Propostas para reduzir calorias

Propostas para reduzir calorias Não há duvida que para emagrecer o primeiro passar a dar e o mais importante é reduzir calorias na dieta. Entre todos os nutrientes, a gordura é o nutriente mais calórico e por isso mesmo, o primeiro que deve ser reduzido. Eis aqui algumas propostas para limitar o consumo de gordura na sua dieta.

 

 

  • Escolher lacticínios leite, queijo, iogurte mais magros;
  • Eliminar da carne toda a gordura visível, dando preferência a fontes de carne como as aves, frango e peru, e animais de caça, a outra fontes de carne gordas;
  • Limitar alimentos com muita gordura, como fritos, produtos de charcutaria, produtos de pasteleira, gelados, chocolates, frutos secos;
  • Calcular as porções de alimentos antes de cozinhar, é uma forma simples e eficiente de evitar quantidades abundantes de alimentos;
  • Utilizar métodos de cozinhar que não requerem gorduras, no forno, no gril, ou salteado no Wook;
  • Substituir a manteiga e margarina pelo azeite, mas usado com moderação, embora saudável tem um valor calórico alto;

Reduzir calorias abolindo os hidratos de carbono refinados

Outra forma de diminuir as calorias na sua dieta diária, é abolir os hidratos de carbono refinados. Com esta atitude não só vai reduzir a quantidade de calorias ingeridas como também evitar estes alimentos por conterem um índice glicémico alto, que fazem subir rapidamente a insulina e provocam mais fome.

A insulina é uma hormona que regula o armazenamento de energia no nosso corpo, permitindo que a energia que nos dá os alimentos chegue às células, mas a restante que sobra é armazenada em forma de gordura, instalando-se na barriga, nas ancas, nas pernas…o que leva ao aumento de peso.

Ter cuidado com os produtos que mencionam “gordura reduzida” (por exemplo iogurtes, gelados, bolachas…) porque têm em sua substituição uma elevada quantidade de açúcar, tornando o índice glicémico desse alimento elevado, abrindo ainda mais o apetite .

Emagrecer passa por focar a sua atenção não só na redução das gorduras, mas também, nos hidratos de carbono, sobretudo os refinados. Dê preferencia aos hidratos de carbono com baixo índice glicémico, que ajudam a promover a saciedade, e prefira a gordura saudável em quantidades moderadas.

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Faça um comentário