Alimentos que cuidam da pele

Quem não gostaria de ter uma pele bonita, saudável e luminosa? Será possível tornar este desejo realidade de forma natural? Sim, e para tal a chave está em saber quais os alimentos que cuidam da pele. Quantas vezes ouvimos dizer que somos o que comemos.

Sendo assim saiba quais os nutrientes que mais zelam a sua pele e em que alimentos se encontram.

Como alimentar-se bem para ter uma pele bonita

Alimentos que cuidam da pele

Todos fazemos pequenos gestos no dia a dia para ter uma pele bonita, como protegê-la do sol, evitar o tabaco, mantê-la hidratada, mas um deles, por vezes descuidado, é cuidar da alimentação, passo este que é fundamental para manter a pele bonita e brilhante de forma natural. Muitos nutrientes são antioxidantes, pelo que ajudam a pele a defender-se dos radicais livres e previne assim o seu envelhecimento.

Os nutrientes que cuidam da pele são:

Betacaroteno – após ingerido este nutriente transforma-se em vitamina A, designada também de retinol. A principal fonte deste nutriente é o tomate e seus derivados: sumos, sopas e molhos de tomate. Pode usar também o tomate enlatado ou em conserva, pois fornece ainda mais carotenoides, já que favorece a absorção no intestino. Outras fontes ricas em betacaroteno são as frutas e verduras amarelas ou cor de laranja tais como: cenoura, abobora, batata doce, pêssegos, cerejas, alperces, legumes de folhas verdes etc.

Vitamina B6 – esta vitamina está presente em alimentos ricos em proteínas como o peixe azul, ovos, carnes magras, mas também nos frutos secos, bananas, passas, leguminosas como o feijão, cereais integrais e peras abacates.

Vitamina E – está presente em alimentos de origem vegetal: cereais integrais, frutos secos como as avelãs e nozes, gérmen de trigo, óleos vegetais como o azeite e verduras de folha verde como os brócolos.

Vitamina C e colágeno – as melhores fontes de vitamina C são as frutas, como os citrinos, os morangos, as amoras e o kiwi. Também está presentes em verduras como os pimentos, a couve e os tomates. Para além de ser um antioxidante potente, que combate os radicais livres, a vitamina C é muito importante para a pele, porque é necessária para fabricar o colágeno, uma proteína que ajuda a manter a pele firme e sem rugas.

Minerais (cobre, selénio e  zinco) – encontram-se maioritariamente nas carnes, marisco, ovos, cogumelos, cereais integrais e leguminosas como o feijão.

Conselhos práticos

De modo a usufruir melhor de todos os nutrientes das frutas e verduras, consume-as sempre que possível cruas, e quando cozidas, no caso de algumas verduras, prefira cozer ao vapor, ou então com pouca água e no menor tempo possível, de modo a minimizar a perda de nutrientes. Ao guardar, mantenha-as sempre no frigorifico e tapadas.

As carnes devem ser assadas ou grelhadas. Os alimentos que não necessitam frigorifico, como as leguminosas, devem ser guardados longe da luz e fechados hermeticamente.

Água para uma pele sempre hidratada

A hidratação é essencial pois favorece a saúde e isso reflete-se no aspeto da pele. Manter a pele hidratada é, a par dos alimentos que cuidam da pele, outro grande passo que contribui enormemente para a beleza da pele. Por isso é importante ingerir 1,5 a 2 litros de água ao dia.

A água mantem a pele hidratada e ao mesmo tempo proporciona nutrientes que permitem eliminar com facilidade as toxinas que prejudicam a pele. É aconselhável ingerir água ao longo do dia sem esperar a sentir sede. A hidratação em combinação com uma dieta para uma pele bonita e a prática de algum exercício físico fazem maravilhas pelo seu aspeto.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Faça um comentário