Site icon A minha dieta diária

Dieta rica em fibras para emagrecer

Uma dieta rica em fibras ajuda a emagrecer e é vital para a saúde. A fibra é essencial porque para além de promover o bom funcionamento do intestino, são muitas as doenças que se pode prevenir, diminuir ou controlar com uma dieta rica em fibra, como o cancro, as doenças cardíacas, a diabetes, a obstipação (prisão de ventre).

A fibra alimentar encontra-se apenas nos vegetais, sendo especialmente abundante nas películas que revestem as sementes, que normalmente é eliminada no processo de refinação. Quanto mais refinado for um alimento, menor será o seu conteúdo em fibra. Por exemplo, a farinha e o pão brancos contêm um baixo teor em fibras, isto porque foi retirado do grão a película exterior, que é muito rica em fibra, sendo aproveitada apenas a parte mais interna do grão, composta por amido (parte branca). No entanto, o pão e a farinha integrais procedem do grão completo, razão pela qual o seu conteúdo em fibra é mais elevado.

Porque é que uma dieta rica em fibra ajuda a emagrecer?

Os alimentos ricos em fibra, são bons aliados das dietas de emagrecimento para garantir a quantidade de fibra por dia, sendo por isso muito recomendados devido a estes benefícios:

Uma dieta rica em fibras, como frutas, hortaliças e cereais integrais e baixa em hidratos de carbono refinados, aliada ao exercício físico contribui, não só para a perda de peso, como também para combater a prisão de ventre, um mal-estar por vezes relacionado com uma alimentação pobre em fibras.

Alimentos ricos em fibra

As fibras encontram-se nos seguintes alimentos:

Quer seja para perder peso ou por questões de saúde, uma alimentação com suficiente fibra é fundamental.

Tipos de fibras

As fibras pertencem ao grupo dos hidratos de carbono complexos, não são digeridas pelas enzimas do aparelho digestivo humano. Ao não serem absorvidas pelo nosso organismo, não fornecem calorias, por isso são muito recomendadas nas dietas de emagrecimento.

Há dois tipos de fibra, a solúvel (pectinas, etc.) encontrada nas frutas, aveia, sementes de linhaça, vegetais e legumes como o feijão verde; e a insolúvel (celulose) que se encontra nos cereais integrais, farelo de trigo e nas oleaginosas (amêndoa, amendoim, avelã).

A fibra insolúvel é indispensável para regular o intestino, dado que aumenta o volume das fezes, acelerando a sua expulsão, além disso arrasta consigo substâncias tóxicas que serão também eliminadas com as fezes.

A fibra solúvel é mais indicada para controlar o açúcar do sangue, pois reduz a absorção dos hidratos de carbono e consequentemente os picos de insulina, ou seja, reduz o índice glicémico dos alimentos. Outro efeito benéfico, é a redução do colesterol mau, funcionando como uma “esponja” que arrasta uma parte do colesterol e das gorduras dos alimentos ingeridos, expulsando-os do corpo através das fezes, sendo por isso responsáveis dos benefícios cardiovasculares atribuídos às fibras.

Como aumentar a ingestão de fibras alimentares

O consumo recomendado de fibras é de 30 g a 40 g por dia, esta quantidade pode ser facilmente atingida se incluir na sua dieta alimentos ricos em fibra tais como: frutas, legumes, saladas, leguminosas, cereais integrais… Substitua o pão branco ou o arroz branco pelo pão e arroz integral que contêm o dobro de fibra. Pode apostar nas sementes de linhaça ou no farelo de trigo se quer uma dose reforçada de fibra.

Para ficar com uma ideia de como obter a quantidade diária das 35 g de fibras recomendada, veja o exemplo:

Lembre-se também de ingerir maior quantidade de água (8 a 10 copos de água por dia), para que as fibras possam atuar corretamente. Apesar dos benefícios das fibras, devem ser consumidas com cuidado porque um consumo excessivo, trás algumas desvantagens:

Se mudar a sua alimentação e começar a ingerir mais fibra de forma repentina pode começar a sentir inchaço e gases no estômago. O intestino ao não estar acostumado deve adaptar-se lentamente. Mas normalmente este problema desaparece ao cabo de algum tempo.

Quantidade de fibra dos alimentos

Futa fresca

Vegetais

Diferentes tipos de pão:

O pão integral contém até 7 g de fibra por cada 100 g, enquanto que as variedades de pão branco, contêm apenas 3 g de fibra por 100 g.

Frutos secos e sementes

Leguminosas

Frutas desidratadas

As frutas desidratadas são bons fornecedores de fibras alimentares, mas cuidado com o seu consumo, porque são também muito ricas em calorias e contêm muito açúcar.

Cereais do pequeno almoço

Uma dieta rica em fibra ajuda a sentir menos fome sendo mais fácil manter o peso ou livrar-se dos quilos a mais. Ao mesmo tempo que confere proteção contra as doenças mais comuns.

Exit mobile version