Como perder um quilo por semana

Há duas formas de perder um quilo por semana, ou reduzir as calorias ou aumentar o gasto calórico através do desporto. Qualquer delas vai ajudar a emagrecer, mas quando combinadas surte melhores resultados.

Se o objetivo é perder 1 kg por semana, significa que devemos queimar 7 700 calorias, pois essas são as calorias que tem 1 quilo de gordura corporal. Queimar 7 700 calorias só com o exercício seria muito extenuante e levaria ao abandono.

O ideal é fazer uma combinação, ou seja, controlar o que ingerimos, desta maneira ingerimos menos calorias e, por outra parte queimar calorias através do exercício físico. Em seguida sugerimos como reduzir da dieta diária 4400 calorias numa semana.

Como perder 1 kg por semana

Reduzir calorias para perder um quilo por semana

Se durante uma semana seguir à risca estas dicas vai reduzir 4400 kcal e perder mais de meio quilo por semana.

  • Tome menos açúcar no café. Um saquinho de açúcar pesa mais ou menos 10 gramas, o equivalente a 40 kcal. Se tomar três chávenas de café por dia e por cada chávena deitar 1 saquinho em vez de dois, reduz 840 calorias por semana.
  • Substitua o leite gordo pelo leite magro. Assim reduz 2 gramas de gordura por cada 100 ml, ou seja, 18 kcal. Tomar um copo de leite magro (2 dl) por dia em vez de leite gordo, reduz 252 calorias por semana.
  • Beba água em vez de refrigerantes. Uma lata de Coca-Cola (0,33), contém cerca de 35 gramas de açúcar, o equivalente a 3,5 saquinhos de açúcar. Por dia representa 140 kcal, o que significa que vai reduzir 980 kcal por semana.
  • Coma uma maçã em vez de batatas fritas enquanto vê a televisão. Um pacote grande de batatas fritas tem cerca de 800 calorias e uma maçã media apenas 80 kcal.
  • Prefira batatas cozidas em vez de batatas fritas. Uma porção de 100 gramas de batatas fritas tem 370 calorias, das quais 126 calorias é da fritura. Em duas porções por semana vai reduzir 250 kcal.
  • Os enchidos com baixo teor de gordura são mais saudáveis e menos calóricos. 100 gramas de chouriço contém 30 gramas de gordura e, portanto, 270 calorias. O fiambre tem apenas 3 gramas de gordura. Irá reduzir 243  calorias.
  • Uma garrafa de cerveja tem cerca de 225 calorias. Se evitar tomar cerveja todos os dias, ao cabo de uma semana, vai reduzir  1125 kcal.
  •  A carne das aves é menos calórica do que a carne de porco, 200 gramas de frango ou peito de peru sem pele tem cerca de 160 calorias, já uma costeleta de porco de 200 gramas, tem 220 kcal. Se em vez das costeletas de porco comer duas vezes por semana carne de frango, vai reduzir por semana 120 calorias.

Para além de reduzir calorias através da dieta, pode queimar mais calorias por meio do exercício físico. Esta forma conjugada é a mais adequada para perder um quilo por semana, além disso acelera o metabolismo o que significa que seguirá queimando calorias mesmo depois de parar de fazer exercício.

Queimar energia através do exercício físico

Pode aumentar o gasto energético através do desporto ou do aumento de movimentos no dia a dia. Propômos algumas atividades desportivas que fazem queimar cerca de 3300 calorias numa semana.

Desportos que queimam gordura:

  • Correr 45 minutos, queima cerca de 450 calorias. Se correr 3 vezes por semana, queima cerca de 1.350 kcal
  • Andar de bicicleta 20 minutos, queima cerca de 160 kcal. Se fizer isto duas vezes por semana, gasta 320 kcal
  • Passear a passo rápido durante 30 minutos, queima cerca de 150 calorias. Se fizer 4 vezes por semana, gasta 600 kcal. Leia mais sobre como caminhar para emagrecer.

Pequenos movimentos que ajudam na perda de peso

  • Fazer a lide de casa durante meia hora gasta cerca de 140 kcal, ao fim de uma semana representa um gasto de 980 kcal
  •  Subir escadas consome cerca de 210 calorias. Se durante 7 dias sobe e desce várias vezes ao dia, vai queimar 150 kcal.

Como vê, para perder um quilo por semana, deve queimar 7.700 kcal, que á energia contida em um quilo de gordura corporal. No entanto, isto não significa exatamente que vai perder um quilo de gordura por semana, já que o corpo necessita tempo para adaptar-se à nova situação. Embora, os resultados possam demorar, mas o mais importante é que vai perder peso.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

One Response to “Como perder um quilo por semana”

  1. Daniela diz:

    ola eu tenho 34 anos,meço 1,60 cm e peso 53 kg o meu problema e na zona abdominal pois no resto do corpo sou magra.Pratico exercício tres vezes por semana e vou trabalhar de bicicleta mas mesmo assim não consigo reduzir a zona abdominal.Poderia me dar algumas dicas para ter resultados?obrigado

Faça um comentário