Site icon A minha dieta diária

Porque é que dormir pouco engorda?

A conclusão a que chegaram alguns estudos é que dormir pouco engorda. As pessoas que dormem menos de cinco horas por dia, estão mais propensas a ganhar peso e, além disso, esteticamente parecem mais velhas do que realmente são.

Embora a dieta alimentar e a atividade física sejam os grandes pilares para perder ou manter o peso, a redução do número de horas de sono altera o funcionamento das hormonas que regulam os sinais da fome e da saciedade. Verificou-se que quem dorme pouco tem tendência a comer mais. A repetição desta situação dia após dia leva ao excesso de peso.

Dormir pouco engorda – saiba porquê!

Quem dorme menos de cinco horas todas as noites tem tendência a comer mais durante o dia, podendo ingerir até um máximo de 900 calorias a mais, como demonstrou vários estudos. Os especialistas dizem que a falta de sono altera o correto funcionamento das hormonas que regulam o apetite, que são:

O resultado é que passamos a ter mais fome e apetite no dia seguinte. Sendo assim, comeremos mais hidratos de carbono refinados como fonte rápida de energia. Isto porque ficamos mais propensos a escolher alimentos de pior qualidade, especialmente alimentos calóricos ricos em hidratos de carbono, para tentar substituir a energia que não foi recuperada durante a noite. Esta situação, ao longo do tempo, leva inevitavelmente a uma maior ingestão e, finalmente, ao ganho de peso.

Alterações nas hormonas que controlam a saciedade e o apetite

As duas hormonas responsáveis pelas sensações de saciedade e fome são a leptina e a grelina. A leptina transmite ao cérebro os sinais de saciedade e a grelina estimula o apetite. Dormir pouco engorda porque faz diminuir os níveis de leptina e, por sua vez faz aumentar os níveis de grelina. A desregulação destas hormonas tem como resultado final o aumento do apetite e consequentemente uma maior vontade de ingerir alimentos calóricos.

O que acontece enquanto dorme?

Durante o sono normal a leptina aumenta, mantendo-se elevada, eliminando assim a sensação de fome. Por outro lado a grelina baixa. Estas mudanças acontecem todas as noites, desde que se tenha consumido a quantidade de calorias necessárias ao nosso organismo durante o dia e mantivermos as mesmas horas de sono, respeitando os ritmos circadianos naturais do corpo.

Reduzir as horas de sono altera a produção destas hormonas, responsáveis pelo apetite, isto porque dormir poucas horas leva a uma menor produção de leptina, fazendo com que nos sintamos com mais fome, não só ao acordar, mas também durante todo o dia.

Portanto, em dietas e programas de perda de peso, além do controlo das gorduras e hidratos de carbono, é importante também dormir bem, uma média de 7 a 8 horas de sono por noite, de modo a manter em equilibro as hormonas que regulam o apetite. Além disso dormir o suficiente garante não só permanecer magro mas também saudável.

O que pode fazer para evitar dormir pouco?

Nos últimos 40 anos, o estilo de vida das sociedades modernas reduziram as horas ao sono. Atualmente dormimos duas horas menos do que há décadas. Sendo esta uma razão, entre outras, que tem contribuido para o aumento da obesidade no mundo. E agora que já sabe que dormir pouco engorda, siga estas recomendações:

Apesar de que, dormir pouco possa fazer engordar, e que por si só, não seja o único hábito responsável pelo ganho de peso, mas é um factor a não descurar na luta contra os quilos a mais. Por isso quem pretende perder peso com sucesso deve procurar dormir bem todas as noites.

Exit mobile version