Site icon A minha dieta diária

Quantas calorias tem um quilo de gordura?

Quando se trata de emagrecer, surge o interesse em saber quantas calorias tem um quilo de gordura humana, para depois ficar a saber quantas calorias precisamos de queimar ou consumir a menos para perder um quilo de peso. Tire já as suas dúvidas e aprenda o que são calorias, o que é a gordura corporal e quantas calorias tem 1 kg de gordura corporal? E ainda qual é a diferença entre peso corporal e gordura corporal.

Quanto mais calorias têm os alimentos, mais energia contém também. Quando são ingeridas, o corpo pode usar as calorias dos alimentos de forma imediata para produzir energia ou armazená-la como gordura corporal no tecido adiposo. No entanto, o tecido adiposo não é só formado por gordura.

Quantas calorias tem um quilo de gordura?

Sabemos que, de todos os macronutrientes – hidratos de carbono, gordura e proteína –, a gordura é aquele que mais calorias tem, 1 grama de gordura (lípidos) tem 9 calorias enquanto os hidratos de carbono e as proteínas têm 4 calorias por cada grama. Sendo assim, 1 kg de gordura alimentar tem 9.000 calorias. Mas será que um quilo de gordura corporal e um quilo de gordura dos alimentos têm a mesma quantidade de calorias?

A resposta é não! Um quilo de gordura humana tem cerca de 7,700 calorias. O tecido gordo não representa só gordura, está constituído por 85 % de lípidos, o que significa que 1 quilo de gordura corporal equivale a 850 gramas de gordura pura, equivalentes, em termos de energia, a 7,700 kcal.

Portanto, para eliminar um quilo de gordura corporal deve-se queimar 7,700 kcal. Por esta razão, existem duas respostas à questão:

Quantas calorias tem um quilo de gordura?

A explicação porque ambas gorduras com o mesmo peso não tenham as mesmas calorias é simples: o tecido gordo ou o tecido adiposo é onde está armazenada a maior parte da gordura corporal e que representa uma reserva de gordura que noutros tempos era vantajosa, sobretudo em épocas de escassez de alimentos, pois o corpo recorria a essa gordura armazenada para obter a energia que necessitava.

No entanto, hoje em dia, na sociedade da abundância e com estilos de vida sedentários, essa reserva de gordura conduz ao excesso de peso e obesidade, porque a ingestão calórica é constante e já não se vislumbram períodos de falta de alimentos como em outras épocas.

Contudo, o tecido gordo não é apenas constituído por gordura (lípidos), é também por outros componentes, entre os quais se inclui a água. Daí que, para perder um quilo de peso, deve-se ingerir a menos ou então queimar cerca de 7.700 calorias e, não 9.000 calorias, como seria de esperar. Um ponto muito a favor do emagrecimento, pois vai minimizar a dificuldade em perder peso.

Como perder 7,700 calorias

Como vimos para perder 1 kg de gordura corporal é preciso queimar 7,700 kcal, mas se o fizer apenas com o desporto pode resultar extenuante, o melhor é uma combinação: ingerir menos calorias e gastar mais calorias, é o que melhor funciona para perder 1 kg de gordura corporal.

O mais recomendado é começar pouco a pouco e perder apenas meio quilo por semana. Sendo assim para perder 500 gramas de gordura corporal por semana deve manter um défice diário de 500 kcal (equivalente a 3.500 kcal por semana). Isto significa que deve ingerir a menos ou queimar 3500 calorias por semana. Com o exercício correto e uma dieta saudável vai ser possível criar um balanço energético negativo para promover a perda de peso corporal de uma forma sustentável.

Exit mobile version