Site icon A minha dieta diária

Equivalências dos alimentos para dietas

A lista de equivalências dos alimentos da dieta Cohen vai permitir variar as suas refeições mas respeitando as medidas e os alimentos equivalentes. A troca de um alimento por outro permite-lhe ingerir sempre as mesmas calorias e manter-se sempre fiel ao seu plano de dieta sem risco de ganhar peso.

Os equivalentes de alimentos vão servir-lhe de guia para poder continuar a comer as mesmas quantidades de hidratos, proteínas e gorduras, sem exceder nas quantidades. Se em vez de arroz prefere massa, ou se em vez de uma fruta prefere outra, ou se em vez de pão prefere bolachas ou outro cereal, tudo isto é possível. A substituição de alimentos é a forma ideal de variar os seus pratos e não acabar na monotonia

Equivalências de alimentos

O que fazer se em vez de um alimento prefere outro?

Se está a seguir a dieta Cohen, ou outra dieta de emagrecimento, com a lista de equivalências dos alimentos vai poder substituir uns alimentos por outros e que contenham a mesma quantidade de hidratos de carbono, proteínas e gordura. Isso dar-lhe-á total liberdade para poder variar e consumir os alimentos que prefere, o que é essencial para o seu bem-estar e o sucesso da dieta.

Faça as escolhas que mais gosta, mas respeitando as quantidades e seus equivalentes.

Substituir a carne pelo peixe ou marisco

Pode usar os seguintes alimentos ricos em proteínas ou outro equivalente, conforme as suas preferências:

Se quiser substituir um vegetal por outro

Pode comer na quantidade que quiser dos seguintes legumes, crus e/ou cozidos ou em puré: alcachofras, espargos, berinjela, acelga, brócolos, cardo, cenoura, nabos, cogumelos brancos, cogumelos silvestres, repolho branco, repolho verde, couve-flor, repolho roxo, chucrute, pepino, palmito, talho de aipo, abóbora, curgetes/abobrinha, escarola, espinafre, funcho (bolbo branco), feijão verde, nabos, cebolas, alho-francês/alho-poró, ervilhas em vagens, pimentos, abóbora, brotos de bambu, brotos de soja, alfaces, rabanetes, tomates, tupinambo…

Deve comer apenas 100 g de estes vegetais: couve de Bruxelas, corações de alcachofra, cercefi, ervilhas, milho, beterraba. E, a metade de um abacate. Para vegetais exóticos pode consumir de 200 a 300 g de quiabo, chuchu/pimpinela, maxixeiro, jaca, folha de inhame, melão de são caetano/melãozinho… e 150-200 g de jerimu e manga verde.

Pode-se substituir uma porção de legumes por um prato de sopa de legumes sem adição de gordura e amidos (batata, massa…).

Se quiser variar os laticínios

Pode substituir um iogurte magro por:

Se quiser substituir o queijo

Pode substituir 25 g de queijo com menos de 50% de gordura (equivale a uma porção) por:

Equivalência de frutas

Se quiser substituir uma peça de fruta por outra:

Frutas tropicais/exóticas pode comer:

Equivalência de farináceos

Se quiser substituir um farináceo por outro farináceo, pode substituir 30 g de peso seco/cru (100 g peso cozido ou 4 colheres de sopa cheias) dos seguintes amidos: massas, massa chinesa, sêmola, trigo, bulgur, arroz, polenta, tapioca (sémola de mandioca), quinoa, leguminosas (lentilhas, feijões, grão de bico, favas e ervilhas) por:

Se quiser substituir o pão

Pode substituir 30 g de pão integral por:

Pode substituir 15 g de pão integral por:

Se quiser substituir a manteiga

Pode substituir 10 g de manteiga (1 colher de chá) por:

Quando quiser cometer algum excesso (só de vez em quando)

Pode substituir:

Se quiser tomar um aperitivo

Pode trocar 30 g de pão ou 150 g de fruta ou 1 colher de sopa de óleo por:

Os alimentos equivalentes permitem variar a sua alimentação, tanto se está a seguir a dieta Cohen, ou se quer fazer trocas de alimentos por outros num plano alimentar de emagrecimento, sem a preocupação de ingerir calorias a mais das que deveria. As trocas de alimentos são feitas dentro do mesmo grupo de alimentos, e as quantidades devem ser respeitadas.

Exit mobile version