Site icon A minha dieta diária

Quais são os alimentos que fazem bem à pele do rosto?

Quem não gostaria de ter uma pele bonita e saudável! Para tal a chave está em saber quais são os alimentos que fazem bem à pele do rosto. Quantas vezes ouvimos dizer que somos o que comemos. É por isso que deve conhecer os nutrientes que cuidam da beleza da pele e em que alimentos se encontram.

Todos nos preocupamos em ter uma pele bonita, protegendo-a do sol, evitando o tabaco, mas descuidamos a alimentação. Esta é fundamental para manter a pele perfeita de forma natural. Muitos nutrientes que se encontram nos alimentos são antioxidantes, pelo que ajudam a lutar contra os radicais livres (o maior inimigo da pele) e prevenir assim o aparecimento de rugas e outros sinais de envelhecimento precoce da pele.

Alimentos bons para todo o tipo de pele

Conheça primeiro os nutrientes amigos da pele e em que alimentos se encontram e comece a inclui-los nas suas refeições diárias!

Betacaroteno

A principal fonte deste nutriente é o tomate e seus derivados: sumos e molhos de tomate. Pode usar também o tomate enlatado ou em conserva, pois fornece ainda mais carotenoides.

Outras fontes ricas em betacaroteno são as frutas e verduras amarelas ou cor de laranja tais como: cenoura, abobora, batata doce, pêssegos, cerejas, alperces, legumes de folhas verdes etc.

Vitamina B6 

Esta vitamina está presente em alimentos ricos em proteínas como o peixe azul, ovos, carnes magras, mas também nos frutos secos, bananas, passas, leguminosas como o feijão, cereais integrais e peras abacates.

Vitamina E 

Está presente em alimentos de origem vegetal: cereais integrais, frutos secos como as avelãs e nozes, gérmen de trigo, óleos vegetais como o azeite e verduras de folha verde como os brócolos.

Vitamina C e colágeno 

As melhores fontes de vitamina C são as frutas, como os citrinos, os morangos, as amoras e o kiwi. Também está presentes em verduras como os pimentos, a couve e os tomates. Para além de ser um antioxidante potente, que combate os radicais livres, a vitamina C é muito importante para a pele, porque é necessária para fabricar o colágeno, uma proteína que ajuda a manter a pele firme e sem rugas.

Minerais (cobre, selénio e  zinco)

Encontram-se maioritariamente nas carnes, marisco, ovos, cogumelos, cereais integrais e leguminosas como o feijão.

Sugerimos que leia também o artigo que aborda também este tema e explica o que comer para ter uma pele bonita, uma variedade de alimentos imprescíndiveis para o nosso organismo e que vão cuidar da pele, e o melhor, não engordam!

Conselhos práticos

Agora que já conhece quais são os alimentos que fazem bem à pele do rosto, sempre que possa, consume-os crus, e quando cozidas, no caso de algumas verduras, prefira cozer ao vapor, ou então com pouca água e no menor tempo possível, de modo a minimizar a perda de nutrientes.

As carnes devem ser assadas ou grelhadas e as leguminosas cozidas, evidentemente.

Água para uma pele sempre hidratada

A água mantém a pele hidratada e ao mesmo tempo ajuda a eliminar toxinas que prejudicam a pele. É aconselhável ingerir água ao longo do dia, mesmo que não sinta sede. A hidratação em combinação com a ingestão de alimentos que fazem bem à pele do rosto e ainda tratar de dormir bem, pois o sono profundo é importante para fazer aumentar a melatonina, a hormona do rejuvenescimento. Tudo no seu conjunto contribuem para melhorar o seu aspeto.

Exit mobile version