Site icon A minha dieta diária

Os melhores vegetais para emagrecer

vegetais para emagrecer

Os vegetais são aliados das dietas de emagrecimento, além disso são saudáveis. No entanto, quando se trata de perder peso, importa saber quais são os melhores vegetais para emagrecer. Será que podemos comer ervilhas e batatas, ou é preferível espinafre, brócolos ou repolho? Fique a saber já de seguida!

Um estudo de Harvard descobriu o impacto dos vegetais e frutas na dieta das pessoas. O estudo analisou os hábitos alimentares de 133, 468 homens e mulheres com mais de 24 anos de idade. Primeiro, as boas notícias: as pessoas que comiam mais frutas e vegetais com regularidade baixavam de peso. Um facto, que é bem conhecido. Mas agora a má notícia: as pessoas que comiam mais vegetais ricos em amido, especialmente milho, ervilhas e batatas, ganharam peso.

Nem todos os vegetais são bons para emagrecer

Os vegetais em geral têm um baixo teor de açúcar e, portanto, são adequados para perder peso. Mas, de acordo com o estudo de Harvard, existem alguns vegetais que contribuem para o ganho de peso. E tudo porque estes vegetais têm um alto teor de amido. O amido contém açúcar natural. Os vegetais amiláceos como as batatas, milho ou ervilhas, em particular, são ricos em amidos e, portanto açúcares que fazem engordar.

O mesmo estudo mostrou que as pessoas que comiam milho regularmente ganhavam um quilo a cada quatro anos. Isto significa que o milho não é bom? Não, dizem os especialistas, é preciso fazer trocas e não misturar no mesmo prato alimentos ricos em hidratos de carbono.

Porque é que estes vegetais engordam?

O amido é um açúcar complexo, portanto, um hidrato de carbono. Existe hidratos de carbono com baixo índice glicémico (fazem com que o nível de açúcar no sangue suba lentamente) e alto índice glicémico (fazem com que o açúcar no sangue aumente rapidamente). O estudo de Havard descobriu que os vegetais ricos em amido com um alto índice glicémico provocam o aumento de peso a aqueles que abusam do seu consumo.

Em principio, ninguém deve excluir os vegetais ricos em amido da sua alimentação, mas quem quer emagrecer ou tem dificuldade em perder peso deve ter cuidado, e até mesmo as pessoas diabéticas. Estes vegetais são parecidos aos hidratos de carbono como o arroz, massas e cereais. Por isso, não combine no mesmo prato ambas opções.

Sendo assim, se quer comer milho, ou batatas ou ervilhas, não deve, portanto, comer pão, arroz ou massas na mesma refeição. O estudo não diz que as batatas, milho e ervilhas são opções más, mas quem não quer engordar deve reduzir o seu consumo e controlar as suas quantidades e sempre acompanhá-las com vegetais pobres em amidos como verduras.

Além disso, inclua proteínas de baixo teor de gordura e ainda uma peça de fruta. E, assim obtém uma refeição equilibrada e que não engorda!

Se comermos muitos vegetais de folhas verdes como brócolos, espinafre, couves, couve-flor etc., e ainda frutas, de preferência frutos vermelhos, cítricos, maçãs e peras, emagrecemos e obtemos todos os benefícios dos vegetais, nomeadamente vitaminas, minerais antioxidantes e fibras.

Os melhores vegetais para emagrecer

Estes vegetais são bons para perder peso porque têm poucos amidos.

Vegetais não adequados para emagrecer

São os vegetais amiláceos, portanto ricos em amidos

Outros amiláceos que convém ter cuidado: mandioca, ervilha, fava. E, ainda as leguminosas secas: feijão, grão-de-bico, lentilhas…

Depois de saber quais são os melhores vegetais para emagrecer, tenha-os sempre em casa como verdadeiros aliados da sua dieta. São saudáveis cheios de benefícios, e ainda são pobre em calorias e açúcares, e ricos em fibras para ajudar a manter a sensação de saciedade durante muito tempo.

Na seguinte página fique a conhecer melhor quais os vegetais que mais engordam para não comprometer a perda de peso.

Exit mobile version