Site icon A minha dieta diária

Os frutos secos não engordam

Comer frutos secos não engordamOs frutos secos não engordam, ao contrário do que sempre se pensou. Vários estudos ao longo dos últimos tempos têm revelado que, apesar do elevado teor calórico, o seu consumo não está associado ao aumento de peso. Os estudos sugerem que já não há razões para sermos tão cautelosos ao comer frutos secos e incentivam a comê-los sem medo, esquecendo o que sempre ouvimos dizer “apenas um punhado” e “só de vez em quando”.

As pessoas que ainda se resistem a comer nozes, amêndoas, avelãs… com medo de engordar, agora têm boas razões para começar a desfrutar deste delicioso alimento, que além de não contribuir para o ganho de peso, são saborosos, saciam e protegem a saúde do coração e das artérias, graças às suas gorduras saudáveis e nutrientes valiosos.

Porque razão os frutos secos não engordam?

Parece evidente que os frutos secos não engordam. Nenhum dos estudos relacionou os frutos secos com o ganho de peso. Mas como é isso possível que as calorias dos frutos secos não se depositam no corpo? As várias razões apontadas pelos especialistas são:

Ricos em gorduras “boas”

Os frutos secos são ricos em gorduras saudáveis, as nozes em particular, são dos frutos secos mais recomendados para a saúde do coração, por elevar os níveis de colesterol bom (HDL) e diminuir significativamente o mau (LDL), e ajudar a controlar a glicose e a hipertensão.

Outra grande vantagem dos frutos secos, especialmente muito útil, quando o objetivo é perder peso, é o seu baixo teor em hidratos de carbono, tornando-os muito recomendados nas dietas de emagrecimento ou no controlo de peso, sendo também por essa mesma razão um alimento ideal para os diabéticos.

Qual a quantidade de frutos secos por dia

É verdade que os frutos secos são ricos em gordura e por isso bastante calóricos, para se ter uma ideia 100 g têm cerca de 500 calorias, por isso, são muitas as pessoas, sobretudo aquelas que desejam emagrecer que se privam deste alimento com medo de engordar.

No entanto, ao contrário do que sempre se pensou vários estudos que acompanharam durante anos pessoas que comeram frutos secos várias vezes por semana revelaram que não só não ganharam peso, como até ajudou a perder peso.

Os especialistas recomendam não comer mais de uma porção de frutos secos por dia, mais ou menos cerca de 30 g de qualquer variedade. Para facilitar-lhe este trabalho veja o tamanho da porção, dependendo do tipo de fruto seco:

Dicas e precauções

Tenha em conta que estes estudos referem-se aos frutos secos oleaginosas como nozes, amêndoas, pistachos, avelãs, castanhas do Brasil, caju e similares e não aos frutos desidratados como as passas, alperces e ameixas, pois estes são muito ricos em açúcar. E, como é obvio, fazem alusão aos frutos secos naturais e não aos que foram fritos, ou salgados ou adoçados, ou que contenham coberturas de açúcar ou chocolate…

Não coma diretamente do saco. Se comer frutos secos diretamente do saco corre o risco de comer sem controlo. Substitua todas as fontes de gorduras saturadas e trans como bolos, doces, barras, batatas fritas… por frutos secos, pois são ricos em gorduras saudáveis.

Usufrua da grande vantagem de que os frutos secos não engordam, mas evite o excesso de calorias, por isso a melhor altura é comê-los entre as refeições, como opções para lanches saudáveis em vez de outros alimentos ricos em açúcares e gorduras “más”.

Exit mobile version