Site icon A minha dieta diária

Porque é que a frutose engorda?

Todo o tipo de açúcar pode levar ao excesso de peso, e ao contrário da crença popular, a frutose não é mais saudável que o açúcar de mesa. Pelo contrário, a frutose engorda e pode derivar num problema para a saúde. Em particular, os alimentos enriquecidos com frutose não são saudáveis e podem levar à obesidade, fígado gordo e níveis elevados de lípidos no sangue.

A frutose está naturalmente presente nas frutas e vegetais e não constitui um problema para a saúde. Mas sim, a frutose altamente concentrada produzida industrialmente, o tal xarope de frutose que se encontra em centenas de produtos acabados ou bebidas.

Até mesmo a fruta pode promover o excesso de peso quando consumida em excesso, devido ao teor de açúcar das frutas. Mas nunca deve eliminar a fruta da sua dieta, deve é saber escolher a mais adequada para poder perder peso.

A frutose é um hidrato de carbono e tem as mesmas calorias que a glicose: ambas fornecem 4 calorias por grama. No entanto, a frutose é duas vezes mais doce que a glicose, sendo por isso muito utilizada na indústria de alimentos para adoçar. O açúcar de mesa (sacarose), além de conter glicose contém também 50% de frutose.

O efeito da frutose no nosso corpo

O açúcar é energia para as nossas células, sendo a glicose, o açúcar preferido do corpo. A hormona insulina leva o açúcar do sangue para as células para ser utilizado como energia. A frutose, ao contrário da glicose, não causa a secreção de insulina, é processada de outra maneira para produzir energia.

No intestino, a frutose é absorvida de forma mais lenta que a glicose, até chegar ao sangue. Depois, é transformada em gordura pelo fígado. Grande parte desta gordura fica armazenada no fígado, dando origem ao fígado gordo que causa doenças hepáticas graves.

Outra parte da gordura entra na corrente sanguínea, por isso dizemos que a frutose engorda, já que vai fazer aumentar os níveis de lipídios no sangue, que por sua vez aumenta as reservas de gordura no corpo. Esta gordura  fica acumulada levando, portanto, à obesidade.

Um estudo em humanos mostrou que a frutose é transformada no organismo em gordura corporal muito mais rápido que a glicose.

A frutose industrial

O xarope de glicose e xarope de milho contêm teores elevados de frutose e são os adoçantes mais usados pela indústria alimentar para tornar os alimentos refinados doces e saborosos. Encontram-se nos cereais do pequeno-almoço, bolachas, bolos, biscoitos, iogurtes, sumos e bebidas açucaradas ou molhos prontos, etc.

As quantidades de frutose nestes alimentos podem fazer com que uma pessoa consuma 100 gramas de frutose por dia ou mais, sem se aperceber. Estas quantidades, sim que representam a longo prazo, uma perigo para a saúde e constituir um problema para aqueles que querem emagrecer ou que já estão com excesso de peso.

Estudos científicos mostraram que a frutose faz subir o colesterol mau e torna as células do corpo, mesmo de pessoas saudáveis ​​e com peso normal, menos sensíveis à insulina. Neste caso, as células absorvem menos glicose – o que leva a um aumento dos níveis de açúcar no sangue. Isto pode levar a longo prazo à obesidade e à diabetes.

A frutose bloqueia a saciedade

A ingestão de muita frutose pode levar à resistência da leptina, reduzindo a saciedade e impedindo a perda de peso. Normalmente, a hormona leptina é responsável de informar ao cérebro quando os depósitos de gordura estão cheios.

A leptina é formada nas células adiposas. Se houver reservas suficientes de gordura, a leptina bloqueia a sensação de fome. No entanto, o consumo excessivo de frutose leva à resistência da leptina. Isto significa que a transmissão do sinal de saciedade ao cérebro fica anulado, levando a pessoa a comer mais e mais porque nunca se sente satisfeita.

A frutose em frutas e legumes é mais saudável

Como sabemos a fruta contém frutose, como também quase todo o tipo de vegetais – mas em quantidades muito menores em comparação às frutas. Por exemplo, uma maçã pequena contém 9 gramas de frutose, já 100 g de brócolos contêm apenas 1 grama.

Mas quando a questão é a frutose da fruta, nunca deixe de comer frutas, pois fornecem vitaminas e minerais valiosos para o organismo. Além disso, as frutas frescas, graças ao alto teor de fibras, prolongam a sensação de saciedade, porque a glicemia sube menos.

Outra grande vantagem da fruta, é conter pouca frutose em comparação com os alimentos industriais que contêm açucares adicionados em altas doses. Mas, mesmo assim, deve prestar atenção à quantidade de fruta que come por dia. Aproveite e veja quantidade de açúcar nas frutas, porque a fruta contém frutose e ainda glicose. Escolha as frutas com menos açúcar.

Como a fibra não está contida nos sumos de frutas, o teor de frutose é superior ao da fruta, é como se estivesse a ingerir água com açúcar, evite-os e prefira a fruta inteira.

A frutose na maçã e outras frutas e vegetais está presente de forma natural e sempre combinada com água, vitaminas, minerais e fibras. Enquanto que, a frutose e outro tipo de açúcares adicionados aos produtos que compra, não têm todos estes benefícios para a saúde.

Depois de ver todas as razões pelas quais se diz que a frutose engorda, que são: transforma-se em gordura e é armazenada nos depósitos de gordura, impede a queima de gordura e bloqueia a saciedade. Por tudo isto, comece a ler os rótulos dos produtos que compra e todos os açúcares que lá estão com nomes como xarope de frutose, mas também xarpoe de milho e ainda glicose e outros, pois grande parte destes produtos não tem apenas um tipo de açúcar, mas vários.

Exit mobile version