Os benefícios de um jantar leve

jantar-leveO jantar é por vezes uma das refeições mais difíceis de preparar. Depois de um dia longo de trabalho, quando chegamos a casa com fome, a vontade de cozinhar é pouca para não dizer nenhuma e recorremos a alimentos preparados, que normalmente são calóricos, ricos em gorduras e hidratos de carbono refinados, como pizzas ou pratos pré-cozinhados (lasanha, canelone…) etc.

É certo que são opções rápidas de preparar, mas, não são as mais saudáveis, nem ideais quando há pelo meio a vontade de perder peso.

Para emagrecer deve fazer um jantar leve

À noite o nosso metabolismo torna-se mais lento, o que quer dizer que gasta menos calorias, além disso a nossa atividade física diminui, o que significa que não vamos queimar muitas calorias. Sendo assim qualquer alimento tem tendencia a engordar mais. Por isso é muito importante um jantar leve, particularmente, para quem come muito ao almoço e ao lanche. Com um jantar leve não só contribuímos para a perda de peso como também dormiremos melhor. Fique a saber que alimentos deve evitar e a quais dar preferência.

 À noite corte nas gorduras e nos hidratos de carbono

Os alimentos a evitar à noite são:

  • Refeições pré-cozinhadas: lasanha, pizza, canelone, etc.
  • Fritos e empanados como croquetes, batatas fritas, rissóis etc.
  • Enchidos gordos como salsichas, chouriço, salame, mortadela, bacon, etc.
  • Massas, pão ou cereais refinados, tartes… (são hidratos de carbono que fornecem energia de fácil assimilação, prefira os produtos integrais com moderação).
  • Molhos gordos como natas, maionese, manteiga, bechamel, banha de porco, bacon, queijos fortes, óleos, margarinas.
  • Açúcar e doces como bolos, chocolate, bolachas.
  • Refrigerantes, bebidas alcoólicas, bebidas açucaradas e sumos
  • Frutas muito doces: algumas frutas (ao contrário do que muitos pensam, não devem ser comidas à noite), em qualquer caso, prefira as laranjas, maçãs, morangos, abacaxi e pera.

As proteínas não devem faltar no seu jantar

Para o jantar privilegie os alimentos ricos em proteínas. Ao ingerir alimentos ricos em proteína, não só promove a perda de peso, como também contribui para um sono relaxante e reparador. Isto porque, durante a noite as proteínas encarregam-se de favorecer a reconstrução e recuperação da massa muscular e de sintetizar hormonas para prevenir o envelhecimento. Além disso, se ao jantar não ingere proteínas suficientes pode vir a ter problemas de sono e diminuição do metabolismo, o que faz aumentar a dificuldade para perder peso.

Opções saudáveis para um jantar leve

Um jantar leve não é sinónimo de desequilibrado, pelo contrário, pode ser completo e nutritivo. Pode ser constituído por:

  • Uma porção de peixe, branco ou azul
  • Carne magra, como frango, peru, cozido, ou grelhado, cozido ao vapor, com 1 colher de sopa de azeite.
  • Como acompanhamento, prefira uma salada com alfaces variadas, tomate, pepino, sementes, rabanete, ou um prato de legumes cozidos ao vapor.
  • Uma sopa de legumes (sem batata e cenoura) é outra opção de jantar leve, coma depois um queijo fresco ou 3 fatias de fiambre de peru para fornecer-lhe proteínas.
  • Se não tem vontade de cozinhar coma uma peça de fruta acompanhada de um iogurte natural (sem açúcar) ou queijo.

Em termos práticos, um jantar leve deve ser baixo em hidratos de carbono e conter proteínas (com pouca gordura), as necessárias, para saciar sem levar ao ganho de peso enquanto dorme.

One Response to “Os benefícios de um jantar leve”

  1. Olá! Queria apenas que já sigo há algum tempo este blog e devo dizer que é dos melhores que já li até hoje. Ajudou-me bastante a entrar nesta onde saudável e só tenho tido bons resultados até agora.

Faça um comentário