Site icon A minha dieta diária

O café emagrece ou engorda?

É uma dessas bebidas que ninguém despensa e quem está de dieta quer saber se o café emagrece ou engorda. Mas deve saber que nem todos os cafés são iguais e que nem todos têm a mesma cafeína. O café é para muitos esse empurrão de energia que precisam logo de manhã para começar bem o dia, então fique a conhecer algumas verdades e mentiras sobre o café, nomeadamente se emagrece ou engorda.

Nenhuma outra bebida tem tantos efeitos como o café: combate a fadiga, promove a capacidade de concentração, ajuda os deportistas a evitar a fadiga muscular, alivia as dores de cabeça e acelera a queima de gordura, graças ao efeito estimulante da cafeína que muitas dietas proclamam como uma mais valia para perder peso.

 

Quem está de dieta pode tomar café?

São muitas as dietas que permitem o café por muitas razões. O café preto praticamente não contém calorias e, além disso, é um queimador de gordura, podendo ajudar na perda de peso, mas é claro que os quilos não desaparecem bebendo apenas café. Isso seria bom demais.

Parece ser que o café ajuda a queimar gordura sobretudo quando ao mesmo tempo é combinado com o exercício físico. Outra hipótese é que o café tem um efeito saciante, pois esta bebida quente enche o estômago e pode reduzir os desejos por petiscos menos saudáveis.

O café ajuda a emagrecer

Estudos mostraram que a cafeína contida no café promove a lipólise, ou seja, um processo metabólico pelo qual queima a gordura acumulada. No entanto, este processo por si só não é suficiente para fazer a gordura corporal desaparecer, sendo que ocorre mais eficazmente, se ao mesmo tempo houver esforço físico. Sendo assim, a cafeína só pode promover a queima de gordura em combinação com a prática regular do exercício físico.

Se quer perder peso com o café, estimule a queima de gordura, tomando uma chávena de café depois da refeição em casa ou no restaurante e logo depois faça uma caminhada, desta forma a queima de gordura será aumentada. A melhor opção de café para emagrecer é o café preto.

Quantas calorias tem o café?

O café preto tem 2 calorias e não tem práticamente gordura. Quem está de dieta deve saber que é o açúcar e o leite gordo, o que aumenta o seu conteúdo calórico. Veja também quanta cafeína está nos diferentes cafés para ajudá-lo a manter a dose de cafeína dentro dos limites estabelecidos.

Esta é a composição nutricional para 100 mililitros de café de filtro – o típico café filtrado americano.

Calorias 2 kcal
Proteínas 0,10 g
Hidratos de carbono 0,30 g
Lípidos (gordura) 0,00 g
Sal 0,01 g
Fibras 1,10 g
Cafeína 55,00 mg

O café expresso (bica), muito apreciado por todos, tem naturalmente mais cafeína do que o café filtrado; 100 ml de café espresso tem 133 mg de caféína, mas como a quantidade que se bebe de um expresso é muito mais reduzida (25 ml), tem 33,25 mg de caféína e 1 caloria.

O café engorda?

Como o café tem poucas calorias pode fazer parte dos regimes de emagrecimento estritos. No entanto, se adicionar ao café, açúcar, leite gordo, natas, leite condensado o número de calorias pode aumentar e desta forma o café engorda.

Café com açúcar engorda, se beber muitos por dia

Por exemplo, 100 ml de leite tem 42 calorias e 2 colheres de chá de açúcar tem 40 calorias, desta foma um café ficaria com 84 calorias. Se por dia tomar 4, estará a ingerir 336 calorias. Claro que isto pode se tornar com o tempo numa das muitas razões para engordar, porque quanto mais leite e açúcar deite no café, mais calorias terá.

Portanto, desfrute do seu café preto se quer emagrecer ou então com apenas um pouco de leite com baixo teor de gordura. 1 colher de chá de açúcar (5 g) tem 20 calorias. Claro que se está habituado a tomar café açucarado, o seu paladar vai ressentir-se, comece a reduzir gradualmente a dose de açúcar dia após dia até chegar a ½ colher de açúcar.

Qual é dose de cafeína ideal?

O máximo diário estabelecido pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos é de 400 miligramas de cafeína para um adulto saudável. Mas isto é apenas um dato orientativo porque a quantidade de cafeína adequada para cada pessoa depende também do seu peso corporal e de otros fatores. Se quer saber a ciência certa pode usar esta fórmula:

Máximo de cafeína recomendado por dia

O peso corporal em quilos multiplicado por 6 indica o consumo máximo recomendado por dia em miligramas (6 * peso corporal).

Exemplo: uma pessoa de 60 kg

6 * 60 = 360 mg

60 quilos de peso corporal mutiplicado por 6 mg é igual a360 mg de cafeína por dia

No entanto, estes valores são orientativos porque vai depender de cada pessoa e do seu nível de tolerância à cafeína e outros fatores. Deve-se notar que um corpo com menos peso pode metabolizar menos cafeína. Como regra geral, cada pessoa, por experiência própria, sabe onde está o seu limite.

Qual é o efeito da cafeína no nosso corpo?

O efeito do café ocorre após 15 a 30 minutos e o seu ponto máximo produz-se cerca de 30 a 60 minutos após a sua ingestão, permanecendo em média 5 a 6 horas no sangue, mas depende naturalmente das pessoas e da quantidade ingerida.

Tal como a cafeína estimula o metabolismo também estimula o sistema nervoso central e, portanto, pode ter efeitos indesejáveis e até prejudiciais. As pessoas mais sensíveis à cafeína devem tomar o último café logo após o almoço, porque pode provocar insónias, motivo pelo qual dormir pouco pode fazer engordar porque a privação do sono interfere com as hormonas que regulam o apetite.

Se é uma pessoa ansiosa e stressada por natureza ou quem tenha problemas cardiovasculares pode ser conveniente limitar o café ou moderar a sua quantidade, 1 a 2 chávenas por dia, em alguns casos até remové-lo. A cafeína pode ser uma ajuda para perder peso, mas não beba muito café para estimular o seu metabolismo, porque o café pode ser viciante.

Geralmente, o recomendável para as pessoas saudáveis é não exceder as 5 chávenas por dia. Qualquer vício não é bom, demasiado café acaba com todos os seus efeitos benéficos para dar lugar a problemas de ansiedade, insónias que podem levar a comer demais, é preciso quantificar a sua ingestão.

O café tira o apetite?

Mais que tirar o apetite pode ajudar a encurtar o tempo até à próxima refeição, enganando os desejos de comer. Mas só se realmente não houver açúcar. Porque senão pode fazer subir o nível de insulina do sangue e sentir logo a necessidade imediata de alimentos ricos em açúcar.

Claro que quem acompanha o seu café com o tal bolo calórico ou outras doçarias, e ainda deita açúcar, o que vai engordar não é o café em si, senão os seus acompanhamentos. Por isso, se para si tomar um café é motivo, para ao mesmo tempo, apetecer-lhe um petisco doce será melhor limitar o seu consumo ao pequeno almoço e depois das refeições.

O café ajuda a melhorar o desempenho atlético

O café é também para muitos deportistas uma ajuda, graças ao efeito estimulante da cafeína, que pode melhorar o desempenho de qualquer atividade física, quer seja atletas ou quaquer pessoa que pratique algum tipo de exercício fisico com regularidade, evitando também a fadiga muscular.

Tomar café antes e depois da prática de qualquer atividade física ajuda a estimular a queima de gordura, acelerar o metabolismo, o que ajuda a perder peso, ao mesmo tempo que melhora a performance e evita a fadiga muscular.

Por tudo isto não desista do seu café desde que este não seja motivo para comer calorias extras. Se quer investir numa máquina de café, compare modelos e características e muitas outras avaliações no seguinte site www.maquinasdecafe.net pois um ótimo café depende do grão fresco e de outros fatores.

Exit mobile version