De certeza que quando está no supermercado já lhe assaltou tantas vezes a dúvida, manteiga ou margarina, qual é a melhor para a saúde? Qualquer que seja a sua preocupação esclarecemos a sua dúvida. Normalmente a margarina é apontada como uma alternativa mais saudável à manteiga, já que esta é de origem animal. Esta ideia surgiu no passado, quando se verificou que a gordura saturada fazia subir o colesterol e acreditava-se que a margarina, por ser de origem vegetal, era a opção mais saudável para substituir a manteiga. Mas será isto certo?
Diferenças entre a manteiga e a margarina:
Vitaminas: ao ser a manteiga é um produto de origem animal, contém de forma natural as vitaminas lipossolúveis A e D, que estão ausentes na margarina, mas esta desvantagem foi resolvida pelos fabricantes, ao adicionar artificialmente vitaminas A, D e também vitamina E às margarinas.
Gorduras saturadas: a manteiga é de origem animal, e como tal contém uma grande quantidade de gordura saturada e colesterol, o que poderia elevar os níveis do colesterol no sangue e promover as doenças cardiovasculares. A margarina, por outro lado é de origem vegetal, considerada mais saudável, ao conter gorduras poliinsaturadas, que contribuem para manter os níveis de colesterol baixos e também protegem contra o endurecimento das artérias.
Sabor: enquanto a manteiga goza de um inconfundível sabor natural, a margarina passou por um processo artificial de adição de conservantes e outros aditivos como corantes e aromatizantes para imitar a cor, o cheiro e o sabor da manteiga.
Calorias: em termos calóricos tanto a manteiga como a margarina apresentam poucas diferenças, neste sentido, a manteiga contém cerca de 900 calorias por cada 100 gramas, enquanto a margarina contém cerca de 750 por cada 100 g. Como são bastante calóricas, se não forem usadas com moderação contribuem para o ganho de peso. Por isso tanto a manteiga como a margarina podem engordar, se não houver moderação.
Processo de fabrico: a manteiga é obtida do leite por meio de um processo natural, que converte a nata do leite em manteiga. Já a margarina passa por um processo artificial, que consiste na hidrogenação dos óleos vegetais, de modo a ficarem com uma consistência sólida, mas com a formação de ácidos gordos trans e o aumento das gorduras saturadas.
A margarina é pior para a saúde
Em questões de saúde, a margarina não é a melhor escolha. Apesar da margarina conter ácidos gordos insaturados importantes, também contém as chamadas gorduras trans. Estas gorduras surgem durante o processo de fabrico no qual os óleos vegetais são transformados artificialmente num produto mais sólido para poder barrar no pão.
As gorduras trans ou gorduras hidrogenadas são prejudiciais para a saúde, muito mais que as gorduras saturadas, pois não só aumentam o colesterol “mau” chamado de LDL, mas também reduzem o colesterol “bom” o HDL. Para saber se uma margarina contém gordura trans, verifique no rótulo os termos “hidrogenado” ou “parcialmente hidrogenado”.
Opções de margarina saudáveis
Contudo, hoje em dia já é possível encontrar variedades de margarinas sem gorduras trans. São margarinas ou cremes vegetais, com uma proporção de gorduras trans inferior a um por cento, e além disso contêm baixos teores de gordura, o que as torna ideais para as dietas de emagrecimento e o controlo do peso. Algumas marcas de margarinas contêm também fitoesteróis, uma substância vegetal que diz reduzir o colesterol.
Portanto, se tiver que escolher entre a manteiga e a margarina comum, é melhor decidir-se pela manteiga. Mas se poder escolher entre a manteiga e uma variedade de margarina que diga não conter gorduras trans, obviamente, a melhor escolha seria a margarina, sobretudo se a sua principal preocupação é a saúde.
Qual é a melhor para emagrecer, manteiga ou margarina?
Se está a fazer dieta, talvez seja melhor escolher a margarina. No entanto, saiba que ambas são gorduras e portanto calóricas. Para ter uma ideia, cerca de 10 g (1 colher de sobremesa) de manteiga contém 90 calorias e 75 calorias se for margarina. Qualquer gordura, seja vegetal ou animal, deve ser utilizada com moderação. Com conta e medida ambas gorduras podem fazer parte da nossa alimentação.
O ideal para perder peso é escolher opções com baixo teor de gordura como a manteiga e a margarina magra ou cremes vegetais para barrar. São pouco calóricos, com menos de 40% e 50 % de gorduras e metade das calorias do que a manteiga tradicional.
Sendo assim, se optar por consumir margarina em vez de manteiga, escolha as versões “magra ou light“ e que não contenha gorduras trans ou hidrogenas. Mas se prefere a manteiga, pode barrar o pão sem sentimento de culpa, em particular as pessoas saudáveis e magras.
Ana Nico says
Vou experimentar