Site icon A minha dieta diária

7 Alimentos verdes – saudáveis e não engordam

Os alimentos verdes são os chamados superalimentos, sendo os vegetais mais saudáveis, cheios de nutrientes e com muitos benefícios para a saúde, além disso não engordam. Comece a fazer uma dieta verde incluindo-os na sua alimentação.

Uma dieta colorida é sinal de que é saudável, pois isso significa que é abundante em frutas e verduras. Contudo, a cor que nunca deveria faltar é o verde. Para tal, nada melhor que conhecer os sete melhores alimentos verdes e ótimos aliados nas dietas de emagrecimento.

Sete alimentos verdes 

1. Couve verde frisada (Kale):

Este tipo de couve, cada vez mais fácil de encontrar no mercado, apresenta benefícios para a saúde, muito mais que qualquer outro vegetal verde. É considerado um “super alimento”, pois ajuda a reduzir os níveis de colesterol, contém grandes quantidades de magnésio, zinco, vitamina C e K. É também rico em cálcio (bom para prevenir a osteoporose), assim como vários antioxidantes, que combatem o envelhecimento das células e inibem a inflamação, fundamental para a prevenção das doenças cardiovasculares.

2. Espinafre:

Esta verdura está entre os vegetais mais saudáveis do mundo. É rico em vitaminas C, A e K, e é também uma boa fonte de ferro e ácido fólico. O seu alto conteúdo em antioxidantes ajuda a manter a saúde do coração, bem como a combater o cancro. É ainda, um dos alimentos verdes com mais fibra, o que favorece o trânsito intestinal.

3. Couve de Bruxelas:

Nenhuma outra variedade de couves contém mais vitamina C do que as couves de Bruxelas. Em apenas 100 g existe 115 miligramas de vitamina C, vitamina esta que ajuda a manter um sistema imunológico forte. Além disso, contém quantidades apreciáveis de vitaminas B, K, potássio e zinco. Estudos recentes sugerem que a couve de Bruxelas, à semelhança do brócolos e outras plantas crucíferas são extremamente úteis no combate ao cancro.

4. Brócolos:

Os brócolos constituem uma verdadeira bomba de nutrientes, sendo por isso um dos legumes mais saudáveis. Não só é rico em fibras, vitaminas A, C e K, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio mas também tem propriedades anticancerígenas graças ao sulforafano, um antioxidante que ajuda a reduzir o risco de cancro.

5. Abacates:

Esta fruta verde é deliciosa e fácil de utilizar. Apesar do seu teor elevado em gordura, é gordura saudável – gorduras mono-insaturadas (tal como o azeite, embora menos abundante) -, contém ainda vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a reduzir a inflamação e os níveis de colesterol, o que contribui para manter uma boa saúde cardiovascular e proteger-nos contra o cancro.

Além disso, as pessoas que consomem regularmente abacates, pesam menos e têm um índice de massa corporal menor que aqueles que não consomem abacates. É de referir ainda, que o abacate contém cerca de 690 gramas de potássio, o que se torna no alimento perfeito para aliviar a fadiga muscular após o exercício físico.

6. Maçãs verdes:

A maçã verde ajuda a reduzir a obesidade, o colesterol e o risco de acidente vascular cerebral, mas também contribui para a prevenção de alguns cancros. Estas propriedades benéficas também são encontradas nas maçãs vermelhas e amarelas.

7. Azeite virgem extra: 

Este óleo de cor esverdeado, é entre todas as gorduras, o que mais benefícios apresenta para a saúde. Rico em gorduras monoinsaturados, fitoesteróis, vitamina E e polifenóis, contribui para diminuir o colesterol mau, subindo ligeiramente o bom e impedir o desenvolvimento das doenças cardiovasculares.

O azeite pode ainda, segundo os últimos estudos, ajudar a prevenir doenças como o Alzheimer, bem como, ao contrário do que se pensa, ajudar a reduzir o peso corporal, quando se segue a dieta mediterrânea, já que a redução de peso estaria diretamente relacionada com a capacidade antioxidante do azeite virgem extra.

Benefícios dos alimentos verdes

Os alimentos verdes são também conhecidos como os super alimentos, ou os super vegetais, pois são muito saudáveis graças às quantidades enormes de vitaminas e fitonutrientes, conferindo proteção frente às doenças.

Consuma-os pelo menos uma vez por dia, quer seja cozidos ou em saladas ─ uma forma de comer vegetais crus ─ assim, vai aproveitar ao máximo todos os seus benefícios. Também como acompanhamento dos pratos principais quando cozinhadas ao vapor, também são ideais para fazer deliciosos e saudáveis smoothies verdes, desta forma pode aproveitar todos os seus nutrientes.

Exit mobile version