Site icon A minha dieta diária

3 Saladas de verão com poucas calorias: deliciosas e nutritivas

As saladas de verão com poucas calorias constituem uma ótima maneira de encher o estômago, com todos os nutrientes e, o melhor de tudo é que não engordam. Completas e nutritivas, frescas e coloridas, no verão quando o sol aperta, uma salada é uma boa opção para o almoço ou jantar, mas também em qualquer altura do ano.

Simples e rápidas de preparar, estas receitas de saladas de verão são uma delicia. Estimulam o metabolismo e ajudam a perder peso de forma saudável, para além de contribuírem a manter a pele bonita e hidratada, graças às vitaminas e antioxidantes que combatem o envelhecimento. Substituía o seu almoço ou o jantar habitual por uma destas saladas rápidas e saudáveis.

Reunimos algumas das melhores receitas de saladas de verão rápidas e fáceis de preparar, para os dias de intenso calor, quando é maior o desejo de comer alimentos refrescantes.

Saladas: principais ingredientes

Estas receitas de saladas são equilibradas e nutritivas. Todas levam vegetais de folhas verdes, variedade de alface, mas também endívias, agriões e outros vegetais crus, acompanhado de molhos, onde não deve faltar gorduras saudáveis como o azeite. Saborosos e saudáveis, são também os molhos misturados com iogurte ou maionese light.

Adicionar proteínas é muito importante, sobretudo se a salada vai constituir o prato principal, neste caso, frango desfiado, salmão, atum em conserva, são boas fontes de proteína. As leguminosas como o feijão, o grão de bico e as lentilhas, previamente cozidos, são fontes de proteína vegetal que enriquecem qualquer salada e podem substituir a carne. O tofu é também uma fonte proteica de alto valor.

Com todos estes ingredientes é fácil poder criar saladas saudáveis e rápidas.

Salada Caesar rápida com salmão escalfado

A alface romana tem o tipo de folha ideal para a salada Caesar. É refrescante, crocante e as folhas são ideais para deliciar todo o sabor do molho ceasar.

Ingredientes (para 2 pessoas)

Preparação

  1. Cozinhe o salmão em água a ferver por 10-12 minutos, retire e deixe arrefecer um pouco antes de cortar em bocados pequenos.
  2. Separe as folhas da alface romana, lave e corte-as
  3. Prepare o molho misturando as anchovas, alho, maionese, leite e a metade do queijo parmesão ralado. Envolva com cuidado as folhas de alface romana com o molho César, juntamente com os pedacinhos de salmão no final. Adicione o queijo parmesão restante sobre o salmão e sirva.

Salada de abacate com salmão defumado

Ingredientes (2 pessoas) :

Preparação:

  1. Partir os abacates e retirar a pele e os caroços, depois cortar em fatias. Coloque as fatias numa tigela e regue com o sumo de meio limão.
  2. Corte o salmão defumado em pedaços, coloque num prato e regue com a outra metade de limão.
  3. Deite o azeite sobre o salmão, tempere com sal e pimenta e deixe marinar por uma hora no frigorifico.
  4.  Coloque numa tigela as folhas de alface cortadas, depois deite por cima o salmão com a marinada, o tofu em cubos e o endro.
  5. Adicione o vinagre, o caldo e coloque à volta as fatias de abacate. Sirva imediatamente.

Salada de leguminosas com frango e endívias

Ingredientes (2 pessoas)

Preparação

  1. Lave bem a alface, corte as folhas e escorra-as bem. Misture a alface com as leguminosas e tempere com um vinagrete feita de azeite, vinagre e sal.
  2. Depois de lavadas e cortadas, coloque numa bandeja as endividais com a parte interior das folhas viradas para cima e recheie-as com a mistura de alfaces e leguminosas
  3. Retire a pele e gordura do frango e corte-o em pedaços pequenos. Tempere com sal e pimenta e frite-o durante 3 a 4 minutos numa frigideira antiaderente em lume forte. Acrescente, já quase no final o alho e a salsa picados. Quando os pedacinhos de frango estiverem dourados, retire do lume.
  4. Coloque o frango sobre a alface e as leguminosas, tempere a salada com o resto do vinagrete reservado e sirva imediatamente.

Com estas deliciosas receitas de saladas com poucas calorias, não só consegue ter uma refeição completa e saudável, sem necessidade ingerir quaisquer outros alimentos, como ainda vai poder perder peso.

Exit mobile version