Site icon A minha dieta diária

Dieta dos 17 dias

Dieta dos 17 diasA dieta dos 17 dias é um plano de emagrecimento criado pelo Dr. Michael Moreno, que recorrendo à estratégia “confusão calórica”, leva o corpo a queimar muita gordura, ao variar em cada ciclo de 17 dias a ingestão das calorias. Para não fazer ninguém desistir logo à primeira, esta dieta promete fazer emagrecer em apenas 17 dias.

Apesar dos resultados rápidos que promete, oferece também um equilíbrio de alimentos saudáveis em todas as refeições, combinado com algum exercício físico.

Como funciona a dieta dos 17 dias

Na verdade, a dieta dos 17 dias não dura só 17 dias, mas consta de 3 ciclos de 17 dias de emagrecimento, o que vem a ser 51 dias, e outro ciclo de outros 17 dias de manutenção, que deve durar para sempre. A passagem de um ciclo a outro tem a finalidade de ativar o metabolismo, para não acomodar-se e para que a perda de peso seja constante. A dieta divide-se em 4 fases: Acelerar, Ativar, Conquistar e Manter.

Os ciclos da Dieta dos 17 dias

Primeiro ciclo-Acelerar: dura 17 dias e o objetivo é perder peso rapidamente. A perda de peso é de 4 a 7 kg, com uma ingestão de aproximadamente 1200 calorias por dia. Este ciclo consiste em reduzir os carboidratos como o pão branco, as batatas, a massa, o arroz, o chocolate, as bolachas, sobremesas açucaradas e as bebidas alcoólicas.

Além de emagrecer, esta fase melhora também o sistema digestivo. Está permitido só alimentos saudáveis, frescos e naturais, tais como:

Quem conseguir perder o peso desejado neste primeiro ciclo da dieta dos 17 dias pode passar diretamente ao quarto ciclo.

Segundo ciclo-Ativar: dura também 17 dias, e a perda de peso é de 3 kg. Nesta fase há um aumento das calorias. Alterna-se dias de muitas calorias com dias de poucas calorias do primeiro ciclo. Esta especie de “jogo calórico” pretende estimular o organismo a queimar mais calorias e evitar a estagnação do peso.

É reduzido o consumo de gordura, ou seja de duas colheres de gordura passa para uma só colher e será introduzido alguns carboidratos, como o arroz integral, aveia, cereais integrais, leguminosas, batata-doce, abobora, entre outros. Também haverá mais variedade de proteína como a carne de vaca e alguns mariscos

Terceiro ciclo-Conquistar: dura também 17 dias e a perda de peso é pouca, não mais de 1 kg. O objetivo desta fase é adquirir bons hábitos alimentares através da reintrodução de uma grande variedade de alimentos: carboidratos como a massa, pão, frutas, gorduras e proteínas. O plano alimentar deste ciclo é praticamente igual ao ciclo Ativar, com a pequena diferença na redução da quantidade de proteína, e está permitido tomar uma bebida alcoólica por dia juntamente com um snack de cerca de 100 calorias.

Quarto ciclo–Manter: depois de alcançar o peso ideal nos primeiros 3 ciclos, finalmente neste último ciclo há a opção de comer os seus alimentos favoritos, mas apenas aos fins de semana, sem no entanto descuidar o foco na alimentação saudável nos restantes dias da semana, para não voltar de novo a engordar.

Alimentos permitidos na dieta dos 17 dias

Peixe: salmão, linguado, acedía, barbo, tilápia, atum em lata sem óleo.

Aves: peito de frango, peito de peru, carne de peru picada (sem gordura), ovos, claras de ovo.

Legumes e verduras:

Couve-flor, repolho, brócoli, couve de bruxelas, espargos, espinafre, okra, tomates, cebolas, espinafre, todas as variedades de alface (rúcula, agrião, escarola), alho francês, pimentos, vegetais de folha verde, alcachofas….

Fruta: maçã, pera, frutas do bosque (todo tipo), pomelo, laranja, pêssego, ameixa, pera espinhosa, ameixas secas, uva preta.

Alimentos probióticos: iogurte, kéfir, leite acidófilo magro, yakult (leite fermentado), queijo cottage, tempeh, chucrute.

Gordura saudável

Bebidas

Oito copos de 250 mililitros de água ao dia. Beber esta quantidade é muito importante para ajudar a emagrecer. O café, o chá e os refrescos light estão permitidos mas não substituem os 8 copos de água. Não adoçar com açúcar, mas com um adoçante natural.

Entre todos os chás, o chá verde é o mais recomendável, já que contém umas substâncias naturais, chamadas catequinas que aceleram a termogênese, ou seja, ajudam a queimar gordura. O Dr. Mike recomenda beber uma chávena de chá verde depois de cada refeição. Os refrescos açucarados e bebidas alcoólicas não estão permitidos.

17 minutos de exercício físico

Enquanto dura a dieta dos 17 dias, o exercício físico deve ser moderado sem ser exausto, é aconselhável apenas 17 minutos diários de uma atividade leve, como caminhar.

Exemplo de um Menu para o Primeiro ciclo (Acelerar)

Pequeno-almoço

Almoço

Lanche

Jantar

 

Exit mobile version