Site icon A minha dieta diária

Como deve ser uma dieta pobre em hidratos de carbono

 dieta baixa em hidratos de carbonoUma dieta pobre em hidratos de carbono é um plano adequado para quem deseja perder peso. Tem demonstrado ser mais efetivo do que as dietas baseadas unicamente na redução de calorias. Confira as nossas dicas para seguir uma dieta baixa em carboidratos!

Ao ser reduzido o consumo de hidratos de carbono o corpo começará a queimar gordura e os resultados são logo visíveis nos quilos a menos. Quando usada corretamente uma dieta pobre em hidratos de carbono apresenta-se como uma alternativa mais saudável às dietas radicais.

Dieta baixa em hidratos de carbono

Hoje em dia, a dieta ocidental, é cada vez mais abundante em hidratos de carbono, isto porque enchem, estão sempre disponíveis e são saborosos. Quem sente fome entre as refeições, o primeiro que faz é recorrer a um bolo, umas quantas bolachas, uma barrita de chocolate e por aí além… Além disso são baratos e fáceis de obter.

Apesar de ter aumentado o consumo dos hidratos, o corpo humano, no entanto, não mudou muito desde a Idade da Pedra. O Homem ainda continua geneticamente adaptado ao tipo de alimentação daquela época, e nesses tempos não ingeria tantos hidratos de carbono, porque não havia, como é óbvio, tanta disponibilidade.

Com a descoberta da agricultura, alimentos como o pão, massas e batatas – os chamados hidratos de carbono complexos – começaram a fazer parte da mesa. Mais tarde com o desenvolvimento da Industria, novos produtos foram criados – os hidratos de carbono refinados – que enchem as prateleiras dos supermercados.

Não importa as calorias, importa o IG

Normalmente quando se pretende seguir uma dieta, a tendência das pessoas é reduzir o número de calorias. No entanto, numa dieta pobre em hidratos de carbono o principal factor a ter em conta é o índice glicémico dos alimentos (IG).

É importante escolher os hidratos de carbono de absorção mais lenta, ou seja os hidratos com menor índice glicémico. Isto porque os alimentos com um IG mais baixo fazem subir o nível do açúcar no sangue mais lentamente, impedindo a subida rápida da insulina, o que se traduz numa maior sensação de saciedade e menos fome entre as refeições e portanto menos vontade de estar sempre a petiscar. Sendo assim deve escolher os hidratos de carbono  que têm IGs baixos. Para tal uma tabela do índice glicémico é uma ferramenta importante.

Os vegetais, legumes e verduras contêm poucos amidos, são boas opções para acompanhar os pratos principais. Veja aqui uma lista dos vegetais pobres em hidratos de carbono.

Porquê uma dieta pobre em hidratos de carbono?

Em geral, excepto no caso dos desportistas, hoje em dia, devido aos trabalhos sedentários não necessitamos tanta energia. O corpo não tem tempo de queimar as calorias sobrantes, e como consequência, toda essa energia vinda dos hidratos acumula-se como gordura.

Os hidratos de carbono, juntamente com a gordura e a proteína, são os principais fornecedores de energia do corpo. Destes três fornecedores de energia, o corpo primeiro, por esta ordem, vai queimar os carboidratos, depois a gordura e finalmente a proteína.

Quando o corpo recebe muitos carboidratos, vai armazenar o excesso como gordura e o resultado é o aumento de peso. Quando se substitui a maioria dos hidratos por proteínas, estamos a fazer a dieta da proteína. Existem aqueles que defendem uma dieta que consiste principalmente de carne, como a dieta Atkins, que corta radicalmente os hidratos de carbono da alimentação.

No entanto, uma dieta baseada só em carne conduz a uma abundância de proteína e à falta de vitaminas e minerais – o que não é saudável.

Na dieta baixa em hidratos de carbono ou lowcarb, o objetivo é eliminar os hidratos refinados e controlar os hidratos de carbono bons. Não se trata de eliminá-los mas ingerir o suficiente para perder peso e manter-se saudável, daí a importância de saber quantos hidratos de carbono devemos ingerir por dia para emagrecer.

Conselhos para seguir uma dieta pobre em hidratos de carbono

Menu pobre em hidratos de carbono

Pequeno-almoço

Almoço

Lanche

Jantar

Mesmo seguindo uma dieta pobre em hidratos de carbono, certifique-se que ingere diariamente cerca de 80 a 120 g de hidratos de carbono, de modo a não privar o corpo do seu principal combustível. Este menu para um dia tem cerca de 100 a 120 g de hidratos de carbono. Use apenas 3 colheres de sopa de azeite ao longo do dia e opte por cozer, grelhar e assar no forno os alimentos.

Exit mobile version