Operação biquíni: 13 regras de ouro para perder peso

Perante a chegada do verão, para muitos, o principal objetivo é dizer adeus aos quilos a mais, acumulados durante o inverno e que passaram desapercebidos escondidos entre as roupas de inverno.

As estações vão e vêm, e o verão regressa novamente e com ele a preocupação de voltar a vestir o biquíni. Por isso, ainda vai a tempo de iniciar a sua operação biquíni para perder os quilos a mais, se cumprir estas regras básicas.

Operação biquíni e adeus quilos a mais!

1. Diga não às calorias vazias: a alimentação não deve ser tão restritiva, mas deve ser evitados os alimentos que não têm valor nutricional como alimentos processados, doces, álcool, refrigerantes, sumos açucarados…, além de não nutrirem o organismo engordam.

2. Cuidado com as bebidas: é costume prestar muita atenção aos alimentos, mas por vezes esquecemos de que certas bebidas são autênticas bombas calóricas. Evite o consumo de sumos de frutas, refrigerantes, bebidas alcoólicas, batidos, etc. Tudo isso acrescenta calorias sem notarmos.

3. Comer fora: cuidar a alimentação com cara ao verão de modo a não engordar, não significa ter de renunciar aos encontros com amigos e familiares. Em todos os restaurantes e até mesmo em estabelecimentos de fast food existem opções menos calóricas, como saladas, pratos de legumes, peixe grelhado… Evite temperos e molhos, geralmente ricos em gordura e açúcar, e evite o pão. A melhor sobremesa é uma peça pequena de fruta.

4. Pequenos snacks: entre as principais refeições, quando sentir fome evite comer bolos, bolachas e priorize a proteína. Coma alimentos como ovo, queijo, iogurte, fiambres…, são alimentos que têm muitas proteínas e por isso são saciantes. Mantêm estáveis os níveis de açúcar do sangue, fazendo diminuir o apetite. Por exemplo: em vez de comer bolachas, opte por comer uma maçã e um pouco de queijo, ou fatias de fiambre de peru. Assim, a sensação de saciedade vai demorar mais tempo. Veja no seguinte artigo como seria um menu de verão para emagrecer.

5. Corte nos hidratos de carbono ao jantar: opte por carnes brancas, omeletes e peixes acompanhados por legumes e saladas em vez dos tradicionais acompanhamentos como arroz, batatas, massas… Em vez de purés prefira as sopas, porque os legumes e verduras ao não serem triturados são mais saciantes porque não perderam a fibra. E lembre-se também que os alimentos crus saciam mais.

6. Aplique a lei da compensação: se comeu demasiado à hora do almoço por exemplo, faça um jantar mais leve, para que os excessos cometidos não afetem o total das calorias diárias.

7. Faça 5 refeições por dia e não omita nenhuma: para não chegar à próxima refeição ainda com mais fome e comeria muito mais, o que faria engordar.

8. Que tipo de fome tem? É realmente fome o que sente? Ou é fome emocional? Muitas vezes as pessoas comem por ansiedade, por impulso, por aborrecimento, ou como recompensa por algum problema inesperado. A comida é uma necessidade do corpo, não da alma, é importante que distinga a fome verdadeira da fome emocional.

9. Não se esqueça de beber: nos dias quentes de verão, para tornar a sua operação biquíni ainda mais eficaz, não se esqueça de beber muitos líquidos, não só para manter a hidratação, mas para ajudar a eliminar toxinas. O cérebro pode confundir sede com fome, levando-nos a petiscar. Nesse caso convém levar consigo uma garrafa de água e quando sentir fome, beba! A melhor bebida e com 0 % calorias é a água. Beba pelo menos 2 litros de líquidos por dia, incluindo água e chás.

10. Controle o sal: o abuso do sal provoca retenção de líquidos, causando inchaço. Como reduzir o seu consumo? Não adicione muito sal aos seus pratos. Conservas e enchidos, escolha as versões com baixo teor em sal. Evite também as comidas pré-cozinhada, molhos e frutos secos salgados.

11. Engane o estômago e a vista: alguns truques podem ser úteis para perder alguns quilos. Para tal beba um copo grande de água antes das refeições e coma devagar, mastigando bem os alimentos. Isto potencia a saciedade mais rapidamente. A comida servida em pratos pequenos, fará com que os seus olhos vejam um prato muito cheio.

12. O exercício físico é uma prática fundamental: os exercícios cardiovasculares, tais como caminhar rapidamente, andar de bicicleta ou correr são os mais eficazes para queimar calorias.

13. Dormir bem: não dormir as horas suficientes pode ser motivo para comer mais durante o dia, já que o corpo vai compensar a falta de energia causada pela fadiga com uma maior ingestão calórica. Por isso, é essencial que durma pelo menos 8 horas, num ambiente calmo, sossegado e escuro.

Como pode ver não é necessário fazer grandes sacrifícios ou passar fome, basta seguir estas 13 regras, para dar inicio à sua operação biquíni e dizer adeus aos quilos a mais.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Faça um comentário