Como calcular os pontos dos alimentos?

Saber calcular os pontos dos alimentos é fundamental para quem está a seguir a dieta dos pontos. Nesta dieta não se conta calorias, mas sim pontos. Porque esta dieta transforma as calorias, a gordura e a fibra dos alimentos, em pontos.

A dieta dos pontos tem uma fórmula própria para calcular os pontos dos alimentos. Aqui vai ficar a saber como é que isso é feito? Há três maneiras:

  • a calculadora de pontos
  • a fórmula matemática (abordada neste artigo)
  • o método dos dedos (a maneira mais fácil de contar pontos, também abordada neste artigo)

Calcular os pontos dos alimentos?

Maneiras de calcular os pontos dos alimentos

A dieta dos pontos também conhecida como o Método Vigilantes do Peso tem a tabela completa de alimentos e pontos. Desta maneira a pessoa não tem que fazer cálculos. No entanto, convém também saber as formas existentes para calcular os pontos dos alimentos.

Qualquer maneira que utilize para calcular os pontos deve primeiro ler os rótulos dos alimentos que compra, para poder saber quantas calorias e gramas de gordura e fibra existem nesse produto, ou numa determinada quantidade.

Fórmula matemática para calcular os pontos dos alimentos:

Com esta fórmula ficamos a saber quantos pontos tem um alimento:

Pontos = (Calorias/50) + (gordura/12) – (fibra (R,4)/5)

O primeiro que deve fazer é ver no rótulo nutricional do alimento quantas calorias, gorduras (lípidos) e fibras contém esse alimento. Depois é fazer contas usando a fórmula.

Fibra (R, 4) significa que, do valor total em gramas de fibra que contenha o alimento, só serão usadas apenas as primeiras 4 gramas. Se o alimento tem menos de 4 gramas de fibra são usadas as gramas reais (R/5) e se tiver mais de quatro deve ser restado quatro (4/5).

Quando não tem uma calculadora disponível, ou possa ter alguma dificuldade em usar a fórmula para calcular os pontos dos alimentos, felizmente existe um método fácil e prático para saber quantos pontos tem um determinado alimento. É, particularmente útil, quando estamos no supermercado ou fora de casa e não temos calculadora – é o método dos dedos

 Método para calcular os pontos com os dedos

Primeiro devemos saber que :

50 calorias = 1 ponto (50 calorias é igual a 1 ponto)

12 g de gordura = 1 ponto (12 gramas de gordura é igual a 1 ponto)

Em relação à fibra – se o alimento tem 4 gramas ou mais: diminuímos 1 ponto. Se tem 2 ó 3 g diminuímos meio ponto. E se tem menos de 2 gramas, não diminuímos nada (como pode ver a fibra diminui em vez de somar, o que é bom!).

Como aplicar o método dos dedos?

Sendo assim tomamos como exemplo um alimento que tem 260 calorias; 48 g de gordura e 6 g de fibra.

  1. Contamos os dedos de 50 em 50 calorias (lembre-se que 50 calorias é 1 ponto) e paramos ao chegar ao valor 260 (arredonda-se a 250), assim: 50, 100, 150, 200, 250 que são 5 dedos ou seja 5 pontos (5 pontos = 5 dedos). Desta maneira já temos os pontos das calorias.
  2. Depois conte as gramas de gordura de 12 em 12 (lembre-se que cada 12 gramas de gordura equivale a 1 ponto, ou seja um dedo) até chegar a 48, assim: 12, 24, 36, 48  e pare no dedo correspondente, neste caso 4 dedos, ou seja 4 pontos (4 dedos = 4 pontos). Os pontos que contou representam a gordura. Somamos os pontos das calorias e da gordura (5 +4 = 9) e obtemos 9 pontos.
  3. A fibra não soma, pelo contrário, diminui. Se o alimento ultrapassa as 4 g de fibra devemos diminuir 1 ponto. Se o alimento tem apenas 2 ou 3 g de fibra diminuímos 0,5 pontos. Se o alimento tem menos de 2 g de fibra não diminuímos nada. Neste caso o alimento do exemplo tem 6 g de fibra, o que quer dizer, que diminuímos 1 ponto. Aos 9 pontos, que já tínhamos, restamos 1 e obtemos 8 pontos.
  4. Conclusão: o alimento deste exemplo tem 8 pontos.

Exemplo prático do método dos dedos

Os bolinhos Fruta e Fibra All-Bran da Kellogg’s – um snack delicioso e perfeito entre horas

No rótulo nutricional veja quantas calorias, gordura (lípidos) e fibra contém. Ao ler o rótulo verificamos que um bolinho de 40 gramas contém 153 calorias, 5 g de gordura e 3,5 g de fibra. Agora vamos transformar tudo isto em pontos!

  1. Conte os dedos de 50 em 50 e pare até chegar a 153 (50, 50, 150), contou 3 dedos, ou seja 3 pontos (3 dedos = 3 pontos).
  2. Como só tem 5 g de gordura e, necessitamos 12 g para 1 ponto, mas como tem quase a metade contamos meio ponto (0,5). Sendo assim, calorias e gordura somados dão 3,5 pontos (3 +0,5 = 3,5 pontos).
  3. Como o teor em fibra é de 3,5 g, isto permite diminuir meio ponto, 3,5 – 0,5 =3 pontos. Conclusão: o bolinho fruta e fibra All-Bran tem 3 pontos

Outro exemplo de contar pontos com os dedos

Uma bola de Berlim – Quantos pontos tem?

1 bola tem 235 kcal, 15,17 de gordura e 0,5 g de fibra.

Faz-se as contas:

235 kcal: 50-100- 50–200-250 (5 dedos = 5 pontos)

15,17 g de gordura: 12 (1 dedo = 1 ponto)

Fibra: como a bola tem menos de 2 g de fibra não diminuímos nada.

Conclusão: uma bola de Berlim tem 6 pontos

As contas permitem o arredondamento para o número inferior ou superior mais próximo. O método de contar pontos pelos dedos pode não ser 100 % exato, porque pode haver sempre uma pequena margem de erro, mas num momento pontual, é bastante útil. Se utilizar este método no supermercado, evitará trazer para casa alimentos tentadores.

Qualquer que seja a forma que decida utilizar para calcular os pontos dos alimentos, pode sempre surgir alguma dificuldade. Sendo assim o melhor será consultar a tabela completa de alimentos da dieta dos pontos. Desta forma não tem que fazer cálculos.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Faça um comentário