Como ter uma barriga lisa

O verão aproxima-se e é altura de vestir o biquini, por isso ter uma barriga lisa é o desejo de toda a mulher. Com pequenas mudanças na alimentação é possível acabar de vez com a barriga inchada.

É costume pensar que fazer abdominais ajuda a ter a barriga lisa e tonificada. Embora ajude, não é suficiente. Os exercícios para a barriga devem ser combinados com uma mudança nos hábitos alimentares.

Dicas para ter uma barriga lisa:

Como ter uma barriga lisa

 

Não coma depressa e mastigue bem

As pessoas que comem depressa engolem muito ar o que aumenta o inchaço abdominal. Não mastigar bem os alimentos também contribui para um ventre inchado. Os alimentos devem ser bem misturados com a saliva, para que as enzimas salivares possam digeri-los na boca.

Quantas vezes ouvimos dizer que a digestão começa na boca. As glândulas salivares possuem enzimas que ajudam a digerir os alimentos antes mesmo de chegarem ao estômago. Se forem engolidos sem ser mastigados, chegam inteiros ao intestino, o que vai fazer com que a digestão seja demorada e provoque fermentações e gases dando origem à barriga inchada.

Aprender a mastigar bem os alimentos, com a boca fechada para não entrar ar, vai contribuir para ter uma barriga lisa rápido.

Não aos fritos

O excesso de fritos como panados, croquetes, batas fritas…, faz com que os alimentos absorvam muito óleo. A gordura como necessita mais tempo para ser digerida provoca a sensação de estômago inchado depois de comer. Em alternativa aos fritos, use outros métodos para cozinhar os alimentos como grelhados, ao forno, a vapor, micro-ondas…

Adeus refrigerantes

O gás dos refrigerantes faz inchar a barriga. Além disso, todo o açúcar contido nestas bebidas leva à ingestão de “calorias vazias” que contribuem para os quilos a mais.

A cerveja mas também álcool causam o aumento excessivo de bactérias nocivas no estômago, que produzem gases. Além disso, as calorias destas bebidas que vão aumentar a cintura. Portanto, evite álcool ou limite-se a uma bebida. A água com gás, embora não contenha calorias, também faz inchar a barriga.

Nas refeições beba água sem gás, mas pouca, porque beber muita água à refeição atrapalha a digestão. No entanto, beber muita água afastada das refeições é aconselhável, ou os chás que contribuem para uma barriga lisa, que mais abaixo pode ver quais são.

Fibra com moderação

A fibra é necessária, mas com conta e medida. Se ingerirmos pouca, provoca obstipação ou prisão de ventre, mas se ingerirmos muita, pode provocar diarreia e inchaço na barriga. Se a sua alimentação é rica em verduras, frutas e alimentos integrais, quer isto dizer que já tem fibra suficiente, não sendo preciso recorrer a suplementos de fibra, quer seja em comprimidos ou farelo.

Diga não ao açúcar para bem da sua barriga

É difícil, por vezes, resistir aos doces, mesmo sabendo que é mau para a figura e para o estômago. Não só pelo excesso de calorias que leva à gordura abdominal, podendo dar origem à resistência à insulina. Mas o açúcar é o alimento preferido das bactérias nocivas do intestino, causando a produção de gás, que se traduz numa barriga inchada. Para ter uma barriga lisa evite o açúcar, mas também os alimentos que o contenham.

Não ao chiclete

Muitas pessoas gostam de mastigar pastilha elástica, ou porque querem evitar a fome ou para distrair-se, mas isso provoca inchaço. Cada vez que mastigamos chiclete engolimos ar e o estômago aumenta de volume como um balão cheio de ar, causando gases e inchaço.

Além disso, está provado que certos adoçantes (contidos normalmente nos chicletes) aumentam o apetite por doces. Como vê, mascar pastilha elástica pode inchar a sua cintura por dois motivos. Evite os chicletes para ter um estômago mais liso.

Limite o sal e acabe com a retenção de líquidos

O sal provoca retenção de água, e por conseguinte inchaço. Por isso, reduzir o consumo de sal é um dos primeiros passos para ter uma barriga lisa. É também uma das razões porque a perda de peso rápida é logo visível no início de um nova dieta. Retire o saleiro da mesa e adquira o bom hábito de comer com menos sal.

Os alimentos salgados causam retenção de líquidos e isso tem como resultado a barriga inchada. Esta situação costuma piorar nos dias antes da menstruação. Não só deve reduzir o sal ao cozinhar, mas evitar queijos, carnes fumadas, enlatados, embutidos, batatas fritas ou aperitivos de pacote. Leia o rótulo e aprenda a reconhecer o sal “oculto” ou sódio. A solução passa por escolher produtos com teor baixo em sal.

Evite estes alimentos 

Para descobrir qual é o problema que lhe pode estar a provocar inchaço na barriga, esteja atenta à sua alimentação e elimine estes alimentos:

  • Evite alimentos refinados, com farinhas brancas como o pão, bolachas, massas, os cereais do pequeno almoço, mas também o arroz, a batata, a banana. Isso significa que está a fazer uma alimentação muito rica em amidos e açucares, que favorece a fermentação e a acumulação de gases no estômago. Os hidratos de carbono em geral, incluindo os integrais, quando consumidos em excesso aumentam o volume da barriga. Consuma-os com moderação.
  • As leguminosas como o feijão, o grão de bico, lentilhas, ervilhas, favas levam à formação de gases. Evite-os, ou coma quantidades muito reduzidas.
  • Também as hortaliças como as crucíferas, couves, couve-flor, bróculos, legumes saudáveis, mas que infelizmente, são uns dos mais propensos a causar inchaço no estômago. Se desconfia destes alimentos elimine-os da sua dieta durante algum tempo.
  • A fruta também pode ser um problema, quando tomada depois de comer, porque pode causar fermentação no estômago. Coma a fruta antes ou no intervalo das refeições.
  • O leite e seus derivados, nem sempre são bem tolerados por certas pessoas, devido à intolerância à lactose. Muitas pessoas, sem saber, perderam a capacidade de digerir a lactose após a infância, o que significa que um copo de leite tomado antes de dormir faz com que, ao dia seguinte, acorde com o ventre inchado. Tente eliminar o leite e veja se a sua barriga fica mais plana.

Barriga lisa em duas semanas

Se realmente quer ficar a saber, se o inchaço da sua barriga deve-se à alimentação experimente fazer durante duas semanas, uma dieta na qual elimine todos os alimentos referidos em cima e dê prioridade aos alimentos que não incham a barriga.

Os alimentos ricos em fibra, como as frutas, vegetais e cereais integrais, particularmente os que contêm fibras solúveis, ajudam a reduzir a cintura. Estes alimentos proporcionam saciedade mais rápido, de modo que vai acabar por comer menos e o seu estômago perde volume.

Boas opções para reduzir a barriga são também a sopa e caldos de verduras sem adição de feculentos como batata ou massas. As carnes magras, sem gorduras e ovos e peixe, não devem faltar, já que as proteínas têm a vantagem de não inchar o estômago. As gorduras saudáveis, como o azeite, segundo um estudo, ajudou a reduzir o excesso de gordura abdominal.

Reduza o sal, tome chás digestivos e muita água fora das refeições. As águas detox ajudam a perder peso, coma devagar, evite o stress e pratique exercício físico. É provável que com estes conselhos consiga baixar o volume da barriga em pouco tempo.

Uma sugestão para ter uma barriga lisa em duas semanas é seguir a dieta barriga Zero e o seu Plano Quatro dias Anti-inchaço, uma dieta criada para emagrecer, mas sobretudo para reduzir a barriga.

Chás para uma barriga lisa

A erva-doce, a hortelã-pimenta e o gengibre, graças às suas propriedades medicinais, têm um efeito calmante sobre o estômago, favorecendo a digestão. O que vai contribuir para ter uma barriga lisa rápido. Além disso, a hortelã-pimenta reduz cólicas e gases, o gengibre combate as náuseas e inflamação e a erva-doce é um diurético que ajuda o corpo a eliminar água.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

One Response to “Como ter uma barriga lisa”

  1. kathy diz:

    Gostei muito desse site, pois realmente descobri o que me faz ficar com essa barriga inchada, mais depois dessas dicar vou mudar bastante coisa.

Faça um comentário