Site icon A minha dieta diária

Dietas milagrosas – Perder muitos quilos em pouco tempo

Muitas pessoas levadas pelo desejo de emagrecer em poucos dias começam a fazer dietas milagrosas que prometem resultados rápidos, como perder 5 kg em apenas uma semana. Mas é realmente possível perder peso rapidamente?

Algumas destas dietas utilizam produtos para emagrecer rápido – os chamados redutores de peso. Não se deixe levar por todas as promessas das dietas milagrosas que prometem perder 7 a 10 kg de peso em questão de semanas, que o único que fazem é prejudicar a sua saúde (e o seu bolso!).

Dietas milagrosas e riscos para a saúde

É certo que as dietas milagrosas representam uma forma de emagrecer rápida, mas pode ter efeitos prejudiciais para a saúde. Este tipo de dietas restringem a ingestão de calorias obrigando o organismo a passar carências energéticas e nutricionais. Perante a impossibilidade de seguir estas dietas restritivas, as pessoas acabam por abandoná-las e recuperam todo o peso perdido e, por vezes, ficam com peso a mais.

Isto é um fenómeno conhecido como efeito io-io, ou também efeito sanfona, que consiste na perda de peso repentina seguido depois de um rápido aumento de peso, é o jogo do emagrece/engorda, ou, um sobe e baixa como um io-io.

Porque é que uma dieta milagrosa não é saudável?

A gordura corporal dá origem aos quilos que se vão acumulando ao longo do tempo, meses ou anos e desta forma engordamos. Quando ingerimos todos os dias calorias a mais, estas são transformados em gordura, que se acumulam no tecido adiposo, dando origem ao excesso de peso. Encontrar a solução mágica numa dieta milagrosa para emagrecer radicalmente não é a melhor opção, porque os quilos que demoraram em chegar também necessitam tempo para saírem.

Esta gordura acumulada deve ser perdida através de uma dieta de emagrecimento saudável sem riscos para a saúde e que não faça perder massa muscular, nem provoque défice de nutrientes importantes como vitaminas e minerais, e que contenha proteínas, hidratos de carbono e gorduras.

Perder peso rapidamente – a escolha errada

Quando o nosso corpo é submetido a uma dieta para emagrecer radicalmente, é certo que perdemos peso, mas não é gordura. O que realmente perdemos é uma combinação de massa muscular, massa óssea, água, também gordura mas muito pouca.

No entanto quando a dieta termina e retomamos a nossa alimentação normal, ganhamos mais peso daquele que tínhamos. A massa muscular perdida é mais difícil de recuperar e o peso recuperado será sempre maior do que o perdido.

Outros inconvenientes das dietas milagrosas para perder peso rapidamente com graves consequências para a nossa aparência, são as deficiências de vitaminas e minerais, que se refletem na perda de cabelo, secura da pele, flacidez, unhas frágeis, sensibilidade ao frio etc.

O efeito io-io das dietas perigosas

O corpo, depois de seguir alguma dieta milagrosa, ficou privado de alimentos, o que pode levá-lo a “interpretar” que está a passar por um período de fome. Então, como medida de prevenção, volta a acumular mais gordura para poder usar como energia, em caso de que, eventualmente, se apresente outro período de escassez.

Desta maneira, o organismo põe em ação um mecanismo fisiológico primitivo de defesa para prevenir a morte por desnutrição. O organismo reduz o metabolismo para poupar energia, o que vai contribuir para o aumento de peso. Portanto, restringir a ingestão de alimentos sem controlo ou ficar em jejum, ou recorrer a dietas radicais, não é o caminho mais adequado para perder peso.

Além das consequências físicas que este tipo de dietas loucas trazem, existem também efeitos psíquicos. Isto porque, quem se submeteu a uma dieta milagrosa, sentiu muita alegria ao notar que perdeu peso de forma rápida, mas que acabou em frustração, porque todo o sacrifício foi em vão, ao voltar a engordar.

Exemplos de dietas milagrosas

Quando se trata de perder peso rapidamente existem muitas dietas drásticas, aqui ficam algumas existentes utilizadas como solução de emergência, mas nunca como opção a longo prazo. Segue os prós e contras de algumas delas:

A dieta da sopa mágica

A sopa mágica veio dos EUA nos anos 70, entretanto, há muitas variantes da “sopa de repolho mágica” que consiste em cozer repolho branco, cenoura, cebola, pimentão, aipo, tomates, ervas frescas e especiarias. Além da sopa de repolho, são permitidas frutas, legumes ou vegetais crus (frutas e vegetais) em certas quantidades. Todos os dias beber três litros de água mineral.

E como todas as dietas relâmpago, a dieta da sopa de repolho não é saudável. Faltam nutrientes essenciais para as necessidades diárias do organismo.

Dietas de um só alimento

O nome diz tudo, permite comer apenas um alimento, as chamadas mono dietas. Existe dietas, onde só se pode comer uma mesma fruta por dia, por exemplo a dieta do ananás. Está permitido comer só ananás fresco (dois a três quilos) e sumo de ananás, não é permitido o enlatado. Esta dieta baseia-se na ideia de que as enzimas do ananás derrete as reservas de gordura.

Nesta mesma linha de dietas radicais existe a dieta da maçã para perder peso, que funciona assim: 5 a 6 maçãs distribuídas ao longo do dia, não devendo comer nenhuma outra coisa. Além disso, deve beber muito, dois a três litros de água e chás de ervas sem açúcar por dia.

Desvantagens: qualquer destas dietas de um só alimento, apesar de a fruta ser um alimento saudável, são dietas monótonas e desequilibradas que carecem de nutrientes importantes. Tal como acontece com todas as dietas radicais não são saudáveis ​​nem recomendáveis a longo prazo.

Emagrecer com a mudança de hábitos

O melhor e mais saudável para emagrecer é mudar os hábitos alimentares. Os maus hábitos alimentares são os verdadeiros culpáveis do excesso de peso. Para tal é importante conhecer o valor nutricional dos alimentos, saber distinguir os que deve ou não comer. Os alimentos devem ser ingeridos sempre na proporção correta e enquadrados dentro de um plano alimentar completo e bem equilibrado. Tudo isto aliado à prática de uma atividade física, representam a única via segura e duradoura para emagrecer sem riscos para a saúde.

Exit mobile version