As castanhas são deliciosas e muito saudáveis e tomadas com moderação não engordam. Na cozinha a castanha pode ser preparada, à semelhança da batata, de formas tão variadas. Além de assadas e cozidas, pode-se preparar sopas, purés e guisados, e com a farinha de castanha, pão, bolos e biscoitos.
As castanhas contêm menos calorias que os frutos secos, mas muito mais amido, tornando-as ricas em hidratos de carbono, embora menos que o pão, as massas e o arroz, por isso deve haver um especial cuidado para não engordar. A castanha não contém glúten, sendo ideal para os intolerantes ao glúten ou para quem segue uma dieta sem glúten.
Castanhas – boas e saudáveis
As castanhas já eram cultivadas no continente europeu no século V a.C nomeadamente na Grécia, embora não tenha sido até cinco séculos mais tarde, quando o seu cultivo se espalhou por toda Europa. Hoje é cultivada principalmente nos países quentes do Mediterrâneo, como Itália, Portugal, Espanha, França e Turquia.
Benefícios das castanhas para a saúde
- As castanhas, além de deliciosas são saudáveis porque contém vitaminas importantes, como beta caroteno, vitamina C e uma proporção considerável de vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B6) ideais para fortalecer os nervos e combater o esgotamento físico e mental. Por isso a medicina natural recomenda às pessoas que sofrem de esgotamento físico e nervoso, fraqueza e anemia, comer castanhas.
- A quantidade elevada de vitamina C das castanhass ajuda a fortalecer o sistema imunitário, protegendo-nos das infecções e inflamação, ao mesmo tempo que mantém a pele e as articulações em bom estado.
- As castanhas também são ricas em minerais como o ferro, cálcio e fósforo e contêm mais potássio do que qualquer outro fruto seco. A concentração elevada de potássio (707 mg /100 g) ajuda a regular a pressão arterial, o que é muito favorável em casos de tensão alta e na retenção de líquidos, dado que o potássio ajuda a neutralizar o excesso de sódio no corpo, eliminando-o através dos rins.
- As castanhas contêm muitos fitonutrientes, nomeadamente os flavonóides e lignanas, que são substâncias antioxidantes que protegem as células dos radicais livres, reduzindo o risco de morte por doença cardiovascular, bem como o aparecimento de alguns tipos de cancro.
Castanhas – o “pão dos pobres”
Em outras épocas, muito antes da chegada da batata e do milho à Europa, a castanha foi para uma grande parte da população um alimento imprescindível em épocas de fome. Por isso, não admira que a castanha era então chamada o “pão dos pobres”, e dizia-se que um castanheiro por pessoa era suficiente para ninguem morrer de fome no inverno.
Para além de serem comidas tal como eram recolhidas do Castanheiro, da castanha também faziam-se alimentos à base de castanhas, como a farinha e o pão de castanha.
A castanha – um alimento perfeito
As castanhas contêm uma enorme variedade de nutrientes: hidratos de carbono, proteínas, fibra, bem como vários minerais e vitaminas. Graças aos hidratos de carbono complexos, estes garantem que o açúcar no sangue, após a refeição, suba lentamente e permaneça estável durante muito tempo. O que é particularmente interessante para evitar, logo após comer, os repentinos “ataques de fome” – como normalmente acontece com as refeições ricas em hidratos de carbono refinados.
Por esse motivo faz sentido que as castanhas continuem a fazer parte de uma dieta equilibrada e saudável. No entanto, a castanha é um alimento energético tal como outros hidratos de carbono como o arroz, pão, batatas, massa. O segredo está na moderação.
Quantas calorias têm as castanhas?
Estes são os valores nutricionais por 100 gramas de castanhas, que são cerca de 10 a 12 castanhas (depende do tamanho).
- Calorias – 220 kcal
- Proteínas – 4 g
- Hidratos de carbono – 40 g
- Fibra – 4 g
- Lípidos – 2 g
As castanhas engordam?
Há muitas maneiras de comer castanhas sem engordar. Apesar de terem menos calorias do que os frutos secos como avelãs, amêndoas e nozes, mas fornecem muitos hidratos de carbono. Quando consumidas em demasia, obviamente que engordam, o segredo está em fazer substituições e trocas. Podem substituir uma refeição.
Quantas castanhas pode comer por dia?
Para ter uma ideia 100 gramas de castanhas fornecem cerca de 220 calorias e 40 g de hidratos de carbono. Por isso, numa dieta de emagrecimento, este facto deve ser considerado e a solução passa por comê-las ou, em substituição de uma refeição completa, ou como acompanhamento, substituindo o arroz, a massa, as batatas ou as leguminosas (lentilhas, feijões, grão-de bico) e nunca como um petisco depois do almoço ou jantar.
Têm um teor alto em fibras, devido ao efeito de saciedade que provoca, levando portanto a comer menos nas seguintes refeições. Em momentos de stresse e raiva, faça um lanche de castanhas em vez de chocolate. É muito mais saudável e são deliciosas. Se comer uma pequena porção de cerca de 4 unidades de castanhas, que tem cerca de 30 gramas, estará a ingerir cerca de 59 kcal e 12 gramas de hidratos de carbono.
As castanhas, para além de todos os benefícios para a saúde, não contêm glúten e como tal são adequadas para as pessoas com a doença celíaca ou para quem tem sensibilidade ao glúten, ou simplesmente para quem segue uma dieta sem glúten. As castanhas cozidas ou assadas são deliciosas e perfeitas para fazer parte de muitos pratos, além disso são muito saudáveis! Mas saiba que a castanha é um alimento energético!
Deixe um comentário