Segunda fase da dieta Barriga Zero

A Dieta Barriga Zero é um programa que promete perder a gordura da barriga. Na primeira fase da dieta, que tem uma duração de 4 dias os menus são de 1200 calorias diárias, não devendo exceder os 4 dias porque não é conveniente manter este número de calorias por muito tempo, porque iria perder músculo, densidade óssea, energia e humor, o que é prejudicial para a sua saúde.

A segunda fase da dieta começa na manhã seguinte depois de fazer o Plano Quatro Dias Anti-Inchaço. A dieta compõe-se de 1600 calorias, porque é precisamente esse número que um adulto com peso, estrutura, altura e níveis de atividade fisica médios necessita para alcançar o peso ideal, sem sentir-se cansado, irritado, deprimido ou com fome.

As três regra a considerar nesta 2º fase da dieta, chamada o Plano alimentar de Quatro Semanas são:

  • Quatro refeições diárias de 400 calorias
  • Nunca passe mais de quatro horas sem comer
  • Coma um MUFA em cada refeição. Estas gorduras supersaudáveis fornecem uma sensação de saciedade e garantem que cada refeição seja especialmente saborosa

Comerá todos os dias 3 refeições de 400 calorias e um snack saudável de 400 calorias. Cada refeição e cada snack contém a quantidade certa de gorduras monoinsaturadas para eliminar a gordura da barriga. Como já foi dito na primeira fase da dieta os MUFAs, são gorduras saudáveis que ajudam a sentir-se saciado e a eliminar a gordura da região abdominal. A gordura acumulada nesta zona é a mais perigosa por constituir uma ameça para a saúde.

Na dieta Barriga Zero deve comer de quatro em quatro horas, para evitar sentir-se esfomeado e irritado até à seguinte refeição. As merendas (snacks) são especialmente importantes, pode incluí-las a meio da manhã ou se preferir no lanche da tarde. O livro apresenta uma grande variedade de snacks sudáveis.

MUFAs ou gorduras boas

Comer um MUFA em cada refeição é a regra de ouro desta dieta. “MUFA” significa monounsatured fatty acid, isto é, ácido gordo monoinsaturado, um tipo de gordura “boa”, que faz bem ao coração e combate as doenças, e que está presente em alimentos como as amêndoas, óleos vegetais, nozes, manteiga de amendoim, azeite, abacate e até no chocolate preto. Convém recordar que estas gorduras, embora muito saudáveis são também muito calóricas, sendo necessário respeitar as porções de cada uma para não somar calorias a mais.

A autora fornece uma tabela com as porções e o respetivo número de calorias. Pode substituir um MUFA por outro, desde que o número de calorias seja equivalente ou quase. Sentir-se-á sempre com energia, e o nível de açúcar no sangue mantem-se equilibrado. Diversos estudos demonstraram que as dietas ricas em proteína e em MUFAs faziam diminuir a pressão arterial, melhoravam os níveis de gordura no sangue e reduziam o risco estimado de doença cardiovascular.

Todas as refeições na dieta Barriga Zero fornecem um MUFA já incluído, num total de 400 calorias. Uma refeição inteira pode ser substituída por outra. Pode comer o pequeno-almoço no lugar do jantar ou o almoço no lugar do pequeno-almoço. No total são 4 refeições por dia incluindo um snack saudável de 400 calorias cada uma. Veja um exemplo de um menu completo para um dia.

Menu completo da dieta barriga zero

Pequeno almoço

Torrada de passas: 2 fatias médias de pão de passas torradas barradas com 30g de queijo-creme com pouca gordura e cobertas com 2 colheres de sopa de nozes; 1 maça média, (total de calorias = 412).

Almoço

Massa com queijo e espinafres: 130g de massa penne integral cozida temperada com uma colher de chá de azeite, 2 colheres de queijo parmesão ralado fresco, um punhado pequeno de folhas de espinafres baby frescas, 2 colheres de sopa de cebolo picado e 150g de molho de tomate para a massa, (total de calorias = 368).

Snack

Sundae de Ananás: 130g (aproximadamente 3 rodelas de ananás em conserva de calda natural misturadas com 200g de queijo cottage com pouca gordura e cobertas com 2 colheres de sopa de nozes picadas, (total de calorias 420).

Jantar

Carne de porco com vegetais salteados: 6 colheres de sopa de mistura de vegetais salteados em 1 colher de sopa de óleo de canola, temperados com grãos de pimenta esmagados, servidos com 100 g de lombo de porco cortado em fatias e 3 colheres de sopa de arroz integral cozido, (total de calorias = 444).

A intenção da autora é que o leitor depois de completar os 32 dias da dieta, saiba depois fazer escolhas alimentares mais saudáveis e que se mantenham a longo prazo. A dieta não pretende ser uma mais entre tantas, mas sim um plano de emagrecimento cientificamente testado que reduz eficazmente o excesso de gordura da barriga.

Depois de experimentar a Dieta Barriga Zero durante 32 dias e ter atingido o seu peso ideal, deve continuar com a mesma ingestão diária de calorias, isto é 400 calorias por refeição, 1600 por dia. Qual a razão para manter este número de calorias? Pois porque 1600 calorias diárias são o suficiente para manter a energia, apoiar o sistema imunitário e manter a preciosa massa muscular que faz o corpo gastar calorias, sem no entanto acumular gordura na barriga.

A dieta conta ainda com um programa de exercícios opcional e as caminhadas para queimar gordura.

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Faça um comentário