Site icon A minha dieta diária

Jantares leves para emagrecer

Jantares leves para emagrecer Um jantar leve pode ajudar a emagrecer, tendo ainda outros benefícios. É por vezes uma das refeições mais difíceis de preparar, porque depois de um dia longo de trabalho, quando chegamos a casa, a vontade de cozinhar é pouca, e recorremos a alimentos preparados, que normalmente são calóricos, ricos em gorduras e hidratos de carbono refinados, como pizzas ou pratos pré-cozinhados (lasanha, canelone…) etc.

Quando queremos perder alguns quilos ou manter o peso, o melhor é fazer opções de jantares com baixo teor de hidratos de carbono e com mais proteína, sem necessidade de passar horas a cozinhar. Em apenas 20 minutos pode preparar um jantar leve e saudável.

A importância do jantar leve para emagrecer

O nosso corpo tem como uma espécie de relógio interno. Se comermos de acordo com este relógio interno, obtemos benefícios para a saúde e o nosso peso. Enquanto que de manhã o nosso metabolismo é mais rápido e queima mais calorias, à noite o nosso metabolismo torna-se mais lento, o que quer dizer que gasta menos calorias, sendo muito mais fácil armazenar gordura.

Além disso a nossa atividade física diminui, o que significa que não vamos queimar muitas calorias. Sendo assim qualquer alimento tem tendência a engordar mais.

Por isso é muito importante um jantar leve para emagrecer, particularmente, para quem come muito ao almoço e ao lanche. Reduzir certos alimentos ao jantar, não só contribuímos para a perda de peso como também dormiremos melhor. Fique a saber que alimentos deve evitar e quais dar preferência num jantar saudável para emagrecer

 À noite corte nos hidratos de carbono

Os hidratos de carbono são dos alimentos que mais engordam ao jantar. As refeições preparadas em casa, com massas, arroz, batata, pão, param a perda de peso. Os hidratos de carbono fornecem energia, porque são transformados em açúcar. À noite esta energia não vai ser utilizada porque diminuímos a nossa atividade física, mas será convertida em gordura e armazenada.

No entanto, na preparação de um jantar leve e saudável para emagrecer deve apostar em ingredientes frescos com baixo teor de hidratos de carbono, são eles os legumes e ainda a proteína, que não deve faltar.

O que não deve comer ao jantar:

As proteínas não devem faltar ao jantar

Ao ingerir alimentos ricos em proteína, não só promove a perda de peso, como também contribui para um sono relaxante e reparador. Isto porque, durante a noite as proteínas encarregam-se de favorecer a reconstrução e recuperação da massa muscular e de sintetizar hormonas para prevenir o envelhecimento.

Além disso, se ao jantar não ingere proteínas suficientes pode vir a ter problemas de sono e diminuição do metabolismo, o que faz aumentar a dificuldade para perder peso.

Opções para um jantar leve e saudável

Um jantar leve não é sinónimo de desequilibrado, pelo contrário, pode ser completo e nutritivo. Receitas leves e rápidas para o jantar podem ser sas seguintes:

Em termos práticos, um jantar leve para emagrecer, e também por questões de saúde, deve ser baixo em hidratos de carbono e conter proteínas (com pouca gordura), as necessárias, para saciar sem levar ao ganho de peso, esta é a melhor forma de dormir sem engordar.

Exit mobile version