A água com limão ajuda a perder peso

Começar o dia com um copo de água com limão ajuda a perder peso, porque estimula a desintoxicação do organismo, além de ter muitos outros benefícios para a saúde.

Obviamente que tomar água com limão sem empreender outras medidas para emagrecer, como os cuidados com a alimentação, ou a prática de uma atividade física para gastar calorias, pode não trazer só por si os resultados esperados, no entanto é uma escolha saudável, uma vantagem a somar ao controlo de peso, mas também à saúde e bem estar.

água com limão para emagrecer

Porque é que a água com limão ajuda a perder peso?

O atual estilo de vida caracterizado pelo sedentarismo e associado a hábitos alimentares pouco saudáveis contribuem enormemente para a acumulação excessiva de substâncias nocivas no organismo e isso constitui um obstáculo para a perda de peso.

Se o organismo não se limpa adequadamente, as substâncias tóxicas vão-se acumulando no intestino, no tecido adiposo, enfraquecendo assim o sistema imunitário e o funcionamento do intestino. Deste modo, o peso do corpo aumenta.

A água com limão é como uma água detox para emagrecer, pois ajuda a eliminar toxinas do corpo, a regular o funcionamento adequado dos rins e aparelho digestivo, levando-o a um funcionamento pleno e tornando o emagrecimento muito mais fácil e eficaz.

Além disso, os limões contêm pectina, uma fibra solúvel que ajuda a saciar, reduzindo os desejos por doces, ao mesmo tempo que o efeito alcalino do limão contribui para reduzir a fome durante o dia. Por tudo isto, o limão faz parte de muitos planos de emagrecimento entre os quais se encontra varias versões da dieta do limão.

Desintoxicação do organismo

Ao acordar pela manhã o nosso organismo encontra-se desidratado e precisa de água. É o momento ideal para beber água com limão, não só para matar a sede, mas porque esta nutre o corpo com vitaminas, minerais e outras substâncias que limpam, purificam, equilibram o ph do organismo, auxiliam na digestão, proporcionam energia e fortalecem o sistema imunológico. Razões mais que suficientes para começar o dia com um copo de água morna com sumo de limão. Um hábito saudável que deveria ser praticado todas as manhãs.

As toxinas e outras substâncias nocivas resultam dos processos metabólicos que se produz a cada momento no nosso corpo e que nem sempre são completamente eliminados, fazendo com que o metabolismo abrande e haja sobrecarga nos órgãos de excreção. O resultado é a acumulação de substâncias tóxicas e gorduras que serão armazenados no tecido adiposo, mas também nos músculos e órgãos, aumentando assim o risco de doença.

Um diurético natural

A água com limão é um diurético natural que faz aumentar a quantidade de urina por parte dos rins e da bexiga e, consequentemente elimina toxinas e substâncias nocivas do corpo mais rapidamente.

Por outro lado, o alto teor de nutrientes do limão repõe as vitaminas e minerais perdidos e apoia o sistema imunitário, desta forma a sensação de fadiga e falta de energia serão reduzidas.

Ajuda a alcalinizar o sangue

Beber água com limão ajuda a equilibrar os níveis de pH no corpo. O equilíbrio ácido-base do sangue é influenciado pelo que comemos, hoje em dia há uma tendência à acidificação.

A alimentação da vida moderna com produtos refinados e açucarados faz com que o ph tenda mais para a acidez. A obesidade, à semelhança de muitas doenças, ocorre quando o pH no corpo está ácido. Apesar do limão ter um sabor ácido, mas quando ingerido cria um ambiente alcalino, ajudando portanto a reequilibrar o pH sanguíneo.

Alguns estudos têm demonstrado que uma dieta alcalina promove a perda de peso mais rápido. Uma dieta com alimentos alcalinizantes – hortaliças e frutas frescas – e baixa em açucares, gorduras más, carnes vermelhas e produtos refinados ajuda a manter o equilíbrio do pH sanguíneo.

Ajuda a digestão

O sumo de limão rico em ácido cítrico tem uma composição similar à da saliva, que em conjunto com as enzimas e ácidos próprios do tracto digestivo vão estimular a produção de sucos gástricos e desta maneira melhora a digestão dos alimentos e a absorção dos nutrientes. A par, também ajuda a minimizar sintomas próprios das más digestões como azia, arrotos e flatulência.

Como se prepara a água morna com limão

Para aproveitar as propriedades benéficas do limão deve-se diariamente logo de manhã antes do pequeno almoço beber o sumo de meio limão misturado com um copo de água morna. Para potenciar ainda mais o efeito depurativo do limão convém manter uma ingestão abundante de água ou infusões.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Faça um comentário