Site icon A minha dieta diária

A dieta mediterrânea ajuda a emagrecer

A dieta mediterrânea é reconhecida como uma das dietas mais saudáveis do mundo. Os alimentos que a compõem ajudam a emagrecer ou manter o peso. Saiba tudo sobre esta dieta, seus benefícios e quais são os alimentos saudáveis que pode começar a comer para promover o emagrecimento e proteger-se das doenças metabólicas.

Benefícios da dieta mediterrânea

Caracteriza-se por ser uma alimentação equilibrada e saudável, baixa em alimentos calóricos e gordura saturada, porém rica em hidratos de carbono complexos, fibra, vitaminas, minerais, antioxidantes, ácidos gordos, que no seu conjunto trazem muitos benefícios para a saúde:

Dieta mediterrânea para emagrecer

Embora esta dieta esteja associada com a saúde do coração e a longevidade, pode ajudar na perda de peso. Mas cada pessoa deve seguir um plano alimentar específico para cada caso e que não exceda as quantidades calóricas adequadas a cada um.

Emagrecer com a dieta Mediterrânea é possível, porque o consumo de vegetais, frutas e grãos integrais, são privilegiados ao mesmo tempo que o consumo de gorduras e hidratos de carbono refinados devem diminuir. A qualidade dos alimentos, mas também a quantidade, são importantes. Se apostar pela quantidade certa, nem precisa de contar calorias. Muitos planos alimentares de emagrecimento estão inspirados neste padrão alimentar.

Como fazer a dieta mediterrânea?

Proteção contra muitas doenças

A dieta Mediterrânica está sustentada em muitos estudos científicos, entre eles, o Estudo dos Sete Países foi um dos primeiros a demonstrar a relação da dieta com a saúde. Este estudo, realizado pelo Dr. Ancel Kyes, entre 1958 e 1970, em sete países (EUA, Japão, Itália, Grécia, Holanda, Finlândia e antiga Jugoslava) demonstrou que as populações do sul da Europa, estavam muito mais protegidas das doenças cardiovasculares e de certos tipos de cancro do que as populações do norte de Europa.

O tipo de dieta que levava os povos do Mediterrâneo era o que fazia com que morressem menos de doenças cardiovasculares, ao contrário das pessoas do norte de Europa e EUA que tinham uma alimentação excessivamente rica em gordura saturada (manteiga, sebo, salsichas, carnes gordas, bacon, natas) e, que portanto, apresentavam maiores taxas de doenças cardiovasculares. A partir deste estudo nasceu o conceito Dieta Mediterrânea como padrão alimentar saudável.

Para quem quer emagrecer e proteger a sua saúde, a dieta Mediterrânea é a melhor opção porque não só permite perder os quilos a mais, mas também minimiza o risco de doenças cardiovasculares.

Exit mobile version