Site icon A minha dieta diária

Fase 2 da dieta Montignac (Fase II)

A fase 2 da dieta Montignac tem dois objetivos: serve para quem não engordar mas apenas manter o seu peso atual, ou então para quem começou a fazer o plano de emagrecimento da fase 1 Montignac, que é fase de emagrecimento rápido e agora deseja passar à fase II ou fase de manutenção de peso.

Na fase II é preciso continuar a evitar os hidratos de carbono “maus”, isto é os que tem um índice glicémico superior a 50. Estes alimentos, segundo o método Montignac são os que fazem engordar, porque provocam a subida do açúcar no sangue e leva o pâncreas a segregar muita insulina. A insulina é a responsável de acumular gordura no corpo.

Segundo o método Montignac ter peso a mais não está provocado por comer demais, mas por consumir os alimentos incorretos. Sendo assim os hidratos de carbono são escolhidos segundo o seu índice glicémico (IG) e devem obedecer a estas regras:

Para ficar a saber o IG dos alimentos e quais os mais adequados para fazer esta dieta, deve ver nesta tabela o índice glicémico dos alimentos.

Fase 2 da dieta Montignac

A fase 2 da dieta Montignac consiste numa fase de manutenção do peso. Para tal, deve manter as mesmas opções para o pequeno almoço que na Fase I:

Almoço e jantar da fase 2 do método montignac

As opções de almoço e jantar são as mesmas que na fase I com a diferença de que agora pode escolher carboidratos com um IG igual ou inferior a 50 nunca superior (levaria ao ganho de peso). Enquanto que na fase I os pratos principais que incluíam carne, peixe ou ovos, os acompanhamentos eram carboidratos de índice glicémico muito baixos, não superiores a 35. Agora na fase II está permitido consumir carboidratos com IG inferior ou igual a 50. Por exemplo poderá comer de vez em quando arroz Basmanti (IG 50) ou esparguete (IG 45) como acompanhamentos da carne ou do peixe.

Pode tomar dois copos pequenos de vinho ou uma garrafa de cerveja (33 cl) diáriamente com as refeições. Nunca com o estômago vazio.Preferir as gorduras boas, azeite ou os peixes gordos. Reduza o consumo de gorduras saturadas, especialmente à noite ao jantar.

Fase 2 de Montignac com desviações

A fase II não é tão restritiva como a Fase I, há mais tolerância. Sendo assim está permitido o consumo 2 vezes por mês de carboidratos com índices glicémicos elevados. Estas desviações são oportunidades para desfrutar dos seus alimentos favoritos. Devem ser feitas só em ocasiões especiais, não mais de 2 vezes por mês.

A desviação consiste em comer um alimento com IG alto, mais de 50 com outro de IG baixo, para compensar a subida do açúcar no sangue causada pelo primeiro. Por exemplo se consumir batata, que tem um índice glicémico muito alto, deve ser acompanhada com outro de IG baixo, como por exemplo os vegetais. A fibra dos vegetais fará reduzir o índice glicémico da batata. O arroz branco, que é um alimento com um IG alto não deve ser comido sozinho mas acompanhado de verduras, a fibra contida nas verduras fará diminuir o IG alto do arroz

É conveniente que as desviações sejam feitas de forma premeditada, pondo muito cuidado na escolha dos alimentos. Por exemplo se tenciona depois da refeição comer uma sobremesa doce, deve escolher hidratos de carbono de IG inferior a 35 no prato principal, podendo escolher entre uma grande variedade de vegetais. A fibra dos vegetais fará reduzir o IG alto da sobremesa. A desviação deve ser feita no fim da refeição nunca no começo.

Mas embora a fase 2 da dieta Montignac permita estes execessos, não abuse das desviações pois corre o risco de voltar a engordar. As desviações pequenas ou grandes não deixam de ser desviações e não devem tornar-se um hábito, senão só 2 vezes por mês.

Exit mobile version