Site icon A minha dieta diária

Receita de Nutella caseira – Mais saudável

Para fazer a sua própria receita de Nutella caseira, precisa apenas de alguns ingredientes, um pouco de tempo e um bom liquidificador. É saudável, pois não leva açúcar, nem óleo de palma, nem aditivos, nem corantes. Ao não levar leite, é também ideal para os alérgicos ou intolerantes.

Além de fácil de fazer, este creme caseiro de avelãs com chocolate não leva óleo de palma. O óleo de palma é um perigo para a saúde, é cancerígeno e está na maioria dos cremes de barrar dos supermercados e num grande leque de produtos refinados.

Receita de Nutella caseira

Para fazer esta receita de Nutella caseira é importante ter um bom liquidificador ou robot de cozinha para triturar bem as avelãs, de modo a obter um creme aveludado.

Ingredientes: para dois frascos pequenos ou um grande:

Preparação da receita de Nutella caseira

Pré-aqueça o forno para torrar as avelãs a 180º C. Coloque as avelãs no tabuleiro forrado com papel vegetal. Depois do forno quente, introduza as avelãs durante cerca de 10 minutos: tenha cuidado porque as avelãs podem ficar logo escuras e queimadas. (Se comprar as avelãs torradas, pode saltar este passo).

Retire do forno. Esfregue as avelãs entre as palmas das mãos para retirar a pele, ou pelo menos uma parte da pele. Não importa se ainda ficam restos de pele.

Coloque as avelãs torradas num bom processador de alimentos e triture até ficar numa pasta. Quanto mais tempo, mais cremoso fica, o que pode levar 15-20 minutos. Pare, de vez em quando, para raspar com uma colher os restos de avelãs que ficam agarrados no recipiente do liquidificador e envolva na mistura.

Depois acrescente todos os outros ingredientes e misture bem durante 5 a 10 minutos. Volte a parar a máquina se ficar restos da pasta agarrados ao copo, raspe para misturar tudo muito bem.

A quantidade de adoçante ou cacau pode variar dependendo do gosto de cada pessoa – se quer mais doce ou mais achocolatado, retifique se necessário. Ao adicionar mais chocolate vai obter um creme mais liso e aveludado. Também, em vez de avelãs pode utilizar amêndoas ou amendoins – é uma questão de gostos. Há muitas maneiras de fazer a sua própria Nutella caseira.

Coloque o creme de avelãs e chocolate em frascos bem fechados. Esta receita de Nutella caseira não leva conservantes, por isso guarde no frigorifico aproximadamente 1-2 meses. Mas para notar todo o seu sabor é melhor estar à temperatura ambiente, quando for a utilizar. Dica: mexa bem o creme de Nutella caseiro de vez em quando, com uma colher.

Porque deve fazer Nutella caseira?

Imagem: verbraucherzentrale Hamburg

O tradicional creme de avelãs e chocolate comprado nos supermercados tem na sua composição quantidades excessivas de açúcar e óleo de palma e poucas avelãs e cacau. Veja a imagem e a proporção dos ingredientes: o açúcar é o ingrediente principal, logo seguido da gordura. Uma das gorduras mais nefastas para a saúde – o óleo de Palma.

É por isso que esta receita de Nutella caseira sem açúcar e óleo de palma é mais saudável. Se fizer o seu creme de avelã caseiro, obtém um creme mais rico em avelãs e cacau, que oferecem muitos benefícios para a saúde e ainda, com muito menos açúcar.

Utilize para o pequeno almoço, para o lanche, mas sempre com moderação. Os cremes para barrar, mesmo sendo caseiros e saudáveis, o seu consumo excessivo pode engordar.

Exit mobile version