Site icon A minha dieta diária

Qual a quantidade de fibra dos alimentos?

Conhecer a quantidade de fibra dos alimentos é fundamental se quer seguir uma alimentação saudável e ainda mais se quer emagrecer. Os alimentos ricos em fibras trazem muitos benefícios. A fibra ajuda a regular o trânsito intestinal e reduz o risco de cancro do cólon.

É aconselhável ingerir cerca de 20 gramas de fibra por dia. No entanto, os especialistas recomendam uma quantidade mais elevada, que pode chegar até 35 gramas de fibra diária. Para conseguir isto, deve incluir alimentos ricos em fibras na sua alimentação. Na lista abaixo ficará a conhecer a quantidade de fibra dos alimentos mais comuns.

Quantidade de fibra nos alimentos

Esta lista reúne os principais alimentos e com a sua quantidade de fibra. Estes alimentos, quando tomados todos os dias, ajudam a combater a prisão de ventre. A quantidade de fibra dos alimentos aqui listados é por cada 100 gramas de alimento.

Teor de fibra nos cereais

Quantidade de fibra nos legumes e hortaliças 

Quantidade de fibra na fruta

Quantidade de fibra nas leguminosas

Teor de fibra nos frutos secos e desidratados

Teor de fibra nas sementes e pevides

Os alimentos ricos em fibra ajudam a emagrecer

Para quem quer perder peso, uma dieta rica em fibra é benéfica pois também ajuda a perder peso, porém convém saber que os frutos desidratados, neste caso, não são os mais adequados para perder peso, pois concentram muitos açucares, opte pelas suas versões frescas.

A quantidade de fibra nos alimentos promovem o emagrecimento porque têm a vantagem de encher o estômago e promover a saciedade. Mas claro, quem quer emagrecer não pode ingerir alimentos ricos em fibra e com muitas calorias. A chave está em escolher os alimentos ricos em fibra mas baixos em calorias.

A verdura e a fruta fresca são opções naturais baixas em calorias e com grandes quantidade de fibras. Os cereais integrais, quer seja o pão ou as massas, bem como o arroz integral, fornecem fibra, mas devem ser ingeridos com moderação para não contribuírem para o ganho de peso.

Outro grande benefício da fibra para a perda de peso, é o facto de ajudar a manter estáveis os níveis de açúcar do sangue e a evitar os picos de insulina. Não se esqueça de beber muita água para que a fibra possa ser bem absorvida e cumpra a sua função intestinal.

Exit mobile version