Site icon A minha dieta diária

Chá preto, verde ou branco: qual é o melhor para emagrecer?

Preto, verde ou branco? Qual é a diferença entre estes chás e qual deles é melhor para emagrecer? Esta é a pergunta que queremos saber quando desejamos encontrar um aliado, para além da dieta, que nos ajude a perder peso. Vamos então ver as diferenças entre estes tipos de chás.

É tudo uma questão que envolve o processamento de cada um deles. Porque as três variedades de chás, o branco, verde e preto são feitos a partir da mesma planta. Esta planta é a Camellia Sinensis, que é cultivada maioritariamente na China, no Japão e Índia. A diferença entre eles reside no processo de crescimento e na fermentação das folhas.

A História do chá está rodeada de muitas lendas, mas a mais famosa é a do imperador chinês Shen Nung do ano 2700 a.C., a qual diz que enquanto o imperador descansava, algumas folhas caíram de um arbusto para dentro da chávena de água quente que estava a tomar. Surpreendido pela deliciosa bebida fruto do acaso, rapidamente começou a propagar as qualidades mágicas desta reconfortante bebida.

O tipo de processamento é o que leva o chá a ficar preto, verde ou branco.

Chá preto

Este chá passa por um processo chamado fermentação semelhante a uma oxidação. Isto faz com que o chá adquira essa cor escura e desenvolva o seu aroma. O chá preto é um dos mais populares no mundo. O chá preto é o chá com mais cafeína, podendo ser  considerado uma alternativa ao café. Devido ao processo de oxidação, é o chá que menos catequinas tem.

Chá verde

A diferença entre o chá verde e o chá preto reside na maneira como as suas folhas são processadas, enquanto que o chá preto é fermentado o chá verde é tratado com vapor quente quando é colhido, um processo que desativa a oxidação. A isso se deve a sua cor verde-azeitona, tendo também mais antioxidantes que o chá preto, o que o torna mais saudável.

O chá verde em comparação ao chá preto tem um maior conteúdo de catequinas, isto é o que faz com que o chá verde seja a melhor opção para tomar, como um complemento evidentemente, na luta contra os quilos a mais.

Chá branco

Semelhante ao chá verde, o chá branco não sofre uma fermentação. As folhas oxidam apenas brevemente e depois são secas. Isso dá ao chá a sua cor característica, uma aparência quase prateada. O que torna o chá branco tão especial é que apenas os rebentos são utilizados e não as folhas. Depois de colhidos são submetidos a uma ligeira secagem.

O Chá branco e chá verde contêm os mesmos antioxidantes, mas o chá branco tem mais, embora não tenha sido estudado tanto quanto o chá verde, por isso deve ter benefícios semelhantes ou superiores.

As catequinas no chá verde e branco

As catequinas são polifenóis, e portanto potentes antioxidantes, que se encontram maioritariamente no chá verde e branco e proporcionam muitos benefícios para a saúde do corpo, entre os quais, a aceleração do metabolismo e a queima de gordura. Tanto a oxidação quanto o processamento dos chás reduz a quantidade de catequinas, perdendo eficácia como um complemento para a perda de peso.

Verifique os rótulos para saber a quantidade de catequinas, nomeadamente epigalocatequina galato ou EGCG, que contém uma porção de chá verde ou branco. Se preparar chá com folhas avulso em casa, uma chávena de chá verde contém cerca de 127 miligramas de catequinas, quatro vezes mais que o chá preto, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA.

Se preparar saquetas chá verde, o número de catequinas pode ser significativamente menor. Prefira o chá de qualidade com folhas avulso, vendidas em pacotes ou latas, pois contêm mais catequinas. O chá branco contém mais catequinas e menos cafeína do que o chá verde.

O chá verde ajuda a emagrecer

Vários estudos realizados revelaram que as catequinas podem ajudar a perder de peso. Quando comparados os efeitos do chá verde e preto na perda de peso, os resultados foram os seguintes: um grupo de indivíduos do estudo beberam chá preto que continha 22 miligramas de catequinas e outro grupo bebeu chá verde que continha 660 miligramas.

De acordo com o estudo, publicado em 2009 no American Journal of Clinical Nutrition, os indivíduos que consumiram grandes quantidades de catequinas perderam 2,4 kg, quase o dobro do peso em comparação com o de menos catequinas que perdeu 1,3 quilos. Além disso, o primeiro grupo teve uma maior redução no tamanho da cintura e no índice de massa corporal.

O site NCBI, especializado em estudos científicos faz uma análise de várias investigações realizadas sobre os benefícios do chá verde para emagrecer, no entanto todos ressaltam que esta bebida é uma ajuda, e não a forma decisiva para perder peso. No geral, a perda de peso varia entre 0,2 e 3,5 kg.

Outros benefícios

O chá verde e branco graças aos seus polifenóis e outros constituintes essenciais também podem ajudar a proteger o organismo de algumas doenças. Pode prevenir o cancro, impedir a coagulação do sangue e diminuir o colesterol.

Como se prepara

Estas são as cinco regras para preparar um delicioso chá:

Não beba o chá às refeições pois pode impedir a absorção de nutrientes, deixe passar 20 minutos. É importante beber água além de chá, pois o chá verde tem um efeito também diurético.

O chá preto, verde ou branco, tal como o café contém cafeína, que é designado de teína, porém muito menos. Em comparação a uma chávena de café, uma chávena de chá possui somente 30-40% da cafeína presente no café. De qualquer modo não deixa de ser um estimulante, pelo que as pessoas nervosas devem consumi-lo com precaução.

Exit mobile version