Site icon A minha dieta diária

O xilitol, um substituto do açúcar com menos calorias

O Xilitol é cada vez mais utilizado para substituir o açúcar, tanto para adoçar bebidas como para substituir o açúcar das receitas. Tem o mesmo sabor doce do açúcar de mesa e a mesma aparência, mas apenas a metade das calorias, tornando-o ideal para as dietas de emagrecimento.

Sabemos que o açúcar não é saudável, mas será que o substituto do açúcar, como o xilitol é uma boa opção? Fique a saber os prós e os contras do xilitol.

O xilitol tem menos calorias que o açúcar

Retirar o açúcar da nossa alimentação é por vezes uma decisão difícil, porque o sabor doce dá-nos imenso prazer, apesar de sabermos que o açúcar contribui para o aumento de peso e para doenças óbvias, como a diabetes, a obesidade, doenças cardíacas mas também tem sido associado ao aparecimento do cancro.

A boa noticia é que cada vez mais vão surgindo substitutos do açúcar, e o xilitol é um deles. Com a mesma capacidade adoçante, mas com menos 40% das calorias do açúcar.

O xilitol tem o mesmo sabor doce do açúcar branco (sacarose) e também o mesmo poder adoçante, mas com muito menos calorias. Enquanto uma grama de açúcar branco contém cerca de 4 calorias, no xilitol existe apenas 2,4 calorias por grama.

Em termos de quantidade, o xilitol é usado exatamente como o açúcar. Deve simplesmente trocar o açúcar pelo xilitol, mas sempre respeitando a medida que pode tolerar, para não causar problemas digestivos e aumento de peso.

Existem diversos produtos no mercado que contêm xilitol tais como pastilhas elásticas, rebuçados, gomas, pastas dentífricas e alimentos especiais para diabéticos, são produtos denominados “sem açúcar”.

O que é o xilitol?

O xilitol é um edulcorante que foi descoberto há mais de 100 anos e muito utilizado na Finlândia. É extraído da casca de bétula, sendo por isso conhecido como “açúcar de madeira” e considerado por muitos um edulcorante natural. Hoje em dia, também é obtido a partir da fruta e vegetais como a couve-flor e o milho. Desde os anos 70 ficou demonstrado em vários estudos a sua eficácia na redução e prevenção da cáries dentária. Por isso é muito utilizado em produtos dentários, pastilhas elásticas e rebuçados.

O xilitol é, basicamente, um álcool de açúcar formado de forma natural, tanto nas plantas como no organismo dos seres humanos durante a metabolização do açúcar, ou seja, o nosso corpo também produz xilitol durante o metabolismo dos hidratos de carbono, por isso não é uma substância estranha. Esta é uma das grandes vantagens do xilitol, em comparação com outros adoçantes artificiais como o aspartame, envolvidos em polémica.

Dos diferentes “açúcares alcoólicos” (sorbitol, manitol, eritritol…) o xilitol é um dos melhores. Quando bem utilizado apresenta benefícios tanto na perda de peso, como contra a cárie dentária. No geral, o xilitol é um adoçante razoavelmente seguro, embora ainda possa haver alguma controversa a respeito.

Calorias e hidratos de carbono do xilitol em comparação ao açúcar

Valores nutricionais por 100 g:

O índice glicémico do xilitol é de apenas 7, em comparação como o açúcar que tem 68. Como já referido tem 40% menos de calorias do que o açúcar e tem exatamente o mesmo sabor doce que o açúcar e pode suportar temperaturas altas, sendo ideal para receitas quentes.

Benefícios do xilitol

Xilitol como substituto do açúcar

Substituir o açúcar pelo xilitol pode ser uma alternativa mais saudável para reduzir calorias e evitar os problemas associados ao açúcar e ao seu sabor viciante, que como sabemos gera dependência e cria um ciclo vicioso. No entanto devemos sempre fazer uma utilização muito moderada dos adoçantes, independentemente do facto de serem ou não saudáveis.

Como o xilitol é extremamente doce, tendo uma capacidade adoçante muito similar à do açúcar, neste sentido pode estimular as ânsias por alimentos doces e levar a um aumento de peso indesejável. Afinal um pouco pode transformar-se em muito, se não for usado com moderação. Se os alimentos denominados “sem açúcar” não forem consumidos com medida, a ingestão de calorias pode vir a ser as mesmas que as dos alimentos açucarados.

Preocupações a ter com o xilitol

O melhor substituto do açúcar

Na busca incessante de um substituto perfeito para o açúcar, há muitas opções disponíveis no mercado. Embora o xilitol seja uma das opções mais saudáveis comparativamente a outros adoçantes químicos como o aspartame ou a sacarina envolvidos nalguma controvérsia, pelo facto de apresentarem efeitos nocivos para a saúde e que têm sido amplamente demonstrado em inúmeras investigações, um outro bom substituto do açúcar seria a stevia.

A stevia é certamente o adoçante mais saudável e a opção mais natural para substituir o açúcar refinado. Provém de uma planta e tem uma enorme capacidade adoçante e, ainda sem calorias e com muitas vantagens para a saúde, embora seja necessário habituar-se ao seu sabor.

Contudo, o ideal, sobretudo para quem deseja emagrecer ou levar um estilo de vida saudável, seria reeducar o paladar e desabituá-lo do sabor doce, habituando-se a comer alimentos e bebidas não adoçados. No entanto, para quem deseja retirar o açúcar de mesa e encontrar outras opções doces menos calóricas e iguais ao açúcar, o xilitol pode ser uma alternativa a ponderar.

Embora seja uma substância natural, certifique-se de comprar produtos de qualidade. O xilitol barato derivado do milho é menos recomendado. Por outro lado, o xilitol comprado em lojas de alimentos saudáveis, principalmente o que é extraído de casca de bétula e faia, é o mais adequado. O seu preço é mais elevado, porque exige um método de produção mais complexo. Um quilo de açúcar de bétula custa cerca de dez vezes mais do que um quilo de açúcar comum.

Exit mobile version