Site icon A minha dieta diária

Dieta dos pontos

Dieta dos pontosA dieta dos pontos é uma forma de comer onde se conta pontos em vez de calorias. É uma dieta flexível, adapta-se facilmente a qualquer pessoa. Não proíbe nenhum alimento e permite comer qualquer alimento em qualquer lugar, o que a torna ideal para as pessoas com uma vida muito ocupada. Esta dieta dá a impressão de que ninguém está a fazer dieta. Fique em seguida a saber como funciona esta dieta!

A dieta dos pontos designada também por método weight watchers e mais recentemente “Points PLus” promete  uma perda de peso de 2 a 4 kg por mês, no caso das mulheres. Nos homens a perda é de 4 a 8 kg. Pode parecer uma perda de peso lenta, mas em 10 meses a pessoa pode perder 20 quilos.

Dieta dos Pontos: como funciona

É  fundamental conhecer a quantidade de pontos que tem cada alimento, como também a quantidade de pontos que corresponde a cada pessoa, que pode variar conforme o peso, altura e sexo.

Na dieta dos pontos vai poder comer e beber o que quiser, mas não pode exceder os pontos a que tem direito. A cada alimento é atribuído um número de pontos em função do seu valor calórico, do teor em gordura e fibra. Os alimentos pouco calóricos pontuam pouco e os mais calóricos pontuam mais.

Há alimentos que não pontuam como a fruta e as verduras (que têm zero pontos). No seguinte artigo encontra a tabela da dieta dos pontos. Mas primeiro fique a saber, na tabela abaixo quantos pontos lhe corresponde.

Quantos pontos corresponde a cada pessoa?

Embora seja aconselhável consultar um especialista que irá orientá-lo melhor na contagem dos pontos, os cálculos são feitos desta maneira: Por exemplo:

Para o homem é estabelecido uma base de 26 pontos para 80 quilos e a partir de aqui, por cada nove quilos a mais, deve acrescentar dois pontos, por exemplo um homem de 89 quilos tem direito a 28 pontos. Veja na seguinte tabela os pontos que lhe corresponde:

Pontos para a Mulher

Para uma Mulher de estatura média, estes são os pontos que lhe corresponde segundo o seu peso:

Peso (Kg)

Pontos / dia

61 – 70

18

71-80

20

81-90

22

91-100

24

>100

26

Pontos para o Homem

Para um Homem de estatura mediana, estes são os pontos que lhe corresponde segundo o seu peso:

Peso (Kg)

Pontos / dia

<80

26

80-89

28

90-99

30

100-109

32

>110

34

Não há alimentos proibidos

Esta dieta permite a criatividade. Cada pessoa tem liberdade de escolher os alimentos, mas com a condição de levar uma dieta saudável e equilibrada, não devendo ultrapassar o número de pontos que tem direito e deve escolher os alimentos respeitando a pirâmide alimentar: 30% de gordura, 50% de carboidratos e 20% de proteína.

Alimentos de zero pontos

Um erro muito comum que cometem muitas pessoas para emagrecer é ingerir uma quantidade excessiva de alimentos com zero pontos. Isto não quer dizer que se pode comer todos os alimentos que queremos, só pelo facto de possuírem zero pontos, pensando que não engordam.

É certo que pode comer estes alimentos até ficar saciado, mas claro, com moderação. Se está constantemente a ingerir uma quantidade excessiva de alimentos com zero pontos, é obvio que isso vai impedir a perda peso ou até mesmo contribuir para o ganho de peso. As frutas em excesso engordam porque contêm açúcares.

Veja aqui a Lista completa dos alimentos e pontos.

Poupar pontos

Pode poupar pontos, ou seja guardar pontos para outro dia, no máximo 4 pontos por dia (28 por semana). Isto é, no caso de não ter gastado todos os pontos ao fim do dia, se por exemplo sobraram-lhe três pontos, podem ser usados no dia seguinte.

Quer dizer se um dia comeu menos dos pontos que lhe correspondia, no dia seguinte pode comer mais, desde que não ultrapasse os seus pontos mais os pontos que guardou somados.

Como ganhar pontos extra

Ao realizar exercício físico, pode ganhar pontos extra. Por exemplo, se caminhar 30 minutos ganha 1 ponto, se andar rápido durante 30 minutos ganha 3 pontos, 30 minutos a correr ou andar de bicicleta ou fazendo natação acumula 5 pontos.

Exemplos de Pontos

Os pontos são distribuídos ao longo do dia pelas 5 refeições. Por exemplo uma pessoa que deseja emagrecer, deve consumir entre 17 a 19 pontos por dia, o equivalente a 1 400 calorias que permite perder meio quilo de peso por semana, sem sacrificar a sua saúde. Os 17 pontos ficariam assim repartidos, através das refeições:

Menu da dieta dos pontos (com 19 pontos)

Pequeno almoço (4 pontos)

Lanche da manhã (3 pontos)

Almoço (5,5 pontos)

Lanche da tarde (2 pontos)

Jantar (4,5 pontos)

A dieta dos pontos não é recomendada para pessoas com problemas nervosos, crianças menores de 12 anos ou mulheres grávidas.

Exit mobile version