Engordar sem comer

É possível engordar sem comer, ou melhor dito, engordar mesmo continuando a comer o mesmo? Isto acontece a muitas pessoas. Muitas vezes a balança acusa um aumento de peso, sem no entanto, terem comido demais nos últimos dias, semanas ou meses.

Como é isto possível, se não houve excessos. Infelizmente, ganhar e perder peso em certas ocasiões não depende do que colocamos no prato ou do exercício que praticamos, mas sim de outros factores alheios a isto. Vejamos quais são as razões do ganho de peso inesperado.

As causas que levam a engordar de repente

As causas do ganho de peso inesperado

 

Deixar de fumar

É um facto comprovado que as pessoas que deixam de fumar aumentam em media de 2 a 4 kg. A explicação é simples, em primeiro lugar a nicotina faz diminuir o apetite e em segundo lugar, aumenta o metabolismo. Sendo assim, se ao deixarmos o tabaco, não reduzimos a ingestão de calorias ou fazemos mais exercício para compensar, é claro que aumentaremos de peso.

O stress

Quando o nosso ritmo de vida é acelerado, o organismo interpreta isto como uma “ameaça” e adota o “modo sobrevivência”. Nesta situação o corpo começa a segregar cortisol, a hormona do stress. Esta hormona produz um duplo efeito negativo: aumenta a fome e provoca um desejo especial pelos alimentos doces e gordurosos, que são os mais calóricos.

A falta de sono

Ir dormir tarde aumenta a probabilidade de voltar a comer e beber depois do jantar o que supõe somar mais calorias ao fim do dia. Além disso há uma razão bioquímica: a falta de sono altera os bioritmos e gera uma resposta hormonal que aumenta o apetite e diminui a sensação de saciedade depois de comer.

A menopausa

A descida dos níveis hormonais que se produz nesta etapa da vida não é a única razão para o aumento de peso que sofrem as mulheres na menopausa. A outra razão é que, com o passar dos anos o metabolismo torna-se mais lento, o que significa que queimamos menos calorias em repouso. Além disso, nesta fase é normal a passagem de um estilo de vida ativo a um estilo mais sedentário. Mas o mais remarcante das mudanças hormonais recai na silhueta: a partir dos 40 ou 50 anos, a mulher tende a acumular mais gordura na cintura e barriga.

Medicamentos

Uma longa lista de medicamentos estão associados com o aumento de peso, uns porque causam retenção de líquidos outros porque aumentam o apetite. São os efeitos secundários destes medicamentos. A solução não é deixar de tomá-los sem o consentimento médico, mas falar com o médico para que encontre outros medicamentos que alivie os sintomas com menos efeitos secundários.

Excesso de sal na comida

O aumento de peso também pode ser devido à retenção de líquidos em resposta do corpo ao excesso de sal na dieta, neste caso é conveniente evitar ou reduzir o sal e substitui-lo por ervas aromáticas e especiarias.

Quando somos surpreendidos por um excesso de peso sem razão aparente, é aconselhável consultar o médico, só ele pode avaliar esse inexplicável aumento de peso repentino.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Faça um comentário