Site icon A minha dieta diária

A dieta Scarsdale

Criada pelo cardiologista americano Dr. Herman Tarnower, a dieta Scarsdale é um plano de emagrecimento dirigido às pessoas adultas que não têm necessidades dietéticas especiais ou problemas de saúde, e realizam pouca atividade física.Menu dieta Scarlade

Esta dieta é rica em proteínas e pobre em carboidratos e gorduras, fornece cerca de 1.000 calorias diárias e tem a duração de duas semanas. Leva a uma rápida perda de peso corporal, permitindo perder uma média de meio quilo por dia e até 9 quilos nas duas primeiras semanas.

A dieta está dividida em duas fases

A primeira fase da dieta Médica Scarsdale (DMS) consiste num plano alimentar para 15 dias, levando a uma perda de meio quilo por dia. Esta primeira fase não deve ser prolongada para além dos 15 dias. A ingestão calórica é muito baixa podendo causar falta de nutrientes.

A dieta Scarsdale proporciona entre 850 a 1000 calorias por dia durante a primeira fase e 1000-1200 calorias durante a fase de manutenção.

Após a segunda semana, ou seja depois de concluída a primeira fase, existe a dieta de manutenção, ou o programa para manter-se delgado (PMD). Este programa fornece uma lista de alimentos muito mais ampla, e continuamos a perder peso. Se depois de seguir as duas semanas da segunda fase notar que ainda precisa de perder mais peso, pode voltar outra vez à primeira fase (DMS) e ficar mais duas semanas.

As regras básicas da dieta Scarsdale 

  1. Seguir a dieta à risca e comer exatamente como vem indicado
  2. Não beba bebidas alcoólicas
  3.  Entre as refeições, quando a fome apertar, pode comer apenas cenouras e aipo, na quantidade que desejar
  4.  As únicas bebidas permitidas são água, café, chá e refrigerantes sem açúcar
  5. Prepare todas as saladas sem óleo, maionese ou outros molhos gordurosos. Utilize apenas limão e vinagre, ou molho vinagrete
  6. Coma legumes e verduras (evitar milho, ervilhas, batatas, lentilhas e feijões excepto o feijão verde), cozinhadas sem qualquer tipo de gordura
  7. Óleo em spray de cozinha, molho cocktail, temperos, cebola ralada, salsa picada, ketchup (livre de açúcar) molho de pimenta e mostarda, são todos permitidos mas com moderação
  8. Toda a carne deve ser magra, retire toda a gordura visível antes de comer. Retire a pele do frango e do peru
  9. Não é necessário comer tudo o que vem na lista, mas não deve substituir ou adicionar nenhum alimento
  10. Não sobrecarregue o estômago. Coma até se sentir satisfeito, não cheio
  11.  Não seguir a dieta por mais de 14 dias

Alimentos permitidos na dieta Scarsdale:

Carnes magras, aves, peixes, marisco, ovos, queijos magros, legumes, verduras, fruta (excepto uva, banana e abacate), especiarias e ervas aromáticas.

Alimentos proibidos na dieta Scarsdale:

Aqueles que fornecem carboidratos, como pão, massas, arroz, açúcar, farinhas. As leguminosas (lentilhas, feijões, grão de bico, exceto soja), milho, ervilhas, batatas, batata doce. Certas frutas banana, uva, abacate, queijos gordos. Está também proibido as bebidas alcoólicas e gorduras como óleo, manteiga, margarina…

É importante beber pelo menos quatro copos de água diariamente.

Menus da dieta Scarsdale para uma semana

Dia 1

Pequeno-almoço:

Almoço:

Jantar:

 Dia 2

Pequeno-almoço

Almoço:

Jantar:

 Dia 3

Pequeno-almoço:

Almoço:

Jantar:

 Dia 4

Pequeno-almoço:

Almoço:

Jantar:

 Dia 5

Pequeno-almoço:

Almoço:

Jantar:

Dia 6

Pequeno-almoço:

Almoço:

Jantar:

 Dia 7

Pequeno-almoço:

Almoço:

Jantar:

Na segunda semana da dieta Scarsdale volte a repetir todos os menus da primeira semana.

Pão com proteína:  pode substituir pelo pão 100% integral

Como escolher a fruta do pequeno-almoço

Pode substituir a toranja do pequeno almoço por uma das seguintes frutas: 1/2 chávena de cubos de ananás (abacaxi) fresco ou 1/2 manga ou uma generosa fatia de papaia ou melão.

Substituto do Almoço da Dieta Scarsdale

Se quiser pode substituir qualquer almoço pela seguinte refeição rápida. Numa tigela misture todos os ingredientes:

Para beber: café ou chá (sem açúcar) ou refrigerante diet de qualquer sabor

Vantagens da dieta Scarsdale

Não há necessidade de contar calorias ou pesar os alimentos. Permite perder peso em pouco tempo. Não há o dever de praticar exercicio fisico, muito vantajoso para aqueles que não têm tempo. Entre as refeições é permitido comer cenouras e aipo, alimentos saudáveis e baixos em calorias

Desvantagens da dieta Scarsdale

Alguns especialistas não recomendam esta dieta porque a ingestão calórica é muito baixa e carece de certos nutrientes como cálcio e vitaminas solúveis em gordura. Outros afirmam que ao ser muito rica em proteína causa sobrecarga renal e aumenta o ácido úrico.

Recomendação

Sempre que começar um regime consulte o seu médico ou nutricionista de modo a evitar qualquer déficit nutricional ou problema de saúde.

Exit mobile version