Site icon A minha dieta diária

Dieta de verão

Com a dieta de verão, não só vai emagrecer como também proteger a sua pele dos radicais livres causados pelo sol e ainda vai ficar com um bronzeado bonito. Todos queremos perder alguns quilos rapidamente antes das férias. Quanto mais colorida for a alimentação no verão, para além de refrescante e saciante, emagrece, ajuda a bronzear e combate o envelhecimento da pele.

Com muitas frutas frescas, legumes, verduras, saladas e carnes magras vai ser logo possível, além disso vai poder proteger-se do sol mais facilmente, se tiver o cuidado de escolher os alimentos mais ricos em antioxidantes, que dizemos quais são.

A exposição excessiva ao sol aumenta a produção de radicais livres, umas substâncias agressivas que aceleram o envelhecimento da pele. Apesar do nosso organismo produzir, substâncias que os neutralizam ─ os chamados antioxidantes naturais do organismo, contudo estes tendem a diminuir com a idade, pelo que é fundamental recorrer aos alimentos que os contêm.

Alimentação que protege do sol

A maior fonte dos antioxidantes encontra-se sobretudo nas frutas, legumes e verduras. As principais substâncias com ação antioxidante são as vitaminas e os polifenóis. Manter uma alimentação variada em frutas e verduras, é fundamental. Quanto mais colorida seja a dieta, é sinal de que é saudável.

A côr dos alimentos naturais é sinómino de saúde. Cinco porções de fruta e legumes por dia, garantem o fornecimento de substâncias antioxidantes e protetoras. Nesta lista conheça os vegetais com mais nutrientes.

A dieta de verão deve ser rica em polifenóis, uns potentes oxidantes, que estão presentes nas ameixas negras (com casca), laranjas, morangos, uvas pretas, cebola (crua), espinafres, tomate, cereja, orégões, feijão verde, peras, banana, ervilhas, maças (com casca), amêndoas, salsa, alecrim, amoras, arando, quivi, manga, framboesa, goiaba, pimentos, toranja, tangerina, papaia, vegetais folhos como rúcula, couve, repolho, espinafre, agrião e brócolos.

Leia também o artigo de como fazer a dieta detox, um plano alimentar perfeito para o verão.

Alimentos que potenciam o bronzeado

Ganhar a tão desejada cor de verão, sem expor a nossa pele horas intermináveis ao sol é possível através dos alimentos que contêm betacaroteno, uma substância rica em vitamina A. Esta vitamina, potencia a pigmentação natural da nossa pele. Os alimentos que contêm betacaroteno são: a cenoura, beterraba, batata-doce, abóbora, manga, alperce, pimentão, papaia, pêssego, meloa.

A dieta de verão, para além de protegê-la dos radicais livres vai proporcionar um bonito bronzeado. Inclua diariamente alimentos ricos em antioxidantes e vitaminas na sua alimentação. Para tal, prepare saladas de verão com poucas calorias, todas com variedades de alfaces e alimentos proteicos, como o salmão e o frango desfiado, constituindo pratos principais. Não se esqueça de beber muita água para manter a hidratação da pele.

Como deve ser a dieta para emagrecer no verão

Menu para o Verão

Pequeno-almoço

Meio da manhã

Almoço

Lanche

Jantar

A sua dieta de verão aliada ao exercício físico, acelera a queima de calorias e a perda de peso torna-se mais rápida. Por isso, potencie os efeitos da perda de peso com a prática de muito exercício. As temperaturas quentes convidam a andar de bicicleta, nadar, correr ou simplesmente faça longas caminhadas de forma regular.

Exit mobile version