Farelo de aveia para emagrecer

 Farelo de aveia para emagrecerO farelo de aveia é um grande aliado nas dietas de emagrecimento, tendo também muitos benefícios para a saúde do organismo. O gosto deste alimento é bom, e pode ser preparado de mil maneiras.

O  farelo de aveia ajuda a emagrecer, no entanto nem todos os farelos de aveia servem. Fique a saber qual é o mais adequado para perder peso! Chama-se farelo ao revestimento externo dos grãos dos cereais que são removidos quando passam pelo processo de refinação.

O farelo de aveia é portanto a película externa que reveste o grão de aveia. É nesta capa exterior que concentra toda a sua riqueza em fibra solúvel e insolúvel, vitaminas, minerais e enzimas.

Benefícios do farelo de aveia

  • Ajuda na diminuição do colesterol mau, este é absorvido e expulsado através das fezes, reduzindo o risco de doenças do coração
  • Ajuda a regular o funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre
  • O farelo de aveia ajuda a emagrecer, pois vai aumentar a saciedade ao provocar a sensação de “estômago cheio”, tornando-o um alimento imprescindível para dietas
  • Diminui a absorção do açúcar no sangue, beneficiando os diabéticos e a perda de peso
  • Oferece proteção contra o cancro do cólon

Porque é que o farelo de aveia faz emagrecer?

Graças às suas fibras solúveis, chamadas ß-glucanas, o farelo de aveia é saciante e rouba calorias, quer dizer, ajuda o corpo a não absorver gorduras e açúcares desnecessários.

Quando ingerido é impregnado de saliva e chega ao estômago onde começa a aumentar de volume. Uma colher de sopa de farelo de aveia absorve até 25 vezes o seu volume em água, gerando assim a sensação de estômago cheio, diminuindo portanto a fome e prolongando a sensação de saciedade por muito mais tempo. Essa saciedade leva também à redução da ingestão de outros alimentos nas horas posteriores. Não é de admirar portanto que seja um alimento muito importante na dieta Dukan.

Além disso, o farelo de aveia impede que parte da gordura e açúcares ingeridos com a comida sejam assimilados no estômago, o que representa calorias a menos.

Como tomar

É um alimento que combina bem com uma grande variedade de receitas, podendo ser adicionado à massa de pão ou pizza, a bolos, biscoitos, panquecas tanto doces como salgadas, como a famosa panqueca Dukan etc.

Porém a maneira mais simples e prática de tomar é adicioná-lo ao iogurte, aos cereais do pequeno almoço, ao leite, ao queijo fresco batido, ás sopas, papas, saladas… É necessário ingerir muita água para aumentar os benefícios do farelo de aveia e evitar problemas digestivos.

Precauções

Apesar de todos os benefícios para a saúde, devemos ter em conta algumas precauções. Tomar uma quantidade excessiva pode provocar problemas intestinais: diarreias, gases, flatulências e inchaço na barriga. Pessoas com colite devem consultar o seu médico.

Além disso ingerir muita fibra pode dificultar a absorção de alguns nutrientes como o ferro, zinco e outros minerais importantes. É recomendado não exceder as 2 colheres de sopa diariamente.

Quantas calorias tem o farelo de aveia?

A tabela nutricional é a seguinte: cada 100 gramas de farelo de aveia tem 246 Calorias (kcal),  17 g de proteína, 51 g de hidratos de carbono com, 7 g de lípidos, 13 g de fibra e o seu índice glicémico é 15. Uma colher de sopa de farelo de aveia tem 25 calorias.

Nem todos os farelos de aveia servem

No mercado há muitos farelos de aveia, mas nem todos cumprem dois parámetros muito importantes de modo a obter todos os benefícios já referidos, são eles a moagem e a peneiração empregues na fabricação do farelo.

A intensidade da moagem é importante e a ela se deve o tamanho da partícula do farelo. A peneiração consiste no ato de separar o farelo da farinha, quanto mais peneirado, mais puro e eficaz é o farelo.

Desta maneira, um farelo de aveia obtido duma moagem demasiado fina ou demasiado grossa ou pouco peneirado perderá grande parte dos seus benefícios. É preciso encontrar o ponto certo de moagem e peneiração. O Dr. Dukan recomenda comprar farelos que cumpram índices ótimos de moagem e peneiração de M2bis-B6C.

A Dieta Dukan é a primeira em comercializar este farelo novo e inovador. Existe à venda no El Corte Ingles e em muitos supermercados. Pode também, ser adquirido por internet no site do Dr. Dukan.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

3 Responses to “Farelo de aveia para emagrecer”

  1. Juliana Janke diz:

    Olá. Eu gostaria de saber qual marca que vende esse tipo específico de farelo de aveia (m2bis). Agradeço muito se puder me ajudar! :o)

  2. Laurenice diz:

    olá ! Eu como bem mais que 3 colheres por dia como até 10 colheres kkkk isso engorda?

Faça um comentário