Site icon A minha dieta diária

Dieta flash

Dieta flashA dieta flash, criada pelo médico espanhol Dr. Manuel Jimenez Ucero, é atualmente muito famosa embora já exista há 30 anos. Garante perder peso muito rapidamente, entre 10 e 30 quilos em três ou quatro meses, com resultados espetaculares, não só na perda de peso mas na normalização da glicose, do colesterol, do ácido úrico e no rejuvenescimento do corpo sobretudo na pele, sem deixar flacidez.

Promete ser a última dieta e está recomendada especialmente para pessoas obesas que devam perder como mínimo 10 kg, já para quem quer perder menos, por exemplo 3 kg aconselha outras dietas.

Em que consiste a dieta flash

Esta dieta preza-se de ter conseguido fazer emagrecer 30 milhões de pessoas em todo o mundo. Embora pareça uma dieta de moda, a dieta Flash é um tratamento utilizado por médicos especialistas há mais de trinta anos, com bons resultados, permitindo ao mesmo tempo manter a energia e a vitalidade necessárias para manter o ritmo de vida habitual sem provocar carências de vitaminas e nutrientes como é normal em muitas dietas de emagrecimento que prometem perdas de peso rápidas.

Consiste na redução drástica dos hidratos de carbono, não mais de 50 gramas por dia, na ausência total de gorduras e um fornecimento correto de proteínas para manter a massa magra (massa muscular). O corpo privado do açúcar no sangue e depois de esgotar todas as suas reservas de energia, começará a queimar a gordura que tem acumulada, como combustível. Desta forma começa o processo de emagrecimento, o que levará o corpo a produzir corpos cetónicos, daí a necessidade de ingerir, pelo menos, 1,5 litros de água, para ajudar a eliminá-los e reduzir a sensação de mau hálito.

Dieta proteinada

Também conhecida por dieta das proteínas, porém o seu autor prefere chamá-la dieta proteinada, já que a expressão “dietas das proteínas” pode induzir a erro, e que a dieta flash seja confundida com outras dietas muito altas em proteínas como é o caso da Dieta Atkins, na qual há um consumo excessivo de proteínas animais e gordura saturada que poderiam sobrecarregar os rins e originar problemas de saúde. Na dieta flash o consumo de proteínas nunca excede de 1 a 1,5 gramas por quilo de peso, que é a quantidade recomendada pela OMS.

O objectivo deste plano alimentar é a redução radical dos hidratos de carbono (açúcares e féculas), porque estes, segundo a experiência clínica do Dr. Ucero são os causadores da obesidade. Contudo, este médico recomenda que esta dieta, baseada em ingerir uma maior quantidade de proteínas e em restringir os açúcares e a gordura na sua fase inicial, deve ser feita com o acompanhamento de um especialista.

As fases desta dieta flash

A dieta está dividida em 3 fases e compõe-se de cinco refeições por dia.

1.Fase muito estrita – emagrecimento rápido: nesta primeira fase, está permitido o consumo unicamente de alguns vegetais e os produtos da dieta: são substitutos de refeições à base de proteínas com todos os aminoácidos essenciais e enriquecidos com vitaminas, minerais, que podem substituir várias refeições por dia, todos eles livres de gorduras e hidratos de carbono. Esta fase também chamada de fase cetónica vai permitir perder peso rapidamente sem fome, e sem perda de massa muscular. Tem uma duração de 15 dias para as mulheres e 10 para os homens. Durante esta etapa perde-se 80% do sobrepeso.

2.Fase de transição – emagrecimento lento: nesta etapa continua a perda de peso, ao mesmo tempo que se se vai introduzido na dieta de forma progressiva mais variedade de alimentos como legumes, fruta, lácteos, massas e arroz (2 vezes por semana), e leguminosas, como também a prática de algum exercício físico. Os produtos proteicos, continuam a ser indispensáveis nesta fase, substituindo refeições, mas menos que na fase de emagrecimento rápido. Esta fase dura também 15 dias para as mulheres e 10 dias para os homens

3.Fase de manutenção – manter o peso após emagrecer. Nesta última etapa, o objetivo é saber manter o peso alcançado. A dieta será variada e já não é preciso os substitutos de refeições, por isso é uma fase que dura um pouco mais: quinze dias para os homens e trinta dias para as mulheres, na qual há uma reeducação alimentar.

Depois do peso perdido o Dr. Ucero recomenda praticar a 1ª fase da dieta (fase muito estrita) uma vez por semana para estabilizar o peso.

As dietas muito ricas em proteínas e baixas em hidratos de carbono estão a ter muito éxito, sobretudo nas pessoas obesas. Representam um excelente meio de emagrecer e manter depois o peso normal, contudo esta dieta recomendada ser feita com o acompanhamento de um profissional especialista. Aqui fica um exemplo de um menu da fase de transição.

Menu da dieta Flash

Pequeno – Almoço

A meio da manhã

Almoço

Lanche da tarde

Jantar

Temperos: 1 colher de chá de azeite + 1 colher de chá de vinagre de vinho + 1 colher de chá de sumo de limão

Nas refeições principais a carne ou o peixe podem ser substituídos por 2 ovos, se assim desejar.

Exit mobile version