• Saltar para o menu principal
  • Skip to main content
  • Saltar para a barra lateral principal
  • Saltar para o rodapé

A minha dieta diária

Dietas para emagrecer com saúde

  • Home
  • Alimentação
  • Dietas
  • Alimentos
  • Emagrecer
  • Receitas
  • Diversos
  • Calculadoras
Início » Emagrecer » Como ter uma barriga lisa

Como ter uma barriga lisa

O verão aproxima-se e é altura de vestir o biquíni, por isso ter uma barriga lisa é o desejo de toda a mulher. Quase todas as mulheres dizem que a barriga é a zona mais problemática do seu corpo, pois é onde a gordura persiste e teima em sair. Uma barriga lisa é a grande preocupação, sobretudo no verão, tempo de praia, mar, o novo biquíni, roupas de verão mais ligeiras. Tudo isto leva ao desejo de perder barriga. Com pequenas mudanças na alimentação é possível acabar de vez com a barriga inchada.dieta barriga lisa

 

Dicas para ter a barriga lisa:

É costume pensar que fazer abdominais ajuda a ter a barriga lisa e tonificada. Embora ajude, não é suficiente. Os exercícios para a barriga devem ser combinados com uma mudança nos hábitos alimentares, ou então uma alimentação específica, como é o caso de uma dieta para uma barriga lisa.

Não coma depressa e mastigue bem

As pessoas que comem depressa engolem muito ar o que provoca inchaço abdominal. Não mastigar bem os alimentos também contribui para um ventre inchado. Os alimentos devem ser bem misturados com a saliva, para que as enzimas salivares possam digeri-los na boca.

Quantas vezes ouvimos dizer que a digestão começa na boca. As glândulas salivares possuem enzimas que ajudam a digerir os alimentos antes mesmo de chegarem ao estômago. Se forem engolidos sem ser mastigados, chegam inteiros ao intestino, o que vai fazer com que a digestão seja demorada e provoque fermentações e gases dando origem à barriga inchada.

Aprender a mastigar bem os alimentos, com a boca fechada para não entrar ar, vai contribuir para ter uma barriga lisa rápido.

Não aos fritos

O excesso de fritos como panados, croquetes, batas fritas…, faz com que os alimentos absorvam muito óleo. A gordura como necessita mais tempo para ser digerida provoca a sensação de estômago inchado depois de comer. Em alternativa aos fritos, use outros métodos para cozinhar os alimentos como grelhados, ao forno, a vapor, micro-ondas…

Adeus refrigerantes

O gás dos refrigerantes faz inchar a barriga. Além disso, todo o açúcar contido nestas bebidas leva à ingestão de “calorias vazias” que contribuem para os quilos a mais.

A cerveja mas também álcool causam o aumento excessivo de bactérias nocivas no estômago, que produzem gases. Além disso, as calorias destas bebidas que vão aumentar a cintura. Portanto, evite álcool ou limite-se a uma bebida. A água com gás, embora não contenha calorias, também faz inchar a barriga.

Nas refeições beba água sem gás, mas pouca, porque beber muita água à refeição atrapalha a digestão. No entanto, beber muita água afastada das refeições é aconselhável, ou os chás que contribuem para uma barriga lisa, que mais abaixo pode ver quais são.

Fibra alimentar

A fibra é necessária, mas com conta e medida. Se ingerirmos pouca, provoca obstipação ou prisão de ventre, mas se ingerirmos muita, pode provocar diarreia e inchaço na barriga. Se a sua alimentação é rica em verduras, frutas e alimentos integrais, quer isto dizer que já tem fibra suficiente, não sendo preciso recorrer a suplementos de fibra, quer seja em comprimidos ou farelo.

Diga não ao açúcar para bem da sua barriga

É difícil, por vezes, resistir aos doces, mesmo sabendo que é mau para a figura e para o estômago. Não só pelo excesso de calorias que leva à gordura abdominal, podendo dar origem à resistência à insulina. Mas o açúcar é o alimento preferido das bactérias nocivas do intestino, causando a produção de gás, que se traduz numa barriga inchada. Para ter uma barriga lisa evite o açúcar, mas também os alimentos que o contenham.

Não ao chiclete

Muitas pessoas gostam de mastigar pastilha elástica, ou porque querem evitar a fome ou para distrair-se, mas isso provoca inchaço. Cada vez que mastigamos chiclete engolimos ar e o estômago aumenta de volume como um balão cheio de ar, causando gases e inchaço.

Além disso, está provado que certos adoçantes (contidos normalmente nos chicletes) aumentam o apetite por doces. Como vê, mascar pastilha elástica pode inchar a sua cintura por dois motivos. Evite os chicletes para ter um estômago mais liso.

Limite o sal e acabe com a retenção de líquidos

O sal provoca retenção de água, e por conseguinte inchaço. Por isso, reduzir o consumo de sal é um dos primeiros passos para ter uma barriga lisa. É também uma das razões porque a perda de peso rápida é logo visível no início de um nova dieta. Retire o saleiro da mesa e adquira o bom hábito de comer com menos sal.

Os alimentos salgados causam retenção de líquidos e isso tem como resultado a barriga inchada. Esta situação costuma piorar nos dias antes da menstruação. Não só deve reduzir o sal ao cozinhar, mas evitar queijos, carnes fumadas, enlatados, embutidos, batatas fritas ou aperitivos de pacote. Leia o rótulo e aprenda a reconhecer o sal “oculto” ou sódio. A solução passa por escolher produtos com teor baixo em sal.

Alimentos que podem provocar inchaço

Para descobrir qual é o problema que lhe pode estar a provocar inchaço na barriga, esteja atenta à sua alimentação e elimine estes alimentos:

  • Evite alimentos refinados, com farinhas brancas como o pão, bolachas, massas, os cereais do pequeno almoço, mas também o arroz, a batata, a banana. Isso significa que está a fazer uma alimentação muito rica em amidos e açucares, que favorece a fermentação e a acumulação de gases no estômago. Os hidratos de carbono em geral, incluindo os integrais, quando consumidos em excesso aumentam o volume da barriga. Consuma-os com moderação.
  • As leguminosas como o feijão, o grão de bico, lentilhas, ervilhas, favas levam à formação de gases. Evite-os, ou coma quantidades muito reduzidas.
  • Também as hortaliças como as crucíferas, couves, couve-flor, bróculos, legumes saudáveis, mas que infelizmente, são uns dos mais propensos a causar inchaço no estômago. Se desconfia destes alimentos elimine-os da sua dieta durante algum tempo.
  • A fruta também pode ser um problema, quando tomada depois de comer, porque pode causar fermentação no estômago. Coma a fruta antes ou no intervalo das refeições.
  • O leite e seus derivados, nem sempre são bem tolerados por certas pessoas, devido à intolerância à lactose. Muitas pessoas, sem saber, perderam a capacidade de digerir a lactose após a infância, o que significa que um copo de leite tomado antes de dormir faz com que, ao dia seguinte, acorde com o ventre inchado. Tente eliminar o leite e veja se a sua barriga fica mais plana.

Barriga lisa em duas semanas

Se realmente quer ficar a saber, se o inchaço da sua barriga deve-se à alimentação experimente fazer durante duas semanas, uma dieta na qual elimine todos os alimentos referidos em cima e dê prioridade aos alimentos que não incham a barriga.

Os alimentos ricos em fibra, como as frutas, vegetais e cereais integrais, particularmente os que contêm fibras solúveis, ajudam a reduzir a cintura. Estes alimentos proporcionam saciedade mais rápido, de modo que vai acabar por comer menos e o seu estômago perde volume.

Boas opções para reduzir a barriga são também a sopa e caldos de verduras sem adição de feculentos como batata ou massas. As carnes magras, sem gorduras e ovos e peixe, não devem faltar, já que as proteínas têm a vantagem de não inchar o estômago. As gorduras saudáveis, como o azeite, segundo um estudo, ajudou a reduzir o excesso de gordura abdominal.

Reduza o sal, tome chás digestivos e muita água fora das refeições. As águas detox ajudam a perder peso, coma devagar, evite o stress e pratique exercício físico. É provável que com estes conselhos consiga baixar o volume da barriga em pouco tempo.

Uma sugestão para ter uma barriga lisa em duas semanas é seguir a dieta barriga Zero e o seu Plano Quatro dias Anti-inchaço, uma dieta criada para emagrecer, mas sobretudo para reduzir a barriga.

Chás para uma barriga lisa

A erva-doce, a hortelã-pimenta e o gengibre, graças às suas propriedades medicinais, têm um efeito calmante sobre o estômago, favorecendo a digestão. O que vai contribuir para ter uma barriga lisa rápido. Além disso, a hortelã-pimenta reduz cólicas e gases, o gengibre combate as náuseas e inflamação e a erva-doce é um diurético que ajuda o corpo a eliminar água.

Facebooktwitterredditpinterestmail

Clarisse Jardim

Especialista em nutrição e dietética aplicada
Todos os artigos

Leia também:

Mel, quantas calorias

O mel engorda?

Saiba como desfrutar do mel sem medo a engordar, a quantidade recomendada e todos os seus benefícios ... [Continue a ler]

o médico médium anthony william pdf

A alimentação do Médico Médium Anthony William

Uma alimentação que promete curar e prevenir doenças, é esta a abordagem de Anthony William. Revela ... [Continue a ler]

Melhor manteiga para emagrecer

Qual é a melhor manteiga para a sua dieta?

É muito mais fácil evitar o excesso de calorias com a manteiga magra do que com a manteiga dita ... [Continue a ler]

Como fazer kefir de água

Que quantidade de kefir de água tomar por dia?

O kefir de água é uma bebida probiótica que se prepara em casa com os grãos de kefir e que consistem ... [Continue a ler]

Vegetais com amido e sem amdio

O que são vegetais amiláceos e não amiláceos?

Quem quer emagrecer rapidamente é importante que saiba quais são as principais diferenças entre os ... [Continue a ler]

Interações do Leitor

Comentários

  1. kathy diz

    4 de Fevereiro de 2015 em 13:19

    Gostei muito desse site, pois realmente descobri o que me faz ficar com essa barriga inchada, mais depois dessas dicar vou mudar bastante coisa.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sidebar primária

O seu email para receber a newsletter:

As dietas mais lidas

  • Dieta Viva
  • Dieta jejum intermitente
  • Dieta dos 31 dias
  • Dieta de South Beach
  • Dieta Dukan
  • Dieta Atkins
  • Dieta dos pontos
  • Dieta da alcachofra
  • Dieta Scarsdale
  • Dieta Dash
  • Dieta alcalina
  • Dieta Perricone
A minha dieta diária

Em destaque:

  • Qual a quantidade de proteína por dia para emagrecer?
  • Diário alimentar – um registo do que come todos os dias
  • Dieta do ovo para 3 dias
  • Quanto açúcar tem a fruta
  • Conheça os hábitos de pessoas bem sucedidas na perda de peso
  • Dieta de 1500 calorias
  • Quais os vegetais que mais engordam
  • Regras para emagrecer
  • A lista de compra saudável
  • As nozes engordam ou não?
  • A importância do jantar leve para emagrecer
  • Como ter a barriga lisa
  • Quantas calorias é preciso queimar para perder 1kg de peso
  • Dicas para emagrecer 2 kg por mês
  • Como perder 1 kg por semana
  • Vegetais pobres em hidratos de carbono
  • Como deve ser uma dieta baixa em hidratos de carbono
  • Conheça o que é o índice glicémico ─ muito importante se quer emagrecer
  • Como deve ser uma dieta saudável
  • Os frutos secos não engordam
  • Como comer massa e não engordar
  • Água com limão ajuda a emagrecer

Footer

Emagrecer com saúde

dieta para emagrecer com saúde

Páginas

  • Cookies
  • Entre em contacto:
  • Mapa do Blog
  • Sobre mim

Siga-nos nas redes sociais:

Facebooktwitterrss
  • Inicio
  • Mapa do Blog
  • Sobre mim
  • Contacto

Copyright © 2009 www.aminhadietadiaria.com

O nosso site utiliza cookies. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.Aceitar Ler mais
Privacy & Cookies Policy

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
GUARDAR E ACEITAR