Como deve caminhar para perder peso

O simples ato de caminhar para perder peso, por si só, não é suficiente para perder muitos quilos, já que os melhores resultados obtêm-se quando conjugados com uma dieta de emagrecimento.

No entanto, se decidiu começar a caminhar para perder alguns quilos, saiba que há pequenos truques que vão ajudar a queimar mais calorias durante as caminhadas. Fique a saber quais são?

Como caminhar para perder peso

Caminhar é um exercício saudável, pois faz bem à saúde, nomeadamente ao coração, às articulações e ao estado de ânimo, promovendo o bom humor. É também um grande aliado na gestão do peso adequado, sobretudo quando não existe a predisposição para fazer dieta.

Quanto caminhar para perder peso

Os quilos a mais representam a gordura que temos em excesso no corpo e o exercício físico é uma forma de livrar-se dessa gordura. Neste sentido, as caminhadas quando praticadas todos os dias, começam logo a surtir efeito e os resultados são rapidamente visíveis na balança. Pode aproveitar e fique a saber quantas calorias é preciso queimar para perder 1 kg.

Deve seguir certas regras, se quer caminhar para queimar mais gordura. Uma boa caminhada não é apenas uma ótima maneira de aliviar o stress, é também uma forma de emagrecer. Aqui deixamos algumas dicas e truques para aumentar a eficiência das caminhadas.

Exercícios de alongamento

Embora caminhar não suponha um exercício que requeira muito esforço muscular, no entanto, é importante que antes e depois de cada caminhada, faça alongamentos aos músculos para evitar lesões. Além disso, ao praticar os exercícios de alongamento, está a preparar o corpo para queimar mais calorias. Assim, o facto de caminhar para perder peso será muito mais compensador.

Levar mochila

Um garrafa de água, uma toalha, uma t-shirt para mudar, o mp3… tudo isto são objetos que podem ser levados na mochila e que representam carregamento extra. Se carregar peso a mais (sem ser excessivo, obviamente) aumenta o esforço físico e, portanto, ao caminhar vai queimar mais calorias.

Emagrecer com caminhadas diárias

A melhor foma de caminhar para perder é aumentar o ritmo do passo. O ritmo rápido faz emagrecer. Ao aumentar o ritmo das caminhadas, ou seja, se começar a andar mais rápido, este esforço extra, vai queimar mais calorias. Pode começar a andar cinco minutos a passo brando e, em seguida, fazer dois minutos a passo rápido (não é preciso correr, a não ser que assim o queira).

De acordo com um estudo publicado na revista Obesity, as mulheres de mais de 40 anos, têm que caminhar cerca de 3.520 passos por dia para perder dois quilos e meio por ano, sem ser precisar alterar a alimentação. Além disso, a gordura abdominal que é a mais perigosa, teve uma diminuição do doze por cento. Isto quer dizer, que caminhar emagrece e ajuda a perder barriga.

10.000 passos por dia para queimar calorias

Os especialistas aconselham para a população em geral a fazer 10.000 passos por dia – o equivalente a cerca de cinco km, que normalmente é feito em cerca de 40 minutos. Durante este tempo, o corpo queima o equivalente a 240 calorias. Por isso caminhar 5 km por dia emagrece, mas talvez não tanto como desejado. Mas traz muitos benefícios para a saúde, pois reduz-se o risco de doenças crónicas, como os ataques cardíacos, a diabetes etc. Quem deseja por isto em prática, pode utilizar um pedômetro ou uma app, para a contagem dos passos, que lhe servirá também de motivação.

Os 10.000 passos também podem incluir os passos da sua vida cotidiana, como por exemplo o caminho que percorre para o trabalho e o regresso a casa, ou a pausa para o almoço, que pode aproveitar para fazer uma caminhada. Uma caminhada de uma hora faz queimar cerca de 360 calorias.

Caminhadas com subidas

Não tem propriamente de escalar montanhas, mas o terreno inclinado com a existência de subidas é outra dica que lhe permite queimar mais calorias. Perante este esforço redobrado, o corpo precisa de mais energia, pelo que vai queimar também mais calorias. Por isso, opte por trajetos com subidas acentuadas para intensificar a perda de peso.

Hidratação correta

Praticar desporto ao ar livre, particularmente no verão, pode provocar uma desidratação muito mais rápida do que o habitual, por isso é necessário aumentar a ingestão de líquidos. Sendo assim, não se esqueça de levar uma garrafa de água para ir bebendo ao longo da marcha. Além disso, uma adequada hidratação minimiza o cansaço e a fadiga, e ajuda o organismo a eliminar gorduras e toxinas, o que é particularmente útil para auxiliar a perda de peso durante as caminhadas.

Embora, o facto de caminhar para perder peso seja uma forma eficaz de lutar contra os quilos a mais, terá um efeito mais rápido na perda de peso se for combinado com uma dieta saudável. Os resultados na balança são logo visíveis.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Faça um comentário