semana)
  • Comer pão (100 % integral) só ao pequeno almoço e lanche nunca nas outras refeições

Almoço e jantar

As opções de almoço e jantar são as mesmas que na fase I com a diferença de que agora pode escolher carboidratos com um IG igual ou inferior a 50 nunca superior (levaria ao ganho de peso). Enquanto que na fase I os pratos principais que incluíam carne, peixe ou ovos, os acompanhamentos eram carboidratos de índice glicémico muito baixos, não superiores a 35. Agora na fase II está permitido consumir carboidratos com IG inferior ou igual a 50. Por exemplo poderá comer de vez em quando arroz Basmanti (IG 50) ou esparguete (IG 45) como acompanhamentos da carne ou do peixe.

Pode tomar dois copos pequenos de vinho ou uma garrafa de cerveja (33 cl) diáriamente com as refeições. Nunca com o estômago vazio.

Preferir as gorduras boas, azeite ou os peixes gordos. Reduza o consumo de gorduras saturadas, especialmente à noite ao jantar.

Fase II com desviações (transgressões)

A fase II não é tão restritiva como a Fase I, há mais tolerância. Sendo assim está permitido o consumo 2 vezes por mês de carboidratos com índices glicémicos elevados. Estas desviações são oportunidades para desfrutar dos seus alimentos favoritos. Devem ser feitas só em ocasiões especiais, não mais de 2 vezes por mês.

A desviação consiste em comer um alimento com IG alto, mais de 50 com outro de IG baixo, para compensar a subida do açúcar no sangue causada pelo primeiro. Por exemplo se consumir batata, que tem um índice glicémico muito alto, deve ser acompanhada com outro de IG baixo, como por exemplo os vegetais. A fibra dos vegetais fará reduzir o índice glicémico da batata. O arroz branco, que é um alimento com um IG alto não deve ser comido sozinho mas acompanhado de verduras, a fibra contida nas verduras fará diminuir o IG alto do arroz

É conveniente que as desviações sejam feitas de forma premeditada, pondo muito cuidado na escolha dos alimentos. Por exemplo se tenciona depois da refeição comer uma sobremesa doce, deve escolher carboidratos de IG inferior a 35 no prato principal, podendo escolher entre uma grande variedade de vegetais. A fibra dos vegetais fará reduzir o IG alto da sobremesa. A desviação deve ser feita no fim da refeição nunca no começo.

Mas não abuse das desviações pois corre o risco de voltar a engordar. As desviações pequenas ou grandes são sempre desviações e não devem tornar-se um hábito muito frequente na sua dieta.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

3 Responses to “Dieta Montignac (Fase II)”

  1. Maisa diz:

    Olá. Estou com obesidade e preciso de perder rapidamente peso. Não encontro o livro online e também não tenho possibilidade de comprá-lo. Pode-me dizer como funciona esta dieta pode-me explicar detalhadamente? Queria mesmo muito seguir esta dieta…estou desesperada será que me pode ajudar? Obrigado e sucesso.

Faça um comentário