Site icon A minha dieta diária

O chá verde ajuda a emagrecer

O chá verde pode ser um grande aliado para perder peso. Depois de muitos estudos científicos realizados, o chá é considerado um alimento funcional pelos inúmeros benefícios que apresenta para a saúde. O chá verde é obtido da Camellia sinensis, a mesma planta que o chá preto.

Mas ao contrário do chá preto, as folhas do chá verde não são fermentadas (oxidadas), tendo por isso uma maior concentração dos polifenóis (flavonóides, catequinas, taninos), uns poderosos antioxidantes naturais aos quais se atribuem todos os seus benefícios. Sendo portanto, mais potente e saudável que o chá preto.

Benefícios do chá verde para a saúde

Muitos estudos demonstraram o efeito protetor do chá verde contra diversos tipos de doenças:

Chá verde ajuda a emagrecer

Beber chá todos os dias pode ajudar a emagrecer, uma vez que acelera a termogênese, ou seja estimula o corpo a gastar mais calorias. Os polifenóis presentes no chá, concretamente as catequinas e o seu elevado teor em EGCG (epigalocatequina galata), são os responsáveis do efeito termogénico do chá, contribuindo para a perda de peso.

Como tomar chá verde

Uma boa forma é começar logo de manhã. Pode substituir o café do pequeno almoço por uma chávena de chá verde. Mas não se esqueça que o chá verde é apenas uma ajuda, um complemento. Beber muito chá e descuidar outros aspectos da alimentação, os resultados não aparecem.

A perda de peso não se deve a um único alimento, mas sim ao conjunto de alimentos que compõem a nossa dieta diária. O consumo de chá verde para emagrecer deve ir acompanhado de hábitos de vida saudáveis sem esquecer o exercício físico.

Não adoçar com açúcar para não aumentar o seu valor calórico, use um adoçante natural como por exemplo a stevia. Seria imprudente beber chá verde com o intuito de perder peso e logo somar calorias com a adição de açúcar.

Como preparar

Dê preferencia ao chá verde em folhas do que em saquetas, porque normalmente as embalagens são opacas, conservando melhor as suas propriedades benéficas. Conseguir um bom chá depende muito da temperatura da água, para tal é importante que a água não ferva para não ficar com um sabor muito amargo e, não perder assim, as suas propriedades benéficas.

A água deve aquecer entre 60 a 90 graus. No caso de ferver deixe arrefecer uns minutos antes de acrescentar a erva do chá, e tape por 3 a 5 minutos. Coe e espere que arrefeça. Pode beber quente ou frio várias chávenas por dia. Não deve de reaquecê-lo, nem guardá-lo mais de 12 horas.

Precauções

Apesar de todos os benefícios, convém ter em conta algumas precauções. O chá verde pode causar nervosismo devido à teína, uma substância estimulante igual que a cafeína. Embora menos que o café, os seus efeitos fazem-se notar sobretudo por quem sofre de insónias. Grávidas, lactantes, crianças e hipertensos e pessoas com problemas cardiovasculares devem evitar tomá-lo.

O chá verde, como também o chá preto dificultam a absorção do ferro dos alimentos, pelo que as pessoas com deficiência neste mineral ou susceptíveis de o serem não deveriam consumir mais de uma ou duas chávenas por dia.

Qual é a melhor variedade de chá verde?

Quer seja do Japão, da China ou Taiwan, as diferentes variedades de chás diferem essencialmente no aroma, porque os seus benefícios são sempre os mesmos. O chá verde chinês Gun Powder tem um aroma floral e suave. O chá japonês Sencha tem um gosto mais marcado com um toque elegante. O Oolong de Taiwan tem um aroma suave e frutado. A lista de variedades é longa, a escolha passa por experimentar diferentes sabores até encontrar o seu preferido.

Exit mobile version